POPULAÇÃO E POVO População Povo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
Advertisements

Unidade 2 - Direito Constitucional
Os elementos constitutivos do Estado
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
Conceitos Geográficos
Direito Internacional Domínio Público Internacional
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Profº Carmênio Barroso
DIREITO DO MAR.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” DALAI LAMA.
IV Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade LUCIANO MEDEIROS DE.
Profa. Daniele Moura. O aluno deverá ser capaz de: 1 - entender como se deu historicamente a formação do Estado Moderno a partir da Paz de Vestefália;
AUTONOMIA DO DIREITO AMBIENTAL Princípios Próprios; Assento Constitucional; Legislação Infraconstitucional; Tratamento Acadêmico.
Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
Preparatório Concurso ANS Direito Constitucional.
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
LICENCIATURA EM CIENCIA POLITICA
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
CIÊNCIA POLÍTICA PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes AULA 4 A ORIGEM DO ESTADO: PRINCIPAIS LINHAS TEÓRICAS (2ª PARTE)
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
Direito da Infância e da Adolescência
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES
Rússia e a CEI.
Nacionalidade Prof. ª Bruna Vieira.
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Componente curricular: Noções de Direito Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz Cel. (75)
CURSO ATM005 CONTROLADOR DE TRÁFEGO AÉREO. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Enunciar a estrutura e finalidade da OACI (Cn); Descrever a legislação da OACI (Cn).
Responsabilidade Internacional dos Estados
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
NORMA JURÍDICA COMPARAÇÃO ENTRE A NORMA JURÍDICA E AS DEMAIS NORMAS SOCIAIS Profa. Dra. Helane Cabral.
O que é Território: Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.
Direitos Fundamentais
Filosofia & Ética Humanista
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Estado, Nação e Governo Nação: Estado: Governo:
séculos XII / XIII –um país emergente – aspectos estruturais
Mídia Plural, Alicerce da Democracia WALTER VIEIRA CENEVIVA Presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa da OAB/SP.
O Direito e Estado Baseado nos Escritos de Norberto Bobbio sobre o Pensamento de Emanuel Kant.
CIÊNCIA POLÍTICA AULA 5 - A Configuração do Estado Moderno e o Território como elemento essencial do Estado PROF. Doutor Guilherme Sandoval Góes.
Tratado de Extradição Brasil e MERCOSUL Direito Internacional Públic.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Jurisdição Profa. Lucélia Sena.
Revolução americana - da independência à construção do império
Preparatório EsPCEx História Geral
Direitos humanos dos povos indígenas
Dinâmica inaugural – TGE I - Resultados
Prof. Arthur Trigueiros
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Estados vem do latim status: modo de estar, situação, condição; são entidades soberanas com estrutura e organização política próprias, um território e.
CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO Georgenor de Sousa Franco Filho.
Marcelo Leonardo Tavares
Demetrius Cesário Pereira
Preparatório EsPCEx História Geral
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
ESTADO: FORMA ESPECÍFICA
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
Estrutura Administrativa
1) Centralização política: figura pessoal do monarca
Migrações internacionais
Internacionalização dos Direitos Humanos
Transcrição da apresentação:

POPULAÇÃO E POVO População Povo Pessoas presentes no território do Estado, num determinado momento. Povo Vínculo do indivíduo ao Estado através da nacionalidade ou cidadania.

Povo a) Conceito Político b) Conceito Jurídico É a parcela da população capaz de participar, através das eleições do processo democrático. b) Conceito Jurídico Pessoas vinculadas de forma institucional e estável a um ordenamento jurídico. Direitos e obrigações referentes ao exercício da cidadania Determina à cidadania: jus sanguinis e jus soli

c) Conceito Sociológico Continuidade do elemento humano, projetado historicamente no decurso de várias gerações e dotado de valores e aspirações comuns. Nato e Naturalizado Art. 12, § 1° da Constituição Federal Direitos fundamentais e os estrangeiros e apátridas

Nação É uma sociedade natural isoladamente de homens, com unidade de território, costumes e língua, estruturados numa comunhão de vida e consciência social. Mancini Não se deve tomar isoladamente alguns elementos formadores do conceito de Nação, como: Raça, Religião e Língua.

TERRITÓRIO Território é o espaço no qual o Estado exercita seu poder de Império. O que faz parte do Território? Terra firme, o subsolo, as águas superficiais, o mar territorial, a plataforma continental e o espaço aéreo.

Mar Territorial Extensão e largura (cálculo) – linha de baixa maré Fixação ao longo da história: Limite visual Critério defensivo Convenções internacionais Definição arbitrária Proteção e Exploração BR permite passagem inocente

Plataforma Continental Uso oficial da expressão (Truman – 1945 – Presidente EUA) Conceito Leito do mar e o subsolo das regiões submarinas contíguas às costas, situadas fora da zona do mar territorial, até uma profundidade de 200 metros. ONU – jurisdição limitada BR – plataforma continental Soberania – 200 milhas – Decreto 28.840/50

Espaço Aéreo Critérios defensivos (primórdios) Convenção de Paris (1919) Soberania do espaço aéreo Necessidade regulamentar – navegação extra-atmosférica Conferência de Chicago (1944) – liberdade de vôo/ trânsito inofensivo de aeronaves civis Exceções: áreas interditadas (local fortificações militares) Direito astronáutico

Exceções ao Poder de Império do Estado A) Extraterritorialidade Ex.: Navios de Guerra B) Imunidade Ex.: Diplomatas

SOBERANIA Enfoque: Externo – ordem internacional Interno – predomínio que o ordenamento estatal exerce num certo território e numa determinada população Limites e negação da soberania Soberania é um Poder “Absoluto” e “Perpétuo”.

Soberania Concepções A) Poder do Estado B) Qualidade do Estado A) Política Poder incontrastável de querer coercitivamente e de fixar as competências. B) Jurídica Poder de decidir em última instância sobre a atributividade das normas.

Características A) Una B) Indivisível C) Inalienável D) Imprescritível E) Originário F) Exclusivo G) Incondicionado H) Coativo Teoria da Autolimitação do Estado

Teorias Justificadoras do Poder Soberano A) Teorias Teocráticas – Poder vem de Deus B)Teorias Democráticas – Origina do Povo O Poder Soberano se exerce sobre os indivíduos dentro do território do Estado. Igualdade jurídica entre Estados Violação da Soberania

LEGALIDADE E LEGITIMIDADE Princípio da Legalidade Observância das leis Nascimento do Princípio da Legalidade Rupturas violentas da ordem legal vigente

Princípio da Legitimidade Manifestação do consentimento e da obediência Legitimidade (problemas): A) Obediência ao Poder Político B) Todo Governo é legal e legítimo ao mesmo tempo