Curso de Docência Universitária

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Encontro com professores
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Pedagogia da pesquisa-ação
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Construindo uma identidade profissional
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Metodologia de Ensino da Educação Física
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Educação, Comunicação e Tecnologia Iolanda B. C. Cortelazzo Mestre em Educação pela FE-USP USP/UNIBAN São Paulo - Brazil.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Prof. Dênia Falcão de Bittencourt, Dra. Consultora educacional
1ª Formação de Professores Coordenadores
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Docência universitária: repensando a aula
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
DIA PET HISTÓRIA O PET foi criado em 1979 (CAPES) “Programa Especial de Treinamento” Períodos: 1979 a processo de experimentação; 1986 a.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Faculdade Piaget - Brasil
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Curso de Docência Universitária Profa. Dra. Maria Irene Miranda

Plano de Curso Dinâmica de Apresentação: “amigo secreto”. Apresentação do Plano de Curso. Estudo do texto – Docência Universitária – Repensando a aula. Marcos Tarciso Masetto Procedimentos didáticos: aula expositiva (introdução do texto); trabalho em grupo; dinâmica do GV – GO, tempestade de ideias, aula expositiva (fechamento do texto) Outras alternativas/possibilidades de trabalho com o texto Encerramento

Outras alternativas/possibilidades de trabalho com o texto: Estudo dirigido elaborado pelo professor. Estudo dirigido elaborado pelos alunos. Dividir tópicos por grupo, conforme a sequência de ideias do autor. Técnica da caixinha surpresa ou “batata-quente”. Fazer resumo ou síntese. Acróstico. Outras alternativas sugeridas pelo grupo.

Docência Universitária – Repensando a aula Marcos Tarciso Masetto

Sobre o autor: Marcos Tarciso Masetto é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em psicologia educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre-docente em didática pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é professor titular da PUC-SP no Programa de Pós-graduação em “Educação: currículo” e, professor associado aposentado da USP. Especialista em formação pedagógica de docentes do ensino superior, há 40 anos pesquisa e publica livros, capítulos de livros e artigos em periódicos sobre docência no ensino superior. Desenvolve pesquisas sobre: formação de professores, integrando a perspectiva interdisciplinar e o domínio das tecnologias de comunicação e informação; desenvolvimento da informática e da telemática como apoio às atividades presenciais em cursos do ensino superior, visando melhorar a qualidade do ensino de graduação e alterar a atuação docente em aula universitária; formação de docentes do ensino superior; e paradigmas curriculares inovadores.  

Obras Relacionadas: Gestão Educacional e Tecnologia - Formação de Educadores • Ensino de Engenharia - Técnicas para Otimização das Aulas • O Professor na Hora da Verdade - A Prática Docente no Ensino Superior

Introdução Existe uma preocupação entre os professores universitário em repassar o conteúdo. Existe um paradigma que sustenta o modo de lecionar do professor, ou seja, a forma de ensinar está relacionada a outras concepções.

Paradigmas que sustentam a docência universitária Paradigma focado no professor/ensino Paradigma focado no aluno/aprendizagem Professor é transmissor de informações e experiências. O aluno retém, absorve e reproduz as informações nas provas. Pilares que sustentam esse paradigma: Organização curricular Capacitação do corpo docente Metodologia /avaliação O aluno exerce as ações para que aconteça a aprendizagem. O professor é mediador/orientador do processo de aprendizagem. Pilares que sustentam esse paradigma: Organização curricular Capacitação do corpo docente Metodologia/avaliação

Características da Aprendizagem no Ensino Universitário O aluno deve dominar um conjunto de conhecimentos e técnicas científicas de forma crítica; ter iniciativa para buscar informações, conhecer e relacionar teorias, ser autônomo. Aluno e professor integram o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa. Os alunos leem textos produzidos por seus professores. A avaliação é processual e focada na aprendizagem. As técnicas são diversificadas de forma a motivar os alunos e despertar o seu interesse. Os procedimentos didáticos integram teoria e prática – transposição do que aprendeu para a realidade.

Aprender a Aprender Capacidade do aprendiz de refletir sobre sua própria experiência de aprender, identificar os procedimentos necessários para aprender, suas melhores opções, suas potencialidades e suas limitações.

Sala de aula e aula universitária G. V. – G. O. Grupo verbalizador Grupo observador

Como atuar na perspectiva do paradigma da aprendizagem? Tempestade de ideias ou Brainstorming

Técnicas/procedimentos didáticos com foco na aprendizagem: Iniciar o curso com um plano de trabalho. Organizar a sequência da aula previamente. Orientar leituras para casa. Aula expositiva. Dinâmicas de grupo ou trabalhos coletivos. Seminário Grupo de verbalização e grupo de observação Painel integrado Grupos de oposição Pequenos grupos para formular questões Projetos

Técnicas/procedimentos didáticos com foco na aprendizagem: 6. Mídia eletrônica 1. Teleconferência 2. Chat ou bate papo on - line 3. Lista de discussão 4. Correio eletrônico 5. Internet 7. Situações reais 8. Avaliação

Para (não) encerrar... Qual o novo papel dos professores universitários nestes tempos junto aos jovens que procuram a universidade?

Boas Festas! Maria Irene Miranda mirene@ufu.br Muito Obrigada! Boas Festas! Maria Irene Miranda mirene@ufu.br