TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
PSICOLOGIA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
II Congresso do Sistema de Ensino Integral
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Software 101 atividades. Trabalhos realizados pelos alunos do Pré II com a professora Ingrid nas aulas de informática.
OS TRÊS PORQUINHOS.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
Licenciatura em Pedagogia a Distância
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Percepção do Espaço Pela Criança
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Profa. Reane Franco Goulart
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA INCLUSÃO
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Profa. Cristina Araújo de Farias
Coordenadora:Cristiane Lima e Erika Quintanilha
Projeto: Conta que eu conto
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
SITUAÇÕES.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
Atividade complementar 04
Introdução: Estamos vivendo na era da informatização, e as crianças estão cada vez mais envolvidas nessas tecnologias e inconscientemente estão condicionadas.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
O futuro chegou!.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Desenvolvimento Cognitivo e Social na Segunda Infância
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
INFORMÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL POIE IRIS E GLORITA.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL C.E.I. MAX R. STEFFEN

EDUCAÇÃO INFANTIL Segundo a Proposta Curricular de Brusque: (pg. 09) “A Educação Infantil vem gradativamente conquistando seu espaço e suas ações. Sabemos que, historicamente, ela surgiu pela necessidade de atender a um contexto social (economia capitalista): a emancipação da mulher, e sua conseqüente inserção no mercado de trabalho, exigiu um espaço no qual suas crianças pudessem ficar. A Educação Infantil é entendida numa concepção ampla: envolve o cuidar e o educar, nas diversas dimensões humanas, sociais, cognitivas, afetivas e físicas, como fatores do desenvolvimento e de formação para o exercício pleno da cidadania.

Educação Infantil na Rede Municipal de Brusque Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), Lei nº 9.394/96, a Educação Infantil consolidou-se cada vez mais, tendo a partir de então respaldo legal, ocupando o lugar de destaque, pois é consenso que a educação começa nos primeiros anos de vida, estabelecendo as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, do processo de socialização. Muito antes disso em 1979, iniciou-se a Educação Infantil na Rede Municipal de Brusque. Os professores (as) daquela época se preocupavam em estudar, trocar idéias e discutir problemas que ocorriam em sala de aula. Assim iniciou o primeiro curso oferecido em 1988 baseado na teoria de Jean Piaget. A partir de então, novas propostas de trabalho começaram a nascer. Até os dias de hoje, busca-se estudar, pesquisar, inovar na Educação Infantil, traçando caminhos que resultem na qualidade do ensino. Fonte: Proposta Curricular de Brusque (pg. 16).

ESPIN NA EDUCAÇÃO INFANTIL Como surgiu? Desde o inicio do Projeto ESPIN, em 2001 nas escolas de ensino fundamental da rede pública municipal de Brusque, as crianças da Educação Infantil, especificamente as crianças do Pré-Escolar participam de projetos apoiados nas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, ou de alguma forma utilizam as tecnologias no seu cotidiano escolar. Durante algum período podemos constatar a procura daquelas unidades escolares que não possuem na sua escola o Espaço Pedagógico Informatizado, por um ambiente disponível, onde as crianças pudessem ter contato com as diferentes tecnologias. Assim, o ESPIN-Interescolar, a Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiros Oscar Maluche entre outras, foram parceiras, cedendo seus espaços para que mais alunos usufruíssem desses artefatos tecnológicos, tão fascinantes e cada vez mais presentes na sociedade atual. Com este ato, crianças e adolescentes, desde a Educação Infantil até o ensino médio foram beneficiadas. Fonte: Projeto Espin & Educação Infantil (2004)

ESPIN NA EDUCAÇÃO INFANTIL Como surgiu? No final de 2003 o C.E.I.Max Rodolfo Steffen em parceria com a A.P.P. e com a Secretaria Municipal da Educação, orientados pela coordenação do Projeto ESPIN, montaram seu próprio espaço. No inicio de 2004, começou-se a pensar numa proposta de utilização das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, para as crianças da Educação Infantil, que compreende a faixa etária de 0 a 6 anos. No inicio do ano, na fase inicial de implantação do projeto ESPIN no C.E.I. Max Rodolfo Steffen, que atende crianças de 2 a 6 anos, muitas dúvidas surgiram: O que fazer com as crianças no ESPIN? Como fazer? Qual o horário de permanência no ESPIN? Por que levá-las ao ESPIN? Qual a faixa etária adequada?

O que trabalhar no ESPIN com a Educação Infantil ? QUAIS SOFTWARES? COMO ESCOLHER O JOGO ADEQUADO PARA CADA FAIXA ETÁRIA? QUAL O TEMPO DE PERMANÊNCIA DA CRIANÇA NO ESPIN? Não existe uma receita pronta... Existem tentativas de acerto....

CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS Para melhor compreendermos o que se passa com cada criança é necessário conhecermos cada faixa etária e suas características: Maternal I e II Jardim I Jardim II e Pré.

MATERNAL I (1 a 2 anos) Curiosidade acentuada; Observa como as coisas acontecem; Explora o ambiente ativamente; Comunica-se através de gestos e poucas palavras; Gosta de ouvir músicas curtas; Ainda não entende bem as regras, mas sorri quando é elogiado e chora ao receber uma advertência;

MATERNAL II ( 2 a 3 anos) Curiosidade acentuada; Faz encaixe e desencaixe de peças simples; Domina e coordena melhor as mãos. Rabisca com lápis ou giz no papel ou em qualquer superfície pelo simples prazer do movimento. Comunica-se cada vez melhor através de gestos e palavras. Adora dançar, acompanha o ritmo da música batendo palmas. Ouve com atenção pequenas histórias e começa ampliar o seu vocabulário

JARDIM I (3 a 4 anos) Maior precisão na coordenação de mãos e pernas; Reconhece e diferencia diversas características dos objetos. Rabisca linhas contínuas e percebe a relação entre seus movimentos e os rabiscos. Já possui um vocabulário razoável. Entende perguntas simples e responde. Enumera pessoas e coisas que vê em gravuras. Dramatiza nos jogos e brincadeiras. Tem maior capacidade de observação e atenção. Compreende os conceitos de igual e diferente, é capaz de separar os brinquedos por tamanho e cor. Lembra e conta histórias; Começa a questionar tudo: é a popular fase dos “porquês”. A imaginação é predominante nesta fase;

JARDIM II E PRE (4 a 6 anos) Gosta de inventar e contar as próprias histórias com começo, meio e fim. Começa a fazer a distinção entre a realidade e a fantasia. Consegue concentrar-se por um período maior, o tempo para cada brincadeira é, no máximo 30 minutos; Identifica letras do alfabeto e números. Gosta de montar quebra-cabeças. Consegue escrever seu nome; Faz uso perfeito da linguagem; Textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto. Seu pensamento está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender idéias totalmente abstratas; Começa o início do processo da alfabetização;

IMPORTÂNCIA DO CONCRETO Na Educação Infantil devemos estar cientes e atentos, pois nada pode substituir o contato com o concreto, a exploração e observação do ambiente físico e social, do corpo, da linguagem oral, do jogo, da vivência de experiências reais. Aluno do C.E. I. Max R. Stefen Primeiro Contato com o novo amigo...

TRABALHO POR PROJETOS Na Ed. Infantil a maioria das atividades é parte integrante de algum Projeto (ex. Projeto Corpo), então são trabalhadas no Espin e em sala de aula diversas atividades relacionadas ao corpo por um determinado tempo estabelecido pelas professoras. Todos os projetos são elaborados levando em consideração os aspectos sociais, cognitivos, afetivos e motores.

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS: COELHO SABIDO - MATERNAL

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS: COELHO SABIDO - JARDIM

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS: MEUS PRIMEIROS PASSOS (cd)

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – Projeto Corpo Humano CD: APRENDENDO COM O COMPUTADOR

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS FONTE - INTERNET: http://smartkids.terra.com.br/jogos/index.html TRABALHANDO O CORPO HUMANO:

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS - ALIVE! ZIGSAW PRODUCER TRABALHANDO IDENTIDADE: Extraído de: www.baixaki.com.br

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS TRABALHANDO IDENTIDADE: CD: ANIMAIS FOFOS

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS TRABALHANDO A ALIMENTAÇÃO: CD: APRENDENDO COM O COMPUTADOR

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS TRABALHANDO RECICLAGEM: CD: ECOLOGIA

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – DESENHO LIVRE TUX PAINT SIMPLE PAINT Extraído de: www.baixaki.com.br

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – ALFACEL Extraído de: www.baixaki.com.br

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – JOGOS DA MEMÓRIA CD: PLANETA ANIMAL CD: O MUNDO DOS BICHOS CD: ECOLOGIA

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – FOLCLORE JOGOS SESC SÃO PAULO SACI – JOGO DO SESC

SUGESTÕES DE RECUROS DIGITAIS – JOGO DAS LETRAS http://smartkids.terra.com.br/jogos/index.html

SUGESTÕES DE ALGUNS SITES DE JOGOS - INTERNET www.iguinho.ig.com.br www.guri.com www.monica.com.br/index.htm www.historinhas.com.br www1.uol.com.br/ecokids/ www.pequenoartista.com.br/index.asp www.sitiodomiudos.pt www.zoolisboa.pt www.sgnet-rs.com.br/exclusividade/escolinha/games.php www.barbie.com.br www.eliana.com.br www.iguinho.ig.com.br/zuzu/ www.portalx.com.br www.disney.com.br www.recreionline.com.br www.pakids.com.br