Alimentação do Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESJEJUM: A MÁQUINA DO DIA PARA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!
Advertisements

COMER BEM… VIVER MELHOR….
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Alimentação do Escolar
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE TÉCNICA DIETÉTICA II
ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - ESCOLA DE NUTRIÇÃO
O QUE É A OBSIDADE INFANTIL? A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE A OBESIDADE E UMA DOENCA EM QUE EXISTE EXCESSO DE GORDURA CORPORAL ACUMULADA, EXCESSO.
“Na verdade, precisamos reaprender a comer.”
Receitas Ótimas !!! Faça e veja os resultados!!!.
Pães Integrais Pães Integrais & Pastas Vegetais 6 pães e 6 pastas! Oficina prática com o chef Alexandre Pimentel Dia 11/07, das 14 às 18h em Sobradinho.
Alimentação Saudável. A Roda dos Alimentos é uma imagem ou representação gráfica que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão fazer parte.
Wanessa passos – Nutricionista CRN Hábitos alimentares saudáveis.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
Trabalho realizado por: Rita Guerra, nº2 Catarina Ascensão, nº5 Catarina Vieira, nº7 Daniel Sousa, nº9 Inês Mocetão, nº14 9ºC.
SOMOS O QUE COMEMOS (A RODA DOS ALIMENTOS). SOMOS O QUE COMEMOS Para sermos saudáveis, devemos cuidar da nossa saúde e ter uma alimentação completa, equilibrada.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
Regras para uma Alimentação Saudável A roda dos alimentos.
Diapositivos usados para explicação
Projeto NutriBem Desportivamente
Obesidade infantil e Alimentação saudável
PAT: PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
Recomendações nutricionais para gestantes
Medidas individuais de bem-estar
Projeto NutriBem Desportivamente Alimentação do (jovem) desportista
Escola Básica e Sec. Fernão do Pó – Projeto NutreBem Desportivamente – Ano letivo Lanches Saudáveis Paulo Baptista.
Pequeno-Almoço Saudável
Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO
Licenciatura em Engenharia Alimentar
Entrada: Sopa de Legumes
HÁBITOS ALIMENTARES. HÁBITOS ALIMENTARES HÁBITOS ALIMENTARES Escola: Colégio Milenium Cidade: São José dos Pinhais (PR) Categoria: Práticas pedagógicas.
Hábitos Alimentares da Austrália
A alimentação irregular e Obesidade no Brasil
23 DE Outubro de 2 Nutricionista: Paulo De Carvalho ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL E RECICLAGEM DE ALIMENTOS ento Desportivo.
Saber comer.
Comer bem, para viver melhor!
OS 18 MANDAMENTOS ALIMENTARES.
E S T R U T U R A D O C A R D Á P I O UBM – Técnica Dietética e Culinária II Msc. Nutt. Jucimara Martins dos Santos.
Ciências Naturais – 9.o ano
COMER BEM… VIVER MELHOR….
Recomendações nutricionais para gestantes
Caso Clínico – Lactante
Caso Clínico - Lactante
DIA DA ALIMENTAÇÃO 16 de Outubro.
Caso Clínico – Pré-escolar
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
OBESIDADE INFANTIL Nutri. Ana Cristina de Sousa CRN
Audrey A Bertolini. ; Bianca Blanco.
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
COMPORTAMENTO ALIMENTAR Dicas para seu dia-a-dia
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
RODA DOS ALIMENTOS PRATICAR REGULARMENTE UMA ATIVIDADE FÍSICA COM INTENSIDADE MODERADA Fazer um simples passeio a pé com uma duração de pelo menos 30.
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
A história da Roda dos Alimentos
NUTRIÇÃO HUMANA.  ciência que estuda os processos relacionados à obtenção de nutrientes NUTRIÇÃO.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
A história da Roda dos Alimentos
Alimentação humana Cap. 6.
Apresentação de Artigo
A Alimentação. Os Alimentos Para que cresças forte e saudável, para que possas brincar e aprender, deves: Comer um pouco de todos os alimentos!
EDUCAÇÃO FÍSICA... PROFESSOR: WELLINGTON. DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL 1. AUMENTE O CONSUMO DE FRUTAS, VERDURAS E GRÃOS Coma legumes e verduras no almoço e no jantar. Acrescente fruta.
ROTULAGEM NUTRICIONAL: “Informação Nutricional Obrigatória”
ALIMENTAÇÃO ESCOLAR SAUDÁVEL NUTRICIONISTA EDUCACIONAL:JOSÉLIA.
A Alimentação.
Disciplina: Bioquímica Básica Discente: Lucas Talvane Ferreira Carvalho Cursando: 3º Período OBESIDADE INFANTIL.
Crescimento normal e avaliação do crescimento
EDUCAÇÃO FÍSICA Aluno: Francisco Moreira Professor: Augusto Costa.
Educação alimentar e nutricional para crianças maiores de 2 anos Professora Mestre Juliana Milani.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
Transcrição da apresentação:

Alimentação do Escolar Nutrição nos Ciclos da Vida II – Profa. Léo

Características Fisiológicas Idade 6 a 12 anos ou (7 anos em diante) Estado Nutricional dependente da qualidade da alimentação nas fases anteriores de sua vida crescimento lento, paralelo ao  constante da ingestão alimentar 6 aos 10 anos:  de peso/ano: 2,3Kg e  de estatura/ano: 5cm 10 aos 12 anos:  de 3cm para meninos e  de 6cm para meninas

Próximo à puberdade... meninos e meninas apresentam desvio para cima da curva normal de peso  processo de repleção energética antes do estirão pubertário 8 a 10 anos para meninas e 11 a 13 anos para meninos: não há necessidade de intervenção profissional quando o excesso de peso não ultrapassa 20% da relação peso/estatura comportamento dos pais: reversão do quadro por meio de restrição ou controle de alimentos, tais como: pães, massas, guloseimas e incentivo ao consumo de frutas, hortaliças, produtos light quando não bem intencionado  gera ansiedade na criança  intensificação da ingestão alimentar para um nível de compulsão  obesidade

Principais ocorrências 6 aos 7 anos: erupção dos dentes permanentes; fase ainda vulnerável: já não são completamente dependentes dos pais, mas sentem a necessidade de vê-los por perto; período em que começam a se juntar em grupos, definir seus ídolos, ao mesmo tempo, se mostram confusos e perdidos (clube da luluzinha e do bolinha); rendimento escolar: relação direta com a alimentação (descartando escolares com problemas de ordem psicológica e de origem nervosa); crianças desnutridas: indispostas, desatentas, agressivas,  desempenho escolar   capacidade de concentração.

Características da Alimentação capazes de selecionar seus próprios alimentos alimentação associada ao alívio da fome e à obtenção de satisfação social melhor aceitação de preparações alimentares diferentes e mais sofisticadas por pouco tempo, o escolar segue os hábitos alimentares familiares, repetindo na escola as práticas que aprendeu em casa tendência à fugir de tudo aquilo que aprendeu em casa... inapetência na fase pré-escolar transforma-se em apetite voraz: compatível com o estilo de vida do escolar  do consumo de leite  comprometimento da formação de massa óssea

Atividade Física início do comportamento sedentário: videogames, computador, TV  contribuinte da obesidade uso de skates, patins, bicicleta, aulas de luta, brincadeiras de rua participação de atividades em clubes, programas recreativos

Planejamento Dietético aparelho digestório do escolar já atingiu capacidade digestiva do adulto consumo de preparações que integram uma alimentação normal, mas apetecível e SAUDÁVEL horário das refeições do escolar dependente do tempo de permanência dele na escola não deverá receber menos de 4 refeições/dia alimentação semelhante ao do pré-escolar: adequação da energia, macro e micronutrientes à esta nova fase da vida

Desjejum refeição mais importante do dia para os escolares? escolares que não se alimentam de manhã: mau desempenho em tarefas que exigem concentração período de atenção mais curtos resultados mais baixos em testes escolares atrasam ou se ausentam mais freqüentemente que os bem alimentados como esperar que alguém estude e aprenda quando nenhum combustível foi fornecido? comum escolares e adolescentes omitirem esta refeição: sentimento de maior independência adquirida nestas fases

Merenda Escolar opções: 1 fruta: lavada, fácil de descascar, tamanho médio 1 sanduíche com recheio protéico bebida nutritiva: suco de frutas (que não se altere), achocolatado, água filtrada, iogurte. alimentos da cantina? importante: merenda deve ser variada, bem acondicionada, de qualidade pode ser precursora da obesidade?

RECOMENDADO /DIA PARA O ESCOLAR NO PLANEJAMENTO DE COLETIVIDADE(alim cru): Leite--------------------------------------400ml/dia Carne-------------------------------------150-300g/dia Ovos--------------------------------------3und/semana Hortaliças--------------------------------40g folhas/dia Hortaliças--------------------------------120g legumes/dia Cereal ------------------------------------80g (40g/cada ref) Derivados de cereais--------------------60-100g/dia Leguminosas------------------------- 40g/dia(20g/cada ref) Frutas-------------------------------------200g/dia Açúcar------------------------------------50g/dia Doce--------------------------------------50-70g/dia

O PRATO DO ESCOLAR: 1 Bife médio de (120g) 4-5 col. sopa de arroz pronto 1 concha média de feijão 1 cenoura pequena (80g) 4 folhas de alface

Fatores associados à obesidade do escolar: fatores familiares; problema de saúde pública; efeitos adversos da utilização de dietas para crianças; intervenção na escola.