Planejamento de estratégias:

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Planejamento de estratégias: Marketing Esportivo Pontifícia Universidade Católica Módulo 4 - Aula 5 Planejamento de estratégias: o marketing no esporte

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Visão global do processo A partir da visão e missão da empresa pode-se estabelecer ações que serão implementadas, analisadas e acompanhadas visando atingir os objetivos e metas estipulados. Para isso, elabora-se uma estratégia corporativa. O plano de negócios de uma empresa deve contemplar de forma objetiva essa formulação estratégica da empresa 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Formulação de estratégias As estratégias são escritas com base na análise de ambiente levantada, após uma priorização dos objetivos e metas principais, devendo ser agrupadas por temas É preciso fazê-la estar voltada para o futuro da organização, porém para ser bem descrita (e sucedida) necessita estar de acordo com as etapas anteriores Negócio Missão Visão Valores Ambiente 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Da teoria para a ação A estratégia tem um componente prático bem definido, na medida em que orienta a organização para a etapa de implementação do planejamento São os meios, táticas, projetos, caminhos, sistemáticas ou metodologias adotadas para se atingir objetivos e metas Consiste em: Definir tarefas específicas para alcançar o planejado Estabelecer prazos específicos Delegar responsabilidades 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Para que serve a formulação de estratégias ? “Estratégias são caminhos alternativos escolhidos para se alcançar os objetivos e metas do planejamento” Envolve uma discussão sobre que ações e recursos serão necessários para operacionalizá-las Portanto, formuladas as estratégias é preciso elaborar os programas de ação para implementá-las Para cada objetivo ou grupo de objetivos, deverão ser destinados recursos e especificadas atividades, que consistirão em programas que farão parte da engenharia operacional do empreendimento 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Dando forma à estratégia A elaboração dos planos de ação ou projetos envolve a consideração de ao menos três elementos básicos: Atividades: o que deverá ser feito (início, meio e fim) Cronograma: quando e por quanto tempo Recursos: quanto será necessário empregar em termos humanos, materiais e financeiros 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Implementação de projetos e controles É denominado Plano de Negócios o resultado de todo o planejamento. Para que logre êxito, faz-se necessário viabilizá-lo e acompanhá-lo, de forma a garantir a execução de tudo o que foi projetado Não adianta elaborar um desafiador planejamento se não houver implementação e acompanhamento E para isso, dois fatores são fundamentais: 1) A adesão das força de trabalho (comprometimento ou gestão participativa) 2) Atenção às mudanças do contexto em que o empreendimento está inserido O planejamento estratégico não pode ser fixo. O processo precisa ser “vivo” e disciplinado, de forma trazer bons resultados para a organização (empresa) 1

Departamento de Comunicação Social Marketing Esportivo Departamento de Comunicação Social Acompanhamento e controle Permite a realimentação de todo o processo, conferindo-lhe o dinamismo desejado com a correção de seus rumos; De difícil desenvolvimento, pelo temor das pessoas à avaliação; Deve estar, sempre, intrinsecamente ligados ao processo de planejamento, conferindo-lhe as características de continuidade; Deve-se evitar simplesmente fazer o acompanhamento das atividades desenvolvidas sem sua avaliação e sem a tomada de medidas corretivas que possam ser necessárias; Demanda a fixação de critérios quantitativos, mensuráveis, e o estabelecimento de indicadores e padrões de desempenho na fase do planejamento tático, que possam ser utilizados na avaliação dos resultados; Os resultados das ações devem ser medidos e comparados com as metas, indicadores e padrões estabelecidos, e havendo discrepâncias, devem ter causas investigadas, e, caso se justifique, deverão ser tomadas medidas corretivas; As correções podem resultar em medidas administrativas, em mudanças de metas, em criação de novos Projetos Táticos e/ou Estratégicos ou, até mesmo, em mudança de Estratégias e Objetivos 1