Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios

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Transcrição da apresentação:

Inovação de Valor = menores custos + maiores benefícios Valor para o cliente Diferente dos paradigmas do passado, em que era preciso escolher entre reduzir custos ou aumentar os benefícios para os clientes, a inovação de valor é aquela que atende a ambos critérios simultaneamente. E a estratégia do oceano azul propõe esse caminho para a inovação. Há uma edição de 2015, ampliada do livro, com uma capa diferente, mas com o mesmo título e publicada pela mesma editora. Kim e Mauborgne, 2005.

Inovação de Valor Por proporcionar ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo... Torna a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados. A essência desta metodologia é tirar o foco da competição, onde está o oceano vermelho, e identificar espaços que possam ser oceanos azuis. Nesta parte o professor pode fazer um paralelo sobre o modelo de Porter de trade-off estratégia de diferenciação x estratégia de custo presente no livro Estratégia Competitiva, escrito originalmente em inglês em 1980, que teve sua primeira tradução no Brasil em 1986, pela editora Campus, e é usado até hoje em cursos de administração (PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus, 2005).

Oceano Vermelho X Oceano Azul Compete em um mercado já existente Foco em destruir a competição Explora uma demanda já existente Aplica o trade-off de Valor versus Custo Alinha toda as atividades da empresa na estratégia de diferenciação OU de baixo custo Cria um novo espaço de mercado Torna a competição irrelevante Cria e captura uma nova demanda Quebra o trade-off de Valor versus Custo Alinha toda as atividades da empresa na estratégia de diferenciação E de baixo custo Principais diferenças entre as duas perspectivas: a do Oceano Vermelho e a do Azul. A PERSPECTIVA É DE “DEFENDER A POSIÇÃO CONSQUISTADA” A PERSPECTIVA É DE “INOVAR E PERSEGUIR NOVAS OPORTUNIDADES”

Inovação de Valor “Ao invés de focar em destruir a concorrência, torne-a irrelevante, oferecendo um salto de valor e criando uma nova demanda de mercado.”

Matriz de Avaliação de Valor Modelo das 4 ações Reduzir Quais atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Para criar um Oceano Azul: Reinvenção do conceito Inovação e agregação de valor Criação de novo nicho de mercado Atração de público ainda não usuário Eliminar o que é ruim Manter o que é essencial Acrescentar características interessantes para agregar valor Novo Mercado: Foco bem definido, além de Singularidade e mensagem consistentes Eliminar Quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Nova Curva de Valor Criar Quais atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados? Este modelo é um dos pilares da metodologia. Ele sugere que ao se analisar um mercado, identificando seus principais representantes, seja aplicado este modelo de 4 ações para se encontrar uma nova curva de valor. Elevar Quais atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Fonte: Kim e Mauborgne, 2005, p. 29.

Como Inovar no mercado de Circos? Dinâmica de Grupo Como Inovar no mercado de Circos? Estimular os alunos em grupos a sugerir mudanças, novidades etc., utilizando o Modelo de 4 ações. O que reduzir ou eliminar? O que criar ou elevar? 30 minutos.

Inovação de Valor Apresentação do Case do Cirque du Solei a partir da metodologia do Oceano Azul.

DESAFIOS OPORTUNIDADES Diminuição de público Espetáculos Temáticos Uso de Animais Novo público Aumento de Custos Estes foram os principal fatores observados no mercado de circos e de espetáculos (como os shows da Broadway). Na área vermelha, os maiores problemas que os circos tradicionais enfrentavam. Os principais desafios do mercado. E na parte azul, algumas das oportunidades. Diminuição de Custos Artistas famosos Melhor infraestrutura Concorrentes

Inovação de Valor O Cirque du Solei não apenas mudou um mercado. Ele criou um novo mercado. Juntou o que havia de melhor dos circos tradicionais e dos espetáculos da Broadway dos Estados Unidos. Eliminou de ambos o que não trazia valor para os clientes ou gerava altos custos.

Cirque Du Soleil: 4 ações ELIMINAR ELEVAR Astros circenses Espetáculos com animais Descontos para grupos Vários picadeiros Picadeiro único REDUZIR CRIAR Diversão e humor Vibração e perigo Tema Ambiente refinado Várias produções Músicas e danças artísticas Fatores identificados no modelo de 4 ações no mercado de circos e espetáculos. A partir deste modelo a Curva de Valor do Cirque do Solei será montada (na aula seguinte).

Bibliografia Complementar: KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A Estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Campus, 2005.