Profª Luciana G. Platero

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PROJETO RELACIONADO AS TECNOLOGIAS PEDAGOGICAS NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Marcos Alexandre Barros
Educação no contexto do Trabalho
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Os níveis básicos da leitura
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Núcleo - Cascavel Colégio Estadual Nova União Céu Azul - Paraná Nome do Docente Terezinha Maria Brusamarello Disciplina - Ensino Religioso Turma – 7º.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
O QUE É MÍDIA-EDUCAÇÃO MEDIATIZAÇÃO: DA TECNOLOGIA À COMUNICAÇÃO EDUCACIONAL Disciplina: Didática II Profª Aldeci Calixto Aluna: Valéria Tavares Período:
Laboratório de Aprendizagem
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
► Disciplina: Mantê-la, é arte que poucos professores conseguem dominar; Segundo Libâneo (1994), a disciplina da classe depende da postura do educador:
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Didática Profª Luciana G. Platero
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Projeto Político Pedagógico
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
DIDÁTICA Prof. Roney Ricardo Site Teologia e Discernimento
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Transcrição da apresentação:

Profª Luciana G. Platero luciana.goncalves@aes.edu.br Didática I Profª Luciana G. Platero luciana.goncalves@aes.edu.br

Ementa: Conceito de didática. Didática e construção da identidade docente. O papel do professor e o desenvolvimento da autonomia física, moral e intelectual. Comunidades educativas. Projeto político pedagógico. Abordagens de ensino – do tecnicismo ao sócio-interacionismo.

O que é didática? “Aquele professor sabe muuuuito, mas não tem didática nenhuma, daí a gente não entende nada!” “Não entendi como chegar à sua casa. Explica de novo. E seja mais didática desta vez!”

O que é Didática? A palavra didática vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Os elementos da ação didática são: o professor, o aluno, a disciplina (matéria ou conteúdo) o contexto da aprendizagem, as estratégias metodológicas.

Era uma vez...  "Era uma vez uma tribo pré-histórica que se alimentava de carne de tigres de dentes de sabre. A educação nesta tribo baseava-se em ensinar a caçar tigres de dentes de sabre, porque disto dependia a sobrevivência de todos. Os mais velhos eram os responsáveis pela tarefa educativa. Passado algum tempo os tigres de dentes de sabre extinguiram-se. Criou-se um impasse: o apego à tradição dos mais velhos exigia que se continuasse a ensinar a caçar tigres de dentes de sabre; os mais jovens clamavam por uma reforma no ensino. O impasse perdurou por muito tempo. Mais precisamente até um dia que, por falta de alimento, a tribo extinguiu-se também."

Para as próximas aulas... Texto: 10 Novas Competências para Ensinar 10 grupos (um para cada competência) Leitura e preparação de apresentação Apresentação de 15 a 20 minutos