MARKETING DIGITAL PARA NEGÓCIOS DA MODA

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Transcrição da apresentação:

MARKETING DIGITAL PARA NEGÓCIOS DA MODA

Ferramentas “Digitais” de Marketing Sites Corporativos Anúncios online Email Marketing Blogs Redes Sociais Facebook Twitter Youtube … Web 1.0 - Push Web 2.0 - Share

Email

The Psychology of Sharing A motivação para compartilhar é dividida em 5 razões: Levar entretenimento e conteúdo relevante a outras pessoas (motivo altruístico/compartilho informações que acredito serem úteis a outras pessoas) Definir-se perante os outros (a partir do que compartilho mostro aos outros quem sou) Criar empatia (ao compartilhar algo com alguém mostro que essa pessoa é importante para mim) Auto-realização (compartilho para ganhar atenção dos outros) Divulgar uma causa, ideia ou marca em que acreditamos http://nytmarketing.whsites.net/mediakit/pos/

Blogs

A Revolução dos Blogs Jorn Barger, 1997 Deriva da expressão “web log” Surgiram como “diários online”, onde as pessoas compartilhavam opiniões, falavam da sua vida pessoal, viagens, hobbies, etc. (blog pessoal, hoje chamado de ‘blog miguxo’) Evoluíram para um mix de conteúdo informativo e opinativo, com uma pitada de pessoalidade. O mix informação + opinião + interatividade é o que diferencia o blog das mídias tradicionais, que focam na informação “neutra”, sem interatividade.

O que é um Blog?

Regra do 1% (ou Princípio 90-9-1) 1% dos usuário são os “criadores”, que conduzem a maior quantidade das atividades sociais do grupo. Criam novos conteúdos, originam e alimentam discussões e interagem ativamente em todas as atividades. 9% dos usuários são “editores”, i.e, alteram e compartilham conteúdos existentes, contribuem nas discussões, mas raramente criam conteúdo original ou originam atividades. 90% dos usuários são a “audiência”, ou lurkers. Essas pessoas normalmente lêem e observam, mas raramente contribuem ativamente. http://www.90-9-1.com/ O pesquisador Jakob Nielsen denomina este processo de “Participation Inequality“. 27

Perfil Tecnográfico: Comportamento de cada grupo de usuários nas redes sociais http://www.forrester.com/empowered/tool_consumer.html

O fenômeno dos blogs Reverte a lógica produtor x consumidor de informação Qualquer um pode montar um blog na internet, gratuitamente, em menos de 5 minutos, sem nenhum conhecimento técnico prévio. Não existem barreiras de entrada O custo de criação e manutenção é praticamente zero O autor pode ganhar dinheiro com publicidade online O único desafio é conseguir leitores! No Início, a Internet seguia a dinâmica das mídias tradicionais: havia os produtores e os consumidores de informação (1983-1990). Auxiados pelas ferramentas tecnológicas e pela própria facilidade de acesso à informação, os consumidores de informação passam a interagir com os produtores, para opinar, sugerir e criticar (1990-2001). Por fim, “descobrem” que eles mesmos podem produzir informação: surgem os sites pessoais (blogs) (2001 em diante). Os conceitos-chave desse segundo momento da Internet, denominado Web 2.0, são: Sociabilização Colaboração

Crescimento dos Blogs http://technorati.com/state-of-the-blogosphere/

Conteúdo Determinação do mix Tipo de Conteúdo Informação Blog: texto Podcasts: audio Fotolog: fotos Vlog: vídeo Misto Determinação do mix Informação Opinião “Culto à Personalidade” http://www.katelovesme.net/

Diferenças em relação às mídias tradicionais Cada página deve existir “per se” Controle total do usuário A navegação é caótica. Nada garante que o leitor vá acessar o site pela página principal, navegar pelas páginas de categorias, até chegar à página de conteúdo. A informação está sempre “no ar” Não existe separação por edições Diferentes forma de acesso Entrada direta (bookmarks) Sistemas de busca (Google, Yahoo) Referências (links de outros sites) Agregadores de conteúdo (Bloglines, Google Reader) Feedback imediato

Blogs “a partir” da moda Moda e Estilo Público-alvo Consumidor de moda Conteúdo Tendências para a temporada Dicas de como se vestir Dicas de maquiagem Cobertura de Fashion Weeks … Profissionais da Moda Tendências para a próxima estação Estamparia Tecidos, fios, aviamentos Vitrines … Estudantes de Moda História da Moda Sociologia da Moda História do Vestuário História da Arte … Blogs “a partir” da moda A moda, entendida como “o novo na cultura” Consumo Tecnologia Arquitetura Decoração Arte

Videologs “Vlogs” http://www.youtube.com/watch?v=GvwwatSz-_U http://www.youtube.com/watch?v=2Lp7XO6oWCM&playnext=1&list=PL3193827311E61FC4 http://www.youtube.com/watch?v=bHVOxhEpjp0 http://www1.folha.uol.com.br/tec/958052-popularidade-de-vlogueiros-atrai-patrocinadores.shtml

Métricas

Social Media

Redes Sociais Uma rede social é um dispositivo que possibilita a conexão entre pessoas e o desenvolvimento de relacionamentos. Pode ser on (comunidade “virtual”) ou offline (comunidade “real”). Exemplos: Offline: Maçonaria, AmWay, Avon, Alumni Associations, … Online: Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Wikipedia, Flickr, Freelancer …

Problema de Cabelo http://www.booking.com

2010 – A Explosão das Redes Sociais

Redes Sociais http://www.pope2you.net/ Catholic Church in France recruits priests via Facebook http://www.usatoday.com/news/religion/2010-04-30-facebook-priests_N.htm

Redes Sociais Cada pessoa, em média, tem 130 contatos Se 100 clientes endossarem o seu serviço, esta mensagem chegará a 13.000 pessoas Se forem 1.000 “seguidores”, serão 130.000 impactados ...

Perfil dos Brasileiros nas Redes Sociais

Be Likeable!!! Like é o novo link Comunicação direta com os clientes Fan-page Publicações Mural Be Likeable!!! http://www.facebook.com/mundolelis

How to be Likeable Na rede social acontecem “conversas” 50% do tempo fale, 50% do tempo escute Escutou? Responda! Tenha uma proposta de valor para seu cliente Todos falam com todos, mas alguns são mais interessantes que outros!

Ranking Facebook BR http://fbiz.com.br/portfolio/ranking-facebook-br

Anúncios no Facebook Público-alvo País Perfil demográfico Coisas que você curte e interesses Conexões no Facebook http://www.facebook.com/ads/create/

Varejo de Moda no Facebook http://www.facebook.com/RueLaLa http://www.facebook.com/weloveheels http://www.facebook.com/purseblog 41

Love/Hate Pages

Social Crisis!

Google+ Nova rede social do Google Mais de 20 milhões de pessoas cadastradas (?) vs. 750 millhões no Facebook 1 bilhão de itens são compartilhados por dia (No Facebook, são 4 bilhões) Circles é o recurso mais utilizado no Google+ Games e book sharing

Tempo para alcançar 10 mi de Usuários

Google+ no Brasil O Brasil está entre os dez maiores mercados do Google+ 20 milhões de visitantes únicos no dia 19 de julho. Nos Estados Unidos, a audiência passou de 5 milhões de visitantes. O segundo país no ranking é a Índia, e o Brasil ficou com o 6º lugar. (comScore)

Microbloging - Twitter Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial, RSS, SMS ou programa especializado. O serviço é grátis na internet, mas usando SMS pode ocorrer cobrança da operadora telefônica.

Twitter 101 Seguidores (http://www.twitteranalyzer.com/) DM Hashtags Listas Search URL Shortner (Bit.ly, awe.sm, cligs )

Twitter no Brasil http://www.twittercentral.com.br/censobr/

Ashton Kutcher 3.9 milhões de seguidores no Twitter (@aplusk) 3.3 milhões de fãs no Facebook Empresas como Nestlé, Pepsi e estão interessadas em parcerias. http://www.fastcompany.com/magazine/141/want-a-piece-of-this.html

Rafinha Bastos Twitalyzer “Índice de influência“ # de vezes que o nome de alguém é citado ou retuitado no microblog os posts de Rafinha Bastos são os de maior repercussão em toda a rede, mesmo que ele tenha menos seguidores que o resto dos classificados. http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/rafinha-bastos-e-dono-do-twitter-mais-influente-mundo-diz-new-york-times

Twitter Top Ten

Como saber o que andam falando de você no Twitter! Social Mention TweetDeck Twitterfall Twitrratr Retweetrank BackTweets Favstar.fm TweetReach Umapper Twitter Search

O Futuro do Twitter Pesquisa divulgada pela empresa de análise em tráfego de internet RJMetrics 40% da base de 75 milhões de usuários cadastrados no Twitter jamais tuitou. Considera-se a base ativa apenas 20% --ou por volta de 15 milhões de usuários que fazem uso intenso do serviço. Cerca de 25% das contas não possuem seguidores. Apenas 17% enviaram tuítes em dezembro de 2009. 80% dos usuários tuitaram menos de dez vezes. Fonte: Projeção aponta que 40% dos usuários do Twitter nunca tuitaram (Folha Online)

Youtube http://www.youtube.com/user/theroyalchannel?blend=3&ob=4

Boticário no Youtube http://www.youtube.com/user/boticario

Redes Sociais de Nicho http://www.polyvore.com/ http://www.bymk.com.br/ 40

Redes sociais de nicho 150 mil inscritos. 102 mil homens com média de idade de 39 anos e 48 mil mulheres, na casa dos 33. SP (36%), MG (16%) e RJ (13%).

Crowdsourcing http://www.fashionbubbles.com/bubbles/a-exposicao-dos-50-trabalhos-escolhidos-no-projeto-havaianas-ideafixa/

Objetivos de Social Media Monitorar conversas Ouvir Interagir Influenciar Vender

Estratégia de Social Media Monitore a web Google Google News Feeds Aproprie-se da sua marca Google – Link Patrocinado (se for o caso) e 10 primeiras entradas de conteúdo Blogs Redes Sociais ... Forneça conteúdo de qualidade e estimule “conversas” online nos seu próprios sites