Identificar pareceres Perguntar e refletir

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e prática da argumentação
Advertisements

O QUE É FILOSOFIA ?.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Criatividade e Inovação nas organizações de Trabalho Narbal Silva
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
COMO FAZER MAPAS MENTAIS. Como fazer mapas mentais? Material Folha A4 O melhor mapa mental para se aprender é o que é feito a mão, o material que uso.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Método de comunicação.
A INTEIREZA DA VIDA Letícia Thompson Use o mouse para avançar.
PEAD Ludicidade e Educação
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
METODOLOGIA DE PESQUISA AULA 2 PROF. PATRÍCIA BUENO DAS NEVES
  TUDO PASSA....
Cinco Atitudes do Líder exemplar
Método Indutivo de Estudo da Bíblia
Eterno.
Introdução a Educação a Distância
Objetivo da disciplina
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
Iniciando uma mudança de dentro para fora
INÁCIO SANTO (Luisinho Vieira GRUPO OPA Sudeste 07/2005)
Texto de :: Flávio Gikovate
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
TREINAMENTO TELEATENDIMENTO Marketing Pessoal Profa. Aurea Cardoso.
A escola como formadora do sujeito
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Escolha na árvore uma mensagem para você e clique sobre ela!
Experiência de Deus. Maria, geradora de vida
Rosemeire Gimenez Ogassawara
Conhecimentos Habilidades Atitudes
PRA SABER POR ONDE VOU PRECISO PERCEBER VOCÊ SUA PAZ E SUA VOZ PRECISAM ME ALCANÇAR PRA SABER; QUAL RUMO É O MELHOR PRECISO LHE ENCONTRAR MEU QUERER SE.
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Fotos: TUDO BRANCO Texto: FELICIDADE.
MARKETING III A5 – PESQUISA DE MERCADO III.
Carlos Drummond de Andrade
Currículos e Programas
ESCOLHAS SÃO NECESSÁRIAS
“ Parte de Nós ”.
  TUDO PASSA....
Cinco Atitudes do Líder exemplar
SUGESTÕES.
SUGESTÕES.
7-dez-18 07:22:31 Aprendiz da vida.
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
Carlos Drummond de Andrade
Linguagem e Comunicação
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
SUGESTÕES.
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
Sobre um barco há 26 carneiros e 10 cabras. Qual é a idade do capitão?
SUGESTÕES.
Mini Curso 24: Formação e Educação Permanente
Parte de Nós!.
A VIDA EM MOVIMENTO Apresentação Norma Aparecida Silveira de Moraes
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Somos seres Bio Psico Sociais
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
“ Parte de Nós ”.
PARTE DE NÓS Oswaldo Montenegro Formatação:VAL RUAS.
Transcrição da apresentação:

Identificar pareceres Perguntar e refletir A TÉCNICA DO DIÁLOGO Identificar pareceres Perguntar e refletir

Como descreveria essa tela?

Identificar Pareceres O que são pareceres? Os pareceres são coisas que dão por assentados o que se pensa que é de uma determinada maneira. E identificar pareceres? É reconhecer o que pensamos que seja de uma determinada maneira.

Reflexão E essa identificação é verdadeira, é única ou é apenas um conhecimento superficial? As minhas convicções são as verdadeiras? O que penso é o tem que prevalecer? Sou eu o dono(a) da verdade?

Asseverações Isto é assim Sim... mas... Isso é impossível de fazer Você está louco? Jamais se poderia ter tal idéia? Não, não, eu não o vejo assim porque...

Emitir juízos mentais como estes Não sei no que vai dar tudo isto... Para quê lhe dizer... já sei o que vai me responder. Isso não funciona.

Efeito Isso tudo demonstra falta de paciência, cria um ambiente de antipatia ou de medo dos demais em se comunicarem com a pessoa Todas as asseverações são ferramentas que posso usar para descobrir os pareceres que se escondem em mim...

Zangar-se por uma resposta contrária ou diferente da própria. Fechar-se nas nossas convicções às vezes nos faz chocar-se com novos pareceres e até termos reações fortes por descobrir que não somos detentores de verdades. Quem é detentor de verdades não é livre.

Um sentimento de desconformidade ou temor Isto acontece quando há um resultado não esperado ou um desconforto no outro. Outras, a sua convicção não é aprovada. Cria-se um complexo de sentimentos que muitas vezes se não somos livres podemos não querer mais participar de nenhum grupo ou emitir opiniões.

Um enunciado que parece conduzir a uma conclusão sem estar sustentado por dados. A clareza dos enunciados, faz a melhor compreensão do mesmo. Compreender algo depende do conteúdo lógico da comunicação. Se faltar dados a comunicação terá interpretações variadas.

Outro exercício Muitos são os exercícios que podemos exercer para identificar nossos pareceres. Até lembrarmos de alguma interação que participamos e não desenvolvemos o exercício como devia.

Suspender pareceres Para que não tenhamos tantos conflitos, para que não continuemos a identificar o que somos com as nossas percepções é necessário que aprendamos a identificar e suspender nossos pareceres. A partir daí,estaremos numa posição de escolha a respeito de nossas ações e ao nosso entorno. Aprender a nos conhecer a nós mesmos e o mundo que nos rodeia dá nos uma oportunidade maior de discernimento.

Escutar opiniões e não reagir é um grande esforço Escutar opiniões e não reagir é um grande esforço. No entanto é o princípio do aprendizado para suspender pareceres e aprender a escutar. Os pareceres não podem ser suspensos por milagre. É preciso fazer um trabalho consciente.

O equilíbrio nas interações se dá quando cada um de nós vê as perspectivas dos demais como uma contribuição, quando deixa de considerar as opiniões que diferem das próprias como um ataque pessoal.

Perguntar e Refletir Precisamos saber perguntar. O início do diálogo é a pergunta. Perguntar e refletir nos conduz a investigação e formar uma espiral ascendente rumo ao melhor entendimento, criatividade e desenvolvimento num sentido compartilhado.

As perguntas abertas ajudam a criar maior possibilidades de respostas. As perguntas inteligentes trazem mais conforto no grupo evitando ironias. As pausas, os espaços entre uma reflexão e as respostas também ajudam a enriquecer o grupo.

Se realmente aprendêssemos a dialogar encontraríamos enfim a paz que tanto almejamos. Escutar,refletir,perguntar e compreender, são ferramentas indispensáveis na arte de viver.