Gestão da Cadeia de Suprimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalho em Grupo Logística
Advertisements

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 Prof º Marcello Utiyama. 2 ABORDAGENS Terceirização Single Sourcing x Multi Sourcing Estratégia de Suprimentos NOVO RELACIONAMENTO COM OS FORNECEDORES.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
A Tecnologia de Informação passou a ser um fator crítico para os negócios das organizações; Gerenciar com qualidade e agilidade os serviços prestados.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
Reposição Contínua (CR) Carolina Campos Fernanda quadros Gabriela Machado Pedro Henrique de oliveira.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Apoio Empresariais Sistemas Colaborativos Sistemas de Processamento de Transação Aplicativos Empresariais.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
DIAS DE AULA 11/08- 17/08 18/08- 24/08 25/08- 31/08 01/09- 08/09- 14/09 15/09- 21/09 22/09- 28/09 29/09- 05/10 06/10- 19/10 20/10- 26/10 27/10- 09/11-
Gestão Integrada.
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Disciplina: Sistemas de Informação
UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES - NITERÓI
Prof. José Paulo Hernandes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
Gestão de processo Dutra 2017.
BIBLIOTECA ITIL V3 Uma fonte de boas práticas no Gerenciamento de Serviço; Padrão de mercado Guia de boas práticas aplicável a todos os tipos de Organizações.
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Sistemas de Informação EM MARKETING
Supply Chain Management
Fusões e Aquisições.
Estratégia no Nível de Negócios
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Administração de Marketing
LOGISTICA CONCEITO ORIGENS.
Tópicos Contemporâneos de Contabilidade
Gestão da Logística de Distribuição 5º Período
Gestão da Cadeia de Suprimentos
APLICATIVOS CORPORATIVOS
Ferramentas de comunicação
DRP – DISTRIBUTION RESOURCES PLANNING
Linx Analytics.
Gestão Estratégica de Operações
A Importância das TIC na Restauração
Aula 08: Ambiente do Suprimento
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Logística e Gerenciamento da
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Capacidade. Um bom equilíbrio entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e resultar em clientes satisfeitos.
Software para Gestão Empresarial
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE VALOR.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Software para Gestão Empresarial
Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período
Transcrição da apresentação:

Gestão da Cadeia de Suprimentos 3º período

Logística Integrada Um dos pilares da moderna logística é Logística Integrada. Nesse conceito as funções logísticas deixam de ser vistas de forma isolada e passam a ser vistas como componente operacional da estratégia de marketing; O conceito de logística integrada tem sua base em dois pilares centrais: nível de serviço e custo total; Segundo Fleury et al. na definição contemporânea de Logística Integrada, “a Logística deveria ser vista como um instrumento de marketing, uma ferramenta gerencial, capaz de agregar valor por meio dos serviços prestados”.

ECR - Efficient Consumer Response A tecnologia da informação e a inovação tecnológica tornam possível um futuro no qual a cadeia de suprimentos possa ser realmente integrada. Nunca se falou tanto em atender às exigências dos consumidores como tem acontecido ultimamente. Por outro lado, os consumidores nunca foram tão exigentes. Novos conceitos estão sendo criados e empregados com êxito. A visão desenvolvida pelo ECR ( Efficient Consumer Response), conceito de Resposta Eficiente às Demandas do Consumidor. Ainda que sua lógica pareça simples, a sua implantação é rigorosamente complexa, pois implica mudanças radicais de cultura, relacionamentos e forma de administrar os negócios.

ECR - Efficient Consumer Response O ECR corresponde à execução conjunta e sincronizada das atividades desenvolvidas pelas organizações, cuja finalidade principal é responder eficientemente às necessidades dos consumidores. Essa integração implica a cooperação entre as diferentes operações, desde a obtenção de matéria-prima e a produção até a chegada dos produtos às gôndolas dos varejistas. O gerenciamento efetivo da cadeia de suprimentos deve considerar todos os aspectos fundamentais do processo, de tal forma que seja o mais ágil possível sem comprometer a qualidade ou a satisfação do cliente, mantendo ainda o custo total competitivo. A decisões devem ser orientadas tanto para o curto prazo quanto para o longo prazo. Nesse sentido a aplicação da metodologia do S&OP - Planejamento Integrado de Vendas e Operações deve ser aplicado em sua essência.

ECR - Efficient Consumer Response Para conseguir implementar uma política de resposta eficiente ao consumidor a empresa precisa de instrumentos e estratégias que auxiliem no atingimento das metas. Essas estratégias podem se basear na aquisição de equipamentos de TI – Tecnologia da informação, e aplicação de Modelos de gestão com foco no cliente.

ECR - Efficient Consumer Response Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

TI - Sistema ERP – Conceito ERP é uma sigla derivado do nome - Enterprise Resource Planning em inglês. Traduzida é entendida como Planejamento dos Recursos da Organização. ERP: são softwares que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Em termos gerais, um sistema ERP é uma plataforma de softwares desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. O ERP possibilita um fluxo de informações único, contínuo e consistente.

Sistema ERP – Conceito O sistema é composto por módulos integrados entre si, a partir de uma base de dados única e não redundante, cada módulo contempla uma área da empresa e sua integração permite entender os processos que evolvem a operação do negócio, servindo de apoio à tomada de decisões de todos os setores e quebrando barreiras impostas pelas estruturas departamentais. O ERP controla a empresa, manuseando e processando suas informações. Todos os processos são documentados e contabilizados, permitindo maior controle sobre alguns pontos vulneráveis do negócio, como a administração de custos, controle fiscal e estoques. A adoção desses sistemas põe fim aos vários sistemas que funcionavam de forma isolada na empresa, com informações redundantes e não confiáveis

ECR - Efficient Consumer Response Tecnologia da informação + Modelos de gestão = Resposta Eficiente ao Consumidor

MG - Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment (CPFR) Conhecido como CPFR sigla resultante de Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment, que traduzido seria Planejamento, Previsão e Reabastecimento Colaborativo. É uma metodologia de gestão que consiste na troca de informações levada a última consequência. Normalmente, é um relacionamento fornecedor-cliente envolvendo duas empresas (B2B)*, onde circula livremente a informação. Ou seja, o cliente abre ao fornecedor suas próprias projeções de vendas e seus estoques, com elevada frequência (diária, no mínimo). Com base nesse fluxo intenso de informações os processos de reposição são alinhados para minimizar os estoques na cadeia e manter um elevado nível de serviço ao consumidor final, com ruptura ( falta de produto) mínima. * Business-to-business / de empresa para empresa

Collaborative Planning, Forecasting, and Replenishment (CPFR) Essa estimativa vai direcionar os planos de produção e de abastecimento, eliminando distorções que possam ocorrer no processo. O principais objetivos são: Aumentar a disponibilidade de estoques; Melhorar o nível de serviço ao cliente; Aumentar as vendas e as margens de lucro; Melhorar a comunicação entre as partes envolvidas; Reduzir os níveis de estoque.