Universidade Federal de Pernambuco

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Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pernambuco Pós-graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento Centro de Ciências da Saúde -ORIENTAÇÕES AO COMUNICADOR- A ARTE DE COMUNICAR Luciana Belo Tarcísio Dutra Recife, 2009

CARACTERÍSTICAS RELEVANTES À COMUNICAÇÃO A comunicação eficaz envolve 5 aspectos: aparência física, linguagem do corpo, variedade vocal e informação 93% da comunicação é do tipo não-verbal. Aparência/ Imagem - A aparência pessoal é a primeira coisa que as pessoas percebem.

- Se permanecer de pé, andar apenas o suficiente; Postura - Se permanecer de pé, andar apenas o suficiente; - Evitar ficar escondido por tras da cadeira, mesa ou outro equipamento; Postura básica para qualquer apresentação: ereto, pés levemente afastados e braços prontos para gesticularem.

Contato Visual - Estabelecer um relacionamento positivo, de confiança e sinceridade – manter o contato 90% do tempo; - Estabelecer contato visual com todas as partes da platéia.

PERCEBENDO O GRUPO… LEITURA - Observar o nível de energia; - Outros indicadores: As pessoas assentem em quanto você fala? Estão olhando para você? Inclinam-se para frente? Remexem-se, dão cotoveladas, olham o relógio?

MOTIVAR E REFLETIR SOBRE A APRENDIZAGEM RESPOSTAS PERGUNTAS

TIPOS DE PERGUNTAS Perguntas diretas Perguntas gerais Perguntas indutoras Perguntas retóricas Perguntas ilimitadas

RESPOSTAS Responder as perguntas após finalizada a apresentação; Receber perguntas de todo o grupo; Ouvir cada pergunta sem demonstrar reação; Manter-se de pé durante as perguntas; Evitar olhar só para a pessoa que fez a pergunta; Refrasear perguntas negativas; Evite inventar uma resposta e não sinta medo de dizer que não sabe. Respostas devem ser sucintas e articuladas com a apresentação.

VOZ E FALA

FALA E VOZ DURANTE A COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO Falar de forma precisa; Evitar: ok, né, compreendeu? Entende... evitar essas expressões repetivas e viciosas; Variar o ritmo para reunir palavras em grupos importantes enfatizando as frases e palavras chaves. Vincular o assunto à temas já familiares ao grupo relacionando novos conhecimentos com anteriores.

FALA E VOZ DURANTE A COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO Uso de pausas é uma técnica eficaz nas apresentações; Voz monótona é intediante e transmite falta de entusiasmo; A voz precisa ser emitida de forma que todos ouçam;

OIENTAÇÕES PARA UMA EMISSÃO ADEQUADA 1 - Não gritar em sala de aula; 2 - Não fumar; 3 - Não consumir bebidas alcoólicas; 4 - Hidratar o corpo;

OIENTAÇÕES PARA UMA EMISSÃO ADEQUADA 5- Alimentar-se de maneira leve antes do uso profissional da voz. Alimentos adstringentes, como a maçã e o salsão; 6 - Adotar uma postura física adequada; 7 - Não usar roupas muito apertadas, que dificultem a respiração;

8 - Evitar a tensão muscular na região do pescoço; 9- Aqueça a voz com exercícios, antes de usá-la de forma intensiva.

EXERCÍCIOS DE AQUECIMENTO VOCAL 1- Exercícios de respiração profunda, mesclando boca e nariz; 2- Alongamento da coluna, conciliando inspiração e expiração; 3- Vibração de lábios e língua; 4- Exercícios respiratórios e articulatórios; 5- Humming; 6- Suspiro; 7- Bocejo. ( Pinho 1998)

IMPORTANTE!!!! Os exercícios não devem ser feitos de forma indiscriminada, pois o seu mau uso pode também trazer prejuízos a estrutura laríngea. É importante se consultar com o OTORRINOLARINGOLOGISTA e FONOAUDIÓLOGO!!!!!!

VAMOS À PRÁTICA!!!!