LÓGICA FUZZI Prof. Dr. João Luiz Moreira Coutinho Azevedo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histórico da Pesquisa  Desenvolvimentos no CSG do DCA-FEEC-UNICAMP  Estudos exploratórios na área de sistemas inteligentes  Relação entre semiótica.
Advertisements

Reconhecimento de Padrões Métodos Sintático e Estrutural Disciplina: Tópicos em Inteligência Artificial Prof. Josué Castro.
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste em determinar um objeto de estudo e.
Probabilidade e Estatística Aplicadas à Contabilidade I Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes 1.
DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE DISPERSÃO ADVECTIVA, DE NATUREZA FUZZY, PARA ESTUDAR COMPORTAMENTO DE CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO EM RIOS NATURAIS AUTORES Sílvia.
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.
Amintas engenharia.
Algoritmos e Programação utilizando Visualg
O que é Estatística? Introdução ao CEQ
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À CIÊNCIA AMBIENTAL Prof. Herondino dos Santos Filho.
Escola Quantitativa Teoria Matemática.
ESTATÍSTICA AULA 03 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Simulação de Monte Carlo
Estatística: Aplicação ao Sensoriamento Remoto SER ANO 2017 Inferência Estatística Camilo Daleles Rennó
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Prof. Gerson Pastre de Oliveira
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Introdução OO.
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
ANÁLISE FATORIAL.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
METODOLOGIA DA PESQUISA
DIFERENÇAS ENTRE PESQUISAS POR AMOSTRAGEM E POPULAÇÃO AULA 2
SOBRE O PODER DOS MODELOS
Sistemas de Controle III N8SC3
CINEMETRIA.
Lógica aristotélica.
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Introdução e Coleta de Dados
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
CÁLCULOS ESTATÍSTICOS - CE
Planejamento da Pesquisa – Marconi e Lakatos – cap 8
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Introdução à Lógica Nebulosa
Profª. MSc. Débora Valim Sinay Neves
Aula 3:Conceitos de Lógica digital
Matemática IV Prof. Dani Prestini.
O que é Simulação? Capítulo 1 Páginas 3-23 Prof. Afonso C Medina
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
1 Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos 3.9. Gráfico de Fluxo de Sinais Linearização de Modelos Prof. André Marcato Livro Texto: Engenharia.
Aula 2 Modelagem Econômica
Melissa Figueira Fagundes
Estatística: Conceitos Básicos
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
O que você deve saber sobre
FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA
A PESQUISA QUALITATIVA
Profa. Dra. Andreia Adami
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
CORRELAÇÃO Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro CPGA-Solos
Modelagem Matemática de Sistemas Dinâmicos. 3. 9
Conhecimento e Pesquisa
Aula 2 Modelagem Econômica
Áreas da Filosofia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Estatística
Teoria da produção PROF: RICARDO CHAVEIRO ALVES. A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO PARA UM PRODUTO OU SERVIÇO  A função de produção é uma relação puramente técnica.
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE REGRESSÃO APLICADA À ENGENHARIA FLORESTAL
O Significado de Pesquisar
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Transcrição da apresentação:

LÓGICA FUZZI Prof. Dr. João Luiz Moreira Coutinho Azevedo Livre-Docente do Departamento de Cirurgia da UNIFESP

A LÓGICA FUZZY se aplica adequadamente no campo biológico, onde a disparidade observada pode ser atribuída simplesmente à variação individual normal que sempre ocorre no seio das populações das espécies.

Além disso, as características únicas dos seres vivos não se devem meramente à sua composição físico-química e sim à sua organização. Neles, o todo é mais que a soma das partes.

Por isso, as explicações físico-químicas, regidas por leis e passíveis de serem tratadas pela matemática, de per si não conseguem esclarecer e prever com exatidão os fenômenos biológicos.

Ao se constituírem de conceitos e narrativas históricas, as ciências da vida diferem fundamentalmente das ciências exatas, como a física.

Como método alternativo ou complementar para tratar dados biológicos, existe a abordagem baseada na teoria da lógica dos conjuntos difusos ou nebulosos (fuzzy), que permite a formulação de raciocínio com dados imprecisos, incertos, vagos ou verdades parciais, permitindo a simulação do raciocínio humano nas tomadas de decisões.

Sua utilização é crescente na modelagem de programas “inteligentes” que podem trabalhar com índices qualitativos e quantitativos para as tomadas de decisão no campo da biomedicina.

A lógica difusa permite a conjugação de todas as variáveis envolvidas em uma observação, de forma simultânea, diferentemente da análise cartesiana que pareia duas variáveis por vez, buscando suas correlações.

Diferentemente da lógica aristotélica ou booleana, a lógica nebulosa admite graus variados de pertinência entre o verdadeiro e o falso, ou entre o sim e o não, dos elementos avaliados em relação a conjuntos qualitativamente determinados, e constrói relações entre as diversas variáveis utilizadas na caracterização das pertinências, utilizando-se de conectivo não cartesiano.

Mediante estudo dos conjuntos de regras SE ENTÃO na composição destas variáveis (SE P1 é Y1 e P2 é Y2 e P3 é Y3 e...Pn é Yn, ENTÃO C é W), pode-se mapear como as variáveis são utilizadas nas tomadas de decisão ou como se constituem na produção ou modulação de um fenômeno.

Relacionando-as a universos de discurso que são particionados por termos lingüísticos, pode-se representar, através de gráficos, os diferentes graus de pertinência de um elemento a um estado ou qualidade.

A utilização da teoria dos conjuntos nebulosos (fuzzy) em mapeamento tanto na construção de sistemas de suporte de decisão (algoritmos), modelagem e/ou controladores, parece ser mais adequado dentro do campo das ciências da vida, podendo complementar ou mesmo ser utilizado independente de análises estatísticas inferenciais.

A lógica “fuzzy” é, assim, uma alternativa para lidar com comportamentos dinâmicos que não podem ser descritos pelos métodos de modelagem convencional, seja devido à falta de um conhecimento preciso e formal sobre o sistema, seja por causa do comportamento não-linear das variáveis.