Trabalho de Conclusão de Curso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Orientadora: Ana Luiza Cerdótes
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhora da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
e/ou diabetes mellitus na UBS Raimundo Hozanan, Macapá/AP
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5 Trabalho de Conclusão de Curso MELHORIA DA ATENÇÃO AOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA E/OU DIABETES MELLITUS DA UBS PEDRO BARROS MONTEIRO, MACAPÁ, AP. Arianna Mercedes Batista Mora Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha Pelotas, 2015

Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) Introdução Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM) Doenças crônicas não transmissíveis => alta mortalidade no mundo; Brasil => principal causa de mortalidade e hospitalizações pelo SUS ; Responsáveis por mais de 50% dos diagnósticos primários dos portadores de insuficiência renal crônica, submetidos à diálise; Quando identificadas precocemente e acompanhadas => minimizam riscos para portadores e custos do SUS com esses usuários.

Macapá 20 UBS 82 equipes de saúde da ESF 8 equipes do NASF População: 437.883 habitantes (IBGE 2014) Área de 6.407 km² Situada ao norte do Rio Amazonas Capital do meio do mundo Serviços de SAÚDE 20 UBS 82 equipes de saúde  da ESF   8 equipes do NASF Atenção hospitalar estadual com 3 centros de atendimento

UBS Pedro Barros Monteiro (3 equipes de saúde ) Equipe 013 População estimada: 2300 usuários (urbana- zona distrital) 1 médica clínica geral, 4 técnicos de enfermagem, 4 ACS. Estamos há 6 meses sem enfermeira.

Ação programática antes da intervenção Não se utilizava protocolos; Atrasos em consulta; Poucos avaliados em seus riscos cardiovasculares; Não havia registro em ficha-espelho; Não havia arquivo específico. HAS 167 DM 37

Objetivo Geral Melhorar a atenção aos portadores de hipertensão arterial sistêmica e diabetes Mellitus da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP.

Objetivos Específicos Ampliar a cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos ; Melhorar a qualidade da atenção aos hipertensos e diabéticos; Melhorar a adesão de hipertensos e diabéticos; Melhorar o registro das informações dos hipertensos e diabéticos; Mapear hipertensos e  diabéticos de risco para doença cardiovascular; Promover a saúde de hipertensos e diabéticos;

Metodologia/ Logística Intervenção realizada em 12 semanas; Ações em quatro eixos temáticos:monitoramento e avaliação; organização e gestão do serviço, engajamento público e qualificação da prática clínica; Baseadas nos Cadernos da Atenção Básica nº 36 e nº 37 (2013); Registro em ficha-espelho e planilha eletrônica de coleta de dados; Arquivo específico (microáreas) para portadores de HAS e de DM.

Objetivos , Metas e Resultados

Ampliar a cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos Ampliar para 70% o cadastro dos hipertensos da área de abrangência da UBS Pedro Barros Monteiro; mês 1- 61 mês 2- +40 = 101 mês 3- +59 = 160 Gráfico de cobertura do programa de atenção ao hipertenso na unidade de saúde da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final

Ampliar a cobertura da atenção aos hipertensos e diabéticos Ampliar para 70% o cadastro dos diabéticos da área de abrangência da UBS Pedro Barros Monteiro; 63 30 mês 1- 19 mês 2- +11 = 30 mês 3- +33 = 63 19 Gráfico de cobertura do programa de atenção ao diabético na unidade de saúde da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final

Melhorar a qualidade da atenção aos hipertensos e diabéticos Realizar exame clínico apropriado em 100% dos hipertensos; Realizar exame clínico apropriado em 100% dos diabéticos.

Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos Garantir a 100 % dos diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Garantir a 100 % dos hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo; 10 30 +17 Gráfico da proporção de portadores de DM com os exames complementares em dia de acordo com o protocolo da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final Gráfico da proporção de portadores de HAS com os exames complementar e sem dia de acordo com o protocolo da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final

Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100 % dos hipertensos cadastrados na unidade de saúde; Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100 % dos diabéticos cadastrados na unidade de saúde. 55 94 18 55 94 152 18 29 62 +11 +58 +11 +33 +39 Gráfico de proporção de portadores de HAS com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final Gráfico de proporção de portadores de DM com prescrição de medicamentos da Farmácia Popular priorizada da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final

Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e diabéticos Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos hipertensos ; Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos diabéticos. 12 15 44 41 65 +29 +3 Figura 18- Gráfico de proporção de portadores de HAS avaliados em sua necessidade de atendimento odontológico da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final Figura 19- Gráfico da proporção de portadores de DM com avaliação da necessidade de atendimento odontológico da UBS Pedro Barros Monteiro, Macapá, AP, 2015. Fonte: Planilha de Coleta de Dados Final

Melhorar a adesão de hipertensos e diabéticos Buscar 100% dos hipertensos e 100% dos diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde, conforme a periodicidade recomendada.

Melhorar o registro das informações dos hipertensos e diabéticos Manter ficha de acompanhamento de 100 % dos hipertensos e dos diabéticos cadastrados na UBS;

Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doença cardiovascular Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% (63) dos diabéticos cadastrados na UBS; Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% (160) dos hipertensos cadastrados na UBS;

Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos hipertensos e diabéticos; Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos hipertensos e diabéticos; Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos hipertensos e diabéticos; Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos hipertensos e diabéticos.

Resumo do que alcançou com a intervenção Discussão Resumo do que alcançou com a intervenção A intervenção, em minha equipe de saúde permitiu alcançar implementações de muita importância na qualidade da atenção dos usuários com HAS e/ou DM. Todos os cadastrados receberam avaliação do risco cardiovascular para estabelecer as prioridades e planejar os retornos às consultas. A equipe foi capacitada com base nos Cadernos da Atenção Básica número 36 e 37, publicados pelo MS em 2013 sobre HAS e DM. Conseguimos melhorar a qualidade da triagem, dos acolhimentos, da organização do serviço, do registro dos usuários. Obtivemos ampliação da cobertura de DM e apesar de não termos alcançado as metas de cobertura para hipertensos, conseguimos identificar e cadastrar muitos deles.

Importância da intervenção para a Equipe Discussão Importância da intervenção para a Equipe A intervenção exigiu que a equipe fosse capacitada para cumprir com as recomendações do MS relativas ao rastreamento, diagnóstico, tratamento e monitoramento dos usuários. Os profissionais conheceram muito melhor suas atribuições e a equipe ficou mais informada de como fazer nosso trabalho. Proporcionado a melhoria no acolhimento, cadastramento e um controle mais adequado dos usuários com HAS e DM. Conseguimos mais organização e as ações postas em prática para a intervenção, acabaram tendo impacto também em outras atividades da equipe. Conseguimos trabalhar como equipe, pela falta de profissionais na equipe, tivemos que nos unir para conseguirmos realizar adequadamente as ações previstas para a intervenção.

Importância da intervenção para o serviço Discussão Importância da intervenção para o serviço A intervenção colaborou com uma melhor organização do serviço em todas as ações como acolhimento, triagem, registros, entre outros aspectos. Os registros e os agendamentos dos portadores de HAS e de DM melhoraram a manutenção desse atendimento e a classificação de riscos destes usuários. Em nossa intervenção observamos que anteriormente as ações de atenção aos usuários HAS e DM eram concentradas só no médico e no decorrer do período constatamos que os atendimentos realizados pela equipe completa proporciona uma atenção a maior número de usuários. Visão de abordagem integral de toda nosso serviço.

Importância da intervenção para a comunidade Discussão Importância da intervenção para a comunidade A comunidade teve acesso ao conhecimento sobre essas doenças e o motivo da priorização do portador com HAS e/ou DM. Os atendimentos foram de muita qualidade e devemos continuar com a sensibilização das pessoas que não conhecem a importância dos atendimentos continuados. Os hipertensos e diabéticos ficaram muito satisfeitos pelos atendimentos proporcionados por nós. Realizamos atividades de promoção de saúde para melhorar o cadastramento e rastreamento destas doenças e os conhecimentos da comunidade. Realizamos a ampliação da cobertura dos portadores de DM, ainda temos muitos portadores de HAS e/ou DM sem cobertura.

Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem Vivência foi muito importante em minha preparação como profissional da saúde; O curso ajudou-me também com a aprendizagem do idioma português; Foram muito importantes as atualizações dos diferentes protocolos do Ministério da Saúde; Os questionários propostos pelo curso foram também muito didáticos, de muita utilidade para conhecer as fragilidades e os pontos fortes de nossa unidade de saúde; Trabalhamos desde o inicio, dando prioridade àquelas ações programáticas identificadas com dificuldades; A orientação para a utilização das fichas-espelho feita pelo curso foi de muita utilidade; Foi muito importante a estreita comunicação com minha orientadora.

MUITO OBRIGADA !