Manejo de Recursos Naturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direitos étnicos e coletivos dos povos e comunidades tradicionais
Advertisements

Histórico Objetivos Definição Metodologia Formal ou Não-Formal?
Grupo de Pesquisas e Estudos em Educação Ambiental
ECONOMIA SOLIDÁRIA, COOPERAÇÃO E AUTOGESTÃO
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Universidade Federal de Goiás
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
I- Concepção de Educação
Universidade Federal de Campina Grande Unidade Acadêmica de Engenharia Civil Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia Maria Rios Ribeiro Aluna:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Sandra Barbosa I Encontro Metropolitano de Educação Ambiental Martim-pescador 27, 28 e 29 de maio de 2008 Mesa Redonda IV – Quinta-feira, 29 de maio.
Construindo uma identidade profissional
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
Educação no contexto do Trabalho
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
INFANTOJUVENIL DO MEIO AMBIENTE INTERLOCUTORES AMBIENTAIS:
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Faça uma analogia com o corpo Humano.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Modelo de Excelência em Gestão
Desenvolvimento Comunitário
Orientadora: Profª Drª Andréa Araújo Bolsista: Luciana Pereira Gomes
Público Escola.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL FORMAL E NÃO FORMAL
O que é ensinar história?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Educação Ambiental.
Gerenciamento de Sala de Aula
INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E TURISMO
Educação ambiental no município de Bonito-MS:
Comportamento Saudável
História nas atuais propostas curriculares
“Pensar Globalmente... Agir localmente”
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Educação Ambiental & Sustentabilidade
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
Desempenho Organizacional e melhorias
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Prof. José Roberto Medina
EDUCAÇÃO AMBIENTAL - DEFINIÇÕES
2ª Oficina sobre a PNRS Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A Lei e a Educação Ambiental: propondo a salvação do planeta reconstruir o ambiente global, esse é o desafio Francisco Antonio Romanelli.
Política Nacional de Educação Ambiental José Garcia Alves de Lima.
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
V Curso de Recreação Jacaré Ki Pira Cae Rodrigues.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
twitter.com/funasa.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Manejo de Recursos Naturais EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO Prof. Fernando Pires

Nas aulas passadas... Manejo de Zonas Costeiras Conceito Importância Premissas Estudo de Caso

Conceitos Educação Ambiental Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Conceitos Educação Ambiental "A educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e modificando as atitudes em relação ao meio, para entender e apreciar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. A educação ambiental também está relacionada com a prática das tomadas de decisões e a ética que conduzem para a melhora da qualidade de vida". Conferência Intergovernamental de Tbilisi (1977) O reconhecimento internacional desse fazer educativo como uma estratégia para se construir sociedades sustentáveis remonta à década de 70, em Estocolmo, quando se instituiu o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA).

Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Conceitos Educação Ambiental BRASIL Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA LEI No 9.795, DE 27 DE ABRIL DE 1999. "Entendem-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.“

Conceitos Educação Ambiental Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Conceitos Educação Ambiental Deve-se mencionar que a educação ambiental surge no Brasil muito antes da sua institucionalização no Governo Federal. Além de artigos de brasileiros ilustres e de uma primeira legislação conservacionista já no século XIX e início do século XX, temos a existência de um persistente movimento conservacionista e, no início dos anos 70, ocorre a emergência de um ambientalismo que se une às lutas pelas liberdades democráticas, que se manifesta através da ação isolada de professores, alunos e escolas.

Conceitos Histórico Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Programa Internacional de Educação Ambiental - PIEA 1975 1977 1992 2000 Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental de Tbilisi -PNUMA- Programa Latino Americano e Caribenho de Educação Ambiental

Conceitos Histórico no Brasil Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Conceitos Histórico no Brasil

Conceitos Histórico no Brasil Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Conceitos Histórico no Brasil

Entraves Educação Ambiental Processo de médio à longo prazo; Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Entraves Educação Ambiental Processo de médio à longo prazo; Obsolescência de ferramentas e ‘resultados’; Metas imateriais; Banalização dos processos; Amplitude de metodologias; Falta de ‘formalidade’ do processo; Descrédito das comunidades envolvidas.

Potencialidades Educação Ambiental Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Potencialidades Educação Ambiental

Qual a relação entre Educação Ambiental e a Conservação? Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Relações Qual a relação entre Educação Ambiental e a Conservação?

Relações Educação Ambiental Multidisciplinaridade Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Relações Educação Ambiental Multidisciplinaridade Transdisciplinaridade

Qual o “público” da Educação Ambiental nas UCs? Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Relações Qual o “público” da Educação Ambiental nas UCs?

Relações Público Externo Público Interno Empreendedores Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Relações Público Externo Turismo Acadêmico Público Interno Comunidade Escolas Empreendedores Clientes Acionistas

Focos Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação • Educação sobre o meio ambiente. Embasada na “transmissão de fatos, conteúdos e conceitos, onde o meio ambiente se torna um objeto de aprendizado”. • Educação no meio ambiente. Também chamada de educação ao ar livre, usa o contato com a natureza – ou com o contexto biofísico e sociocultural do entorno da escola ou da comunidade – como meio de aprendizado. • Educação para o meio ambiente. Utiliza o meio ambiente como meta do aprendizado, buscando engajar a/o educanda/o, para que aprenda a resolver e prevenir os problemas ambientais. • Educação a partir do meio ambiente. Proposição do Órgão Gestor, incorpora fatores como “saberes tradicionais e originários que partem do meio ambiente, as interdependências das sociedades humanas, da economia e do meio ambiente; a simultaneidade dos impactos nos âmbitos local e global; uma revisão dos valores, ética, atitudes e responsabilidades individuais e coletivas”.

Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas Ecoturismo

Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas Ecoturismo

Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação Ferramentas Etnoecologica

Aula 10 – Educação Ambiental e Conservação

Atividade ATÉ O DIA 03/12, ÀS 23:59h. IMPRETERIVELMENTE, TODOS DEVEM ENVIAR A AUTO-AVALIAÇÃO PARA O E-MAIL fsantos4@area1.edu.br título do e-mail: AUTO-AVALIAÇÃO - MRN - EQUIPE ___________ No corpo do e-mail deve conter a nota que você se daria e a nota que você daria a TODOS os componentes da equipe.