Transtornos do Neurodesenvolvimento

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Transcrição da apresentação:

Transtornos do Neurodesenvolvimento

Transtornos do Neurodesenvolvimento Condições que iniciam na infância e tem impacto importante no funcionamento social e cognitivo, envolvendo déficits sérios na interação social e nas habilidades de comunicação, bem como comportamento, interesses e atividades bizarros (Whitbourne & Halgin, 2015).

Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) Diagnóstico usado para caracterizar indivíduos que têm déficits intelectuais e adaptativos que se tornaram evidentes pela primeira vez quando eles eram crianças.

Deficiência Intelectual (Transtorno do Desenvolvimento Intelectual) Deve satisfazer condições que se enquadrem em três conjuntos de critérios: Déficits nas habilidades intelectuais gerais; Prejuízos no funcionamento adaptativos, relativo à idade e ao grupo cultural; Idade de início – o transtorno deve começar antes dos 18 anos.

Causas de deficiência intelectual Anormalidades genéticas. Ex: Síndrome de Down, Fenilcetonúria (PKU), Síndrome do X frágil, Síndrome Alcoólica Fetal.

Tratamento de deficiência intelectual As pessoas com deficiência intelectual podem se beneficiar da intervenção precoce que visa fornecer treinamento em coordenação motora, uso da linguagem e habilidades sociais. Inclusão.

Transtorno de Espectro Autista Transtorno do neurodesenvolvimento que envolve prejuízos na esfera da comunicação social e o desempenho de comportamentos restritos e repetitivos (Whitbourne & Halgin, 2015).

Teorias e Tratamentos do Transtorno do Espectro Autista Evidências apontam para padrões de herança familiar, apoiando a teoria de que o transtorno tenha causas biológicas. Tratamento LOVAAS: baseia-se nos princípios do comportamento operante. Os aspectos comportamentais da intervenção consistiam em ignorar os comportamentos agressivos e autoestimulantes das crianças, usando suspensões quando eram disruptivas, e dando-lhes atenção positiva apenas quando tinham comportamentos socialmente adequados, além de usar modelagem para aumentar o desempenho dos comportamentos-alvo. Como último recurso, quando as crianças apresentavam comportamento indesejado, recebiam um sonoro “não” ou um tapa na coxa.

Síndrome de Rett Uma condição na qual a criança se desenvolve normalmente até os 4 anos de idade e, então, começa a apresentar prejuízos neurológicos e cognitivos, incluindo desaceleração do crescimento da cabeça e alguns dos sintomas de transtorno do espectro autista.

Síndrome de Asperger Termo usado anteriormente para descrever indivíduos com transtorno do espectro autista de alto funcionamento. Indivíduos tendem a ter prejuízos menos graves e mais focalizados. No DSM-5, o diagnóstico de transtorno de Asperger foi removido, e os indivíduos com esses sintomas são diagnosticados com transtorno do espectro autista.

Transtornos da aprendizagem e da comunicação Transtorno específico da aprendizagem: atraso ou déficit em uma habilidade acadêmica que é evidente quando a realização e as habilidades de um indivíduo estão substancialmente abaixo do que seria esperado para outros de idade, educação e nível de inteligência comparáveis.

Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na matemática: transtorno da aprendizagem no qual o indivíduo tem dificuldade com tarefas e conceitos matemáticos. Discalculia: padrão de dificuldades no sentido numérico, na capacidade de aprender fatos matemáticos e de realizar cálculos corretos.

Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na expressão escrita: transtorno da aprendizagem na qual a escrita do indivíduo é caracterizada por soletração pobre, erros gramaticais e de pontuação e desorganização de parágrafos. Transtorno específico da aprendizagem com prejuízo na leitura (dislexia): transtorno da aprendizagem no qual o indivíduo omite, distorce ou substitui palavras quando lê e o faz de uma forma lenta e hesitante.

Transtornos da Comunicação Condições que envolvem prejuízo na linguagem, na fala e na comunicação.

Transtorno da Linguagem Transtorno da comunicação caracterizado por ter um vocabulário limitado e deficiente, falar em sentenças curtas com estruturas gramaticais simplificadas, omitir palavras ou frases fundamentais ou juntar palavras em ordem peculiar.

Transtorno do som da fala Transtorno da comunicação no qual o indivíduo articula mal, substitui ou omite sons da fala.

Transtorno da fluência de início na infância Transtorno da comunicação também conhecido como tartamudez, ou gagueira, que envolve um distúrbio na fluência e padronização normal da fala. É caracterizado por verbalizações como repetições ou prolongamentos de sons, palavras quebradas, bloqueios de sons, substituições de palavras para evitar termos problemáticos ou palavras expressas com excesso de tensão.

Transtorno da comunicação social (pragmática) Transtorno envolvendo déficits no uso social de comunicação verbal e não verbal.

Transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade (TDAH) Transtorno do neurodesenvolvimento envolvendo um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade.

Transtornos Motores Transtornos do desenvolvimento da coordenação: transtorno motor caracterizado por prejuízo marcante no desenvolvimento da coordenação motora. Transtorno de tique: movimento ou vocalização involuntários recorrentes e rápidos.

Transtornos Motores Transtorno de Tourette: transtorno envolvendo uma combinação de movimentos e tiques vocais crônicos. Transtorno do movimento estereotipado: transtorno no qual o indivíduo repete voluntariamente comportamentos não funcionais, tais como se balançar ou bater a cabeça, que podem ser prejudiciais a seu bem-estar físico.