O Projeto “João da Silva”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Advertisements

GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
Rádio Faced Web Sugestões para a nova programação.
1 Matemática e suas Tecnologias AULA DIGITAL MATEMÁTICA - ÁLGEBRA 14. Funções.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Resolução Questões Enem Física – 2015 (1º aplicação)
Formas e tendências das relações entre Pesquisa e Extensão
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
ÁREA COMUM COM AGENDA A CADA 15 DIAS E INFORMAÇÕES GERAIS.
Embriologia em tempo real
TÍTULO NOME DOS INTEGRANTES DO GRUPO Parauapebas - Pará 2013
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Currículum Vitae Arménio Correia Dados Pessoais Formação Académica
MATEMÁTICA E CURRÍCULO:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
TÍTULO DO PROJETO Bolsista: Orientador: Agência Financiadora:
Anexos 1º período Anexos 2º período Terminar
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
A pesquisa em ensino de ciências no Brasil.
Estágio IV.
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
AULA DE MATEMÁTICA SAEPE 2017
Palestra em comemoração ao dia da Matemática
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Uso das TDIC no ensino de modelagem 3D
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Metodologia do Ensino de Física I
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
III COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
TÍTULO DO TRABALHO Considerações iniciais:
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Aprendizagem de corpo e alma.
30anos CENPEC.
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
EEEM Profª Salomé Carvalho
Seminários Integrados
Filosofia da Ciência Licenciatura em Filosofia 2011-II
FRISO CRONOLÓGICO ANOS DE CRIAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES OFICIAIS DO ME
Serviços Agregados à Telefonia
Serviço Social na Contemporaneidade Módulo 10 – Aula 01
INSIRA AQUI O TÍTULO DO TRABALHO A SER APRESENTADO
Nome:_____________________________________________________
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
Título do trabalho Autores do trabalho
EngEnhArIA CaRToGRáFiCa
COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI OBJETIVOS ESPECIFICOS
Centro Universitário Internacional Uninter
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
TÍTULO DO TRABALHO, CAIXA ALTA, NEGRITO, ARIAL, 60 CENTRALIZADO
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Trabalho de Conclusão de Curso
Titulo: Cidade da luz: Eletrificação do Rio de Janeiro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)  Autores: Alessandro.
Neurociências: Passado, Presente e Futuro
RESUMO Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Coordenador do Projeto:
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
II ENCONTRO DO PIBID – UNIFESSPA
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Direitos Humanos e Fundamentais
Transcrição da apresentação:

O Projeto “João da Silva”                   Ao longo de mais de 70 anos a rádio brasileira teve diversos programas educativos com aulas de matemática. Destacam-se: Projeto “Minerva”, e o projeto João da Silva da década de 70 do século passado; Universidade do Ar da Rádio Nacional, de 1947; e, Colégio do Ar, produzido e transmitido nos anos de 1950 pela Rádio MEC e com a participação do professor Jairo Bezerra: A disciplina de matemática era inserida de acordo com as situações-problema delimitadas pelo programa. Cada capítulo tinha um objetivo específico, todos relacionados com as séries iniciais do antigo 1º grau. O Projeto “João da Silva” foi um marco para a tele educação brasileira e, conseqüentemente, para o ensino da matemática. A tentativa pioneira de educar uma grande massa de cidadãos excluídos do ensino formal, a utilização de uma tecnologia, a serviço da educação, em um formato de dramaturgia, e o prêmio inédito concedido pela televisão Japonesa, fez deste curso supletivo um paradigma para a época. http://www.limc.ufrj.br/htem4/papers/6.pdf