“Qualquer tolo é capaz de se manter dentro de uma orçamento, mas em toda minha vida só encontrei alguns administradores capazes de fazer um orçamento dentro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Especialização em Gestão Pública
Advertisements

Curso de Especialização em Avaliação da Gestão Pública Disciplina: Planejamento Governamental e Orçamento Público Curso de Especialização em Avaliação.
ORÇAMENTO PÚBLICO 1ª Parte
Teorias – Gasto Público
ROCHA, Arlindo Carvalho
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
“Qualquer tolo é capaz de se manter dentro de uma orçamento, mas em toda minha vida só encontrei alguns administradores capazes de fazer um orçamento dentro.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
O PAPEL DO LEGISLATIVO NO PROCESSO ORÇAMENTÁRIO
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
Ciclo de Planejamento PPA.
Orçamento Tradicional:
ORIGEM E EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ORÇAMENTO PÚBLICO
Diretrizes Orçamentárias INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
RESUMO DA AULA ANTERIOR
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
Orçamento governamental
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias
Economia Pública Aula 8a
Princípios Orçamentários
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Lei orçamentária anual - loa
ORÇAMENTO PÚBLICO ORIGEM E EVOLUÇÃO.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Finanças e Planejamento Público Ementa. PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO 1.Fundamentos e princípios orçamentários 2.Aspectos constitucionais do orçamento.
1 COMPREENDENDO [COOMPREENDENDO O ORÇAMENTO PÚBLICO] O orçamento público é o contrato de tudo aquilo que o governo.
7.7 Leis Orçamentárias O plano Plurianual PPA art. 165 I, § 1º CF Instrumento vigência Longo prazo Vigência – União, Estados, Distrito.
Transcrição da apresentação:

“Qualquer tolo é capaz de se manter dentro de uma orçamento, mas em toda minha vida só encontrei alguns administradores capazes de fazer um orçamento dentro do qual valha a pena agente se manter”. Nicholas Dreystadt

Curso de Especialização em Gestão Pública Disciplina: Elaboração e Execução dos Orçamentos Cilair Rodrigues de Abreu Analista de Planejamento e Orçamento SPOA / MDA

Programa: Fundamentos dos orçamentos públicos; Base Conceitual e legal do orçamento; Os aspectos legais do orçamento; Organização do orçamento Anual; Macroetapas do orçamento; A execução orçamentária; Estágios da execução da despesa; Controle interno e externo.

Pacto de Convivência Horários; Responsabilidades; Respeito mútuo e às diferenças; Profissionalismo.

Avaliação Grupos de 3 pessoas; Apresentação escrita e oral; Datas: Trabalho escrito dia 21/03 Apresentação oral dia 22/03

Breve nota histórica Carta Magna (Embrião do Orçamento público) Inglaterra 1217, Rei João Sem Terra; Limita a possibilidade de tributar e solicitar auxílios para a Coroa; Situações: Resgate do Rei; Fazer seu Primogênito cavaleiro; Casar a filha mais velha um vez; Obs. Os auxílios deveriam ser razoáveis.

Conflitos entre contribuintes e Coroa Petition of rights Sec. XVII, luta armada, terminando com o Rei Carlos I preso e decapitado; Ratificação da Carta Magna: O tributo só é legítimo se aprovado pelo Parlamento. Revolução Glorioso (1689): O Bill of Rights Separou finanças do Reino (Estado) das da Coroa.

Orçamento Moderno Fundo consolidado (1787) – Relatório publicado anualmente contendo impostos que custeavam as despesas de caráter permanente. Fixão de receita e despesas -1822 o Chanceler passa a apresentar ao Parlamento uma exposição que fixava a receita e a despesa; O Executivo como responsável pela finanças públicas - Na mesma época foi estabelecido que a iniciativa para propor despesa e tributo cabia à Coroa.

Na França Revolução Francesa (1789) Princípio do consentimento popular; Lei financeira anual (1815), não detalhava as dotações; Orçamento Complexo (1831); Ajudou a consolidar os princípios orçamentários: Anualidade; Votação antes do início do exercício; Universalidade; Não afetação das receitas.

Nos Estados Unidos Revolução Americana (1776); Abundância de recursos e uma pequena estrutura de estado; Início do Sec. XX os deficits tornam-se freqüentes; 1912 A Comissão Tafl propõe programa administrativo ao Congresso; 1921 Budget and Accounting Act introduz a contabilidade de custo no orçamento; Introdução do orçamento de desempenho no pós-geuerra;

Performace budget (orçamento de desempenho): Elaboração; Aprovação; Execução; Controle. Orçamento baseado em: Funções Atividades Projetos

PPBS – Planning, Programming and Budgeting System Aproximação das técnicas de Planejamento e Oçamento Orçamento Planejamento Gestão PPBS – Planning, Programming and Budgeting System “Uma vida melhor a cada americano, Ao menor custo”

Orçamento Base Zero - OBZ Concebido no início dos anos 70 nas organizações privadas (Texas Instruments); Em 1973 o então Governador da Georgia, Jimmy Carte o adotou; Na presidência Carte continou a divulgá-lo em nível Federal

Congressual Budgetary And Impoundment Control Act de 1974 Aperfeiçoamento da participação dos congressistas: Priorizações de gastos; Financiamentos; Impostos. Obs. Limita o poder do Presidente.

O Orçamento nas constituições Brasileiras Constituição de 1824 (Artigo 172): Ao executivo cabia a elaboração do Orçamento; À assembléia Geral (Congresso) a aprovação e iniciativa das leis sobre impostos; Ao Tesouro cabia a consolidação do balanço geral de receitas e despesas do ano anterior e proposta para o futuro.

Constituição de 1891(artigos esparsos): Elaboração passou a ser privativa do Congresso; Introção da função controle (TCU); Estados e Municípios passaram a ter autonomia. 1922 Foi aprovado o Código de Contabilidade da União: Possibilitou a organização procedimentos orçamentário, Financeiros, contábeis e patrimoniais.

Constituição de 1934 (uma seção): A elaboração voltou a ser competência do Executivo; Ao Congresso cabia a votação e controle de contas, com auxílio do TCU. Não havia limitação do Congresso emendar o Orçamento (co-participação).

Constituição de 1937 (um Capítulo): A elaboração era elaborada por um Departamento Administrativo da Presidência da República; A Câmara e o Conselho Federal votavam; Em 1939 a autonomia de estados e municípios foi transferida para a Presidência; O Departamento Administrativo passa a elaborar e fiscalizar os orçamentos de estados e municípios.

Constituição de 1946: A elaboração era competência do Executivo; Ao Congresso cabia a votação e controle de contas, Evidenciava de forma mais clara o papel do TCU; O Congresso podia emendar o Orçamento; Introduziu dispositivos constitucionais que consagravam os princípios: Unidade, Universalidade, Exclusividade e Especialização.

Constituição de 1967 (oito artigos): Foi retirada a prerrogativas do Legislativo de iniciativa de emendas ao projeto de Lei Orçamentária; A Ação fiscalizadora também foi reduzida.

Constituição de 1988 (Um capítulo): Devolve as prerrorgativas perdidas no período autoritário; Explicita os princípios orçamentários; Fixa os marcos legais da gestão pública.

Lei de Responsabilidade Fiscal Constituição Federal INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PPA - Plano Plurianual Conteúdo LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias Vigência LOA - Lei Orçamentária Anual Prazos Lei de Responsabilidade Fiscal Cria vínculos específicos entre PPA, LDO e LOA. LOA compatível com o PPA e LDO Despesa adequada à LOA e compatível com PPA e LDO

A Evolução Conceitual do Orçamento Público Orçamento Tradicional Principal função: controle político; Linguagem contábil; Organização por unidades administrativa, por objeto ou item de despesa ( pessoal, material etc)

Orçamento Moderno Principal função: Instrumento de administração; Linguagem convergente entre Planejamento e orçamento; Ênfase no objetivo do gasto e seu impacto na sociedade (realizações).

Elementos essenciais: Orçamento Programa Elementos essenciais: Objetivos e propósitos perseguidos com os recursos; Os programas são instrumentos do esforço governamental na concretização dos objetivos; Mensuração dos custos para se alcançar os resultados; Quantificação do desempenho.

Orçamento Programa Objetivo Programa Medida de desempenho Pruduto final Custos

Orçamento Base Zero - OBZ É um fundamento de Programação; A cada ano deve-se justificar os recursos pleiteados; Pacote de decisões: alternativas; Hierarquia de prioridades: cortar tudo de um pouco ao invés de cortar um pouco de tudo.

Curso de Especialização em Gestão Pública Disciplina: Elaboração e Execução dos Orçamentos Cilair Rodrigues de Abreu Analista de Planejamento e Orçamento SPOA / MDA