Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014.

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa de Marketing MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2011. Carlos Freire - 2014

Pesquisa Quantitativa É utilizada quando se deseja medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um público-alvo, por intermédio de uma amostra que o represente estatisticamente, de forma comprovada. Carlos Freire – 2014

Pesquisa Quantitativa Pesquisa descritiva quantitativa LEVANTAMENTO Informações obtidas mediante o questionamento do entrevistado OBSERVAÇÃO Informações obtidas mediante a observação do comportamento ou de fenômenos Carlos Freire – 2014

Métodos de levantamento Carlos Freire – 2014

Métodos de obtenção dos dados Levantamento método de levantamento para obtenção de informações é baseado no questionamento dos entrevistados. As questões a respeito de comportamento, as intenções e atitudes, as crenças, as motivações, as características demográficas e o estilo de vida podem ser úteis na pesquisa de levantamento. Carlos Freire – 2014

Vantagens da pesquisa de levantamento Facilidade: os questionários são relativamente fáceis de aplicar. Confiabilidade: utilizando perguntas com alternativas de respostas pré determinadas (múltipla escolha), reduz-se a variabilidade nos resultados, que pode ser causada pela diferença de aplicação do levantamento pelos entrevistadores, e aumenta a confiabilidade das respostas. Simplicidade: simplifica, ainda, a codificação, a análise e a interpretação dos dados. Carlos Freire – 2014

Desvantagens da pesquisa de levantamento Os entrevistados podem relutar ou ser incapazes de fornecer a informação desejada. Além disso, uma coleta estruturada de dados envolvendo um questionário com perguntas fechadas pode resultar na perda de validade para certos tipos de dados, como crenças e sensações. Por mais cuidado que se tome, as perguntas fechadas induzem as respostas. Não é fácil formular perguntas adequadamente. Carlos Freire – 2014

Entrevistas telefônicas tradicionais Fazer ligações por meio de escolha aleatória dos entrevistados e aplicar uma série de questões. O entrevistador usa um questionário em papel e registra as respostas com uma caneta.

Entrevistas telefônicas com computador O computador liga para o número de telefone a ser chamado. As entrevistas telefônicas geralmente são conduzidas de uma instalação de pesquisas centralizada. Os supervisores de campo podem monitorar de perto as conversas por telefones.

Entrevista telefônica assistida por computador Usa um questionário computadorizado aplicado aos entrevistados por telefone. O entrevistador senta-se em frente ao monitor do computador utilizando um fone de ouvido.

Entrevista telefônica assistida por computador Quando o contato é estabelecido, o entrevistador lê as perguntas formuladas apresentadas na tela do computador e registra as respostas do entrevistado diretamente no computador. Relatórios internos e atualizados podem ser compilados instantaneamente enquanto os dados são coletados. O software para o Cati – entrevista assistida por computador – foi criado com uma lógica embutida que aumenta a precisão dos dados.

Entrevista telefônica assistida por computador A qualidade dos dados também é aprimorada com a revisão imediata dos questionários completados. O programa personaliza as questões e controla as respostas incorretas, como respostas em percentuais cuja soma não atingiram 100%. O software possui uma lógica de ramificação que ignora as questões que não são adequadas ou examina com mais detalhes quando necessário.

Entrevistas pessoais domiciliares O entrevistado é abordado pessoalmente no domicílio. A tarefa do entrevistador é contatar o entrevistado, fazer as perguntas e registrar as respostas. Nos últimos anos, o uso de entrevistas pessoais domiciliares tem diminuído.

Entrevistas pessoais assistidas por computador (CAPI) O entrevistado senta-se em frente a um terminal de computador e responde a um questionário na tela utilizando o teclado ou um mouse. Telas de auxílio e mensagens de erro também são fornecidas. A tela colorida e os estímulos on e off-screen aumentam o interesse e o envolvimento do entrevistado.

Entrevistas pessoais por abordagem em shoppings O entrevistado é abordado pelo entrevistador nos shoppings. O processo envolve parar o consumidor, fazer uma triagem para ver se o indivíduo é apropriado e aplicar o levantamento, no próprio local ou convidar a pessoa para uma instalação de pesquisa no shopping, a fim de completar a entrevista. Mesmo não sendo representativos da população em geral, os consumidores de shoppings realmente constituem uma fatia grande de mercado para muitos produtos.

Entrevistas pelo correio A partir de um cadastro pré-existente, os questionários são enviados pelo correio, com a solicitação de serem também devolvidos pelo correio, cuidando para tenha a postagem de volta paga. As peças devem ser muito bem elaboradas, de forma a motivar os participantes a responder e os questionários não devem ser extensos. O índice de retorno é muito baixo.

Podem estar em lugares diferentes; Painel de Mensagem Um grupo de pessoas é selecionado e durante algum tempo respondem a diversos questionamentos. Podem estar em lugares diferentes; tem que concordar em participar do painel; e normalmente, são remuneradas por isso.

Entrevista Eletrônica Podem ser realizadas por email ou site. Repetem a mesma técnica da entrevista pelo correio ou painel de mensagem.

Pesquisa em Meio Digital Com a chegada da Internet passou-se a realizar pesquisas utilizando essa ferramenta. Além das pesquisas contidas em sites ou pesquisas enviadas por email, alguns sites oferecem a possibilidade de elaboração de pesquisas quantitativas, encarregando-se, além das “entrevistas”, da tabulação e relatórios.

Pesquisa em Meio Digital Vamos estudar e avaliar o aplicativo “Survey Monkey” que está entre os mais utilizados no mercado. Vamos acessar www.surveymonkey.com

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