Técnicas de Secretariado Viviana Cordeiro Nº31 UFCD2 Técnicas de Secretariado Viviana Cordeiro Nº31
Conceito de deontologia A deontologia é o tratado do dever ou o conjunto de deveres de princípios e normas adoptadas por um determinado grupo profissional. A deontologia é uma disciplina da ética especial adaptada ao exercício da uma profissão.
Conceito de ética A ética é o domínio da filosofia que tem por objectivo o juízo de apreciação que distingue o bem e o mal do comportamento correto e incorreto de algumas profissoes médico, jornalista, advogado, empresario e professor.
Perfis de um secretariado Autoconhecimento dos pontos fortes e fracos; Paciência; Inteligência emocional; Etiqueta; Responsabilidade e respeito; Comunicação clara e objetiva; Domínio da língua materna; Domínio de outros idiomas; Organização do tempo;
Código deontológico conceito e regras É um conjunto de normas, comportamentos e obrigações que devem pautar a actuação do profissional na sua prática diária. Em todas as profissões , deverá haver um código de ética, que pautará a actuação: Dos profissionais deforma a defender os interesses da comunidade, salvaguardar o profissional e honrar a profissão.
Principais de carater geral Dignidade: O secretário deve-se abster de qualquer comportamento que pressuponha infracção ou descrédito e desempenhar o exercício da sua profissão com honra e dignidade. Integridade: Deve agir com honradez, lealdade e boa fé. Sigilo profissional: Deve observar rigorosamente o princípio de confidencialidade nos factos e notícias que conhecer por razões ligadas ao exercício da sua profissão.
Carateristicas pessoais e profissionais do secretariado Relações com os colegas Relações com a empresa Relativamente com a sua profissão Boa Memória Descrição Inteligência Conhecimentos técnicos Cultura Geral