Metodologia do Ensino de Física I APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA: -pontos de partida- Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Fev/2017
Questões fundamentais Que ensino de física precisa ser veiculado na escola brasileira contemporânea? Como potencializar a formação do futuro professor de física, dadas as necessidades atuais do ensino no nível médio? Que conhecimentos são essenciais ao professor de física?
PRESSUPOSTOS A formação do professor é um processo complexo e dinâmico que tem forte influência das vivências, crenças e conhecimentos elaborados ao longo de toda a vida do futuro professor, que tem seu início formal na graduação e se prolonga por toda sua vida profissional. 2. Aprender a ser professor é um processo que se desenvolve coletivamente, predominantemente pelas interações com o meio cultural, com os alunos e com os pares.
O PROBLEMA FUNDAMENTAL DO PROFESSOR DADO UM CERTO CONTEXTO, ENSINAR ALGO A ALGUÉM, COM UMA CERTA FINALIDADE
SER PROFESSOR: DIFERENTES VISÕES EPISTEMOLÓGICAS, DIDÁTICAS E AXIOLÓGICAS PROFESSOR ALUNO CONTEXTO/FINALIDADE CONHECIMENTO
QUESTÕES BÁSICAS DADO UM CERTO CONTEXTO: QUE FINALIDADES? QUE CONTEÚDOS? QUE MÉTODOS?
Questões dos futuros professores (2017-noturno) GENÉRICA “qual é a melhor forma de um professor de matemática ensinar física no ensino médio? METODOLOGIA/TEORIA “quais as estratégias que o professor deve lançar para haver o aprendizado dos seus alunos?” CURRÍCULO ”É possível abordar algo de física quântica ou relatividade no ensino médio?
O desenvolvimento dos conhecimentos profissionais docentes:TEORIA & PRÁTICA conhecimentos teóricos conhecimentos práticos conhecimentos profissionais