Localização das Operações
Localização É a posição geográfica de uma operação. As decisões de localização têm efeito nos custos de produção, bem como na habilidade de servir os clientes. Uma vez tomadas, as decisões de localização são difíceis de desfazer, pois os custos de mudança de uma operação para outro local podem ser extremamente altos, bem como o risco de criar inconvenientes para os clientes.
Localização O objetivo geral da decisão de localização é atingir um equilíbrio adequado entre três subobjetivos relacionados : . custos espacialmente variáveis da operação (custos que se alteram com a localização geográfica) . serviço que a operação é capaz de prestar . receita potencial da operação
Localização A decisão de localização é muito importante para as operações, mas em alguns negócios ela é crucial, por exemplo : . Varejo . bombeiros / serviços de emergência
Razões para decisão de Localização 1) Alteração da demanda de bens e serviços Exemplo 1 : o aumento da demanda de um fabricante de roupas pode exigir capacidade de produção maior. A empresa pode expandir o local atual, pode escolher um outro local maior em outra região, ou pode ter uma fábrica adicional. Exemplo 2 : em operações de processamento de clientes com alto grau de contato, em alguns casos, não se pode expandir no mesmo local (ex. revelação de fotos expressa).
Razões para decisão de Localização 2) Alteração na oferta de insumos para a operação Exemplo 1 : em atividades de natureza extrativa (ex. mineração, petróleo),é preciso se mudar quando esgotam-se os recursos em determinado local.
Razões para decisão de Localização 2) Alteração na oferta de insumos para a operação Exemplo 2 : uma empresa de manufatura pode realocar sua operação em países onde os custos de mão-de-obra são mais baixos.
Razões para decisão de Localização 2) Alteração na oferta de insumos para a operação Exemplo 3 : uma empresa pode mudar seu escritório porque a área que ocupa é muito valorizada, e ainda auferir lucros com a mudança.
Localização A decisão de localização para qualquer operação é determinada pela influência relativa dos fatores : . do lado da oferta (fornecedores) . do lado da demanda
Localização 1) fatores do lado da oferta (fornecedores) Custo de mão-de-obra Custos de energia Custos da terra (área)
Localização 1) fatores do lado da oferta (fornecedores) Custos de transporte - do fornecedor ao local da operação Proximidade em relação às fontes de suprimentos domina a decisão de localização quando o custo do transporte dos insumos é alto ou difícil. Ex. processamento de alimentos, siderúrgicas, etc.
Localização 1) fatores do lado da oferta (fornecedores) Custos de transporte - do fornecedor ao local da operação
Localização 1) fatores do lado da oferta (fornecedores) Custos de transporte .. do local de produção até os clientes Proximidade em relação aos clientes domina a decisão de localização quando o custo do transporte dos produtos é caro ou difícil. Ex. projetos de engenharia civil.
Localização 1) fatores do lado da oferta (fornecedores) fatores da comunidade .. impostos locais .. restrições de movimentação de capital .. assistência financeira e de planejamento do governo .. estabilidade política .. atitudes locais em relação à investimento estrangeiro .. língua .. amenidades locais (escolas, teatros, lojas, etc.) .. disponibilidade de serviços de apoio .. histórico de comportamento .. restrições ambientais e disposição de rejeitos
Localização 2) fatores do lado da demanda (clientes) Habilidade da mão-de-obra Imagem do local Adequação do local em si Conveniência para os clientes
Níveis de Decisão de Localização escolha de um país ou região escolha de uma área no país ou região escolha de um local específico
Técnicas de Localização 1) Pontuação ponderada Técnica que consiste em : . identificação os critérios que podem ser utilizados para avaliar as diversas localizações . definição da importância relativa de cada critério e atribuição de fatores de ponderação (pesos) a cada um deles . Avaliação de cada localização segundo cada critério
Técnicas de Localização - Pontuação ponderada Exemplo Uma empresa de embalagens para indústria farmacêutica decidiu construir uma nova fábrica, em algum lugar da Romênia, para atender seus clientes na Europa continental. Para escolher o local, decidiu avaliar as alternativas com base nos seguintes critérios : . o custo do local . os impostos locais sobre a propriedade . a disponibilidade de mão-de-obra capacitada . o acesso do local às rodovias . o acesso do local ao aeroporto . o potencial do local para expansões futuras
Técnicas de Localização - Pontuação ponderada Exemplo Pontuação Ponderação (importância) Critérios Locais A B C custo do local os impostos locais disponibilidade de mão-de-obra acesso às rodovias acesso ao aeroporto potencial para expansões futuras 4 2 1 80 20 50 75 65 50 60 40 60 80 40 70 55 Total 585 580 605 A opção preferida é a opção C, por apresentar maior pontuação.
Técnicas de Localização 2) Método do Centro de Gravidade É utilizado para encontrar uma localização que minimiza os custos de transporte. Baseia-se na idéia de que todas as localizações possíveis têm um “valor”, que é a soma de todos os custos de transporte de e para essa localização. A melhor localização é representada pelo que, em uma analogia física, seria o centro de gravidade ponderado de todos os pontos de e para onde os bens são transportados.
Técnicas de Localização Método do Centro de Gravidade A C X B
Método do Centro de Gravidade Técnicas de Localização Método do Centro de Gravidade As coordenadas do centro de gravidade da localização com o menor custo entre algumas opções, xg e yg são dadas pelas fórmulas : Xi Vi Yi Vi xg = yg = Vi Vi onde : Xi = coordenada x da fonte ou destino i Yi = coordenada y da fonte ou destino i Vi = a quantidade a ser enviada de ou para fonte ou destino i
Exemplo Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade Uma empresa que opera quatro lojas de artigos para jardinagem decidiu manter todos os estoques em único armazém. Cada loja fará seus pedidos diretamente ao armazém, que enviará o estoque de reposição. A localização de cada loja é dada pelas coordenadas x e y : x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 y A B C D
Exemplo Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade Cada uma das lojas tem um tamanho diferente e diferentes volumes de vendas. Em termos de caminhões de produtos vendidos cada semana, a tabela abaixo mostra as vendas das quatro lojas : Vendas por semana (cargas de caminhão) Total Loja A Loja B Loja C Loja D 5 10 12 8 35
Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade Relembrando ........ As coordenadas do centro de gravidade da localização com o menor custo para o armazém, xg e yg são dadas pelas fórmulas : Xi Vi Yi Vi xg = yg = Vi Vi onde : Xi = coordenada x da fonte ou destino i Yi = coordenada y da fonte ou destino i Vi = a quantidade a ser enviada de ou para fonte ou destino i
Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade Relembrando ........ As coordenadas do centro de gravidade da localização com o menor custo para o armazém, xg e yg são dadas pelas fórmulas : Xi Vi Yi Vi xg = yg = Vi Vi onde : Xi = coordenada x da fonte ou destino i Yi = coordenada y da fonte ou destino i Vi = a quantidade a ser enviada de ou para fonte ou destino i
Exemplo Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 y A B C D Vendas por semana (cargas de caminhão) Total Loja A Loja B Loja C Loja D 5 10 12 8 35 x = (xA . VA) + (xB . VB) + (xC . VC) + (xD . VD) total x = (1 . 5) + (5 . 10) + (5 . 12) + (9 . 8) x = 5,34 35
Exemplo Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 y A B C D Vendas por semana (cargas de caminhão) Total Loja A Loja B Loja C Loja D 5 10 12 8 35 y = (yA . VA) + (yB . VB) + (yC . VC) + (yD . VD) total y = (2 . 5) + (3 . 10) + (1 . 12) + (4 . 8) y = 1,14 35
Exemplo Técnicas de Localização - Método do Centro de Gravidade Logo o centro de gravidade é o ponto (5,34; 1,14) x 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 1 2 3 4 5 6 y A B C D X