Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
The development of green logistics for implementation sustainable development strategy in companies O desenvolvimento da logística verde para a implementação.
AS EMPRESAS BRASILEIRAS SÃO CRIADORAS DE VALOR? ALEXANDRE ASSAF NETO
Nome da Empresa APRESENTAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS.
Um novo tempo desponta... Os últimos anos têm trazido grandes desafios a todas as empresas, demandando atenção e esforços especiais para a capacitação.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Apresentação do plano de negócios
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
Administração Corporativa
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PDISO(Pesquisa em Integridade, Sustentabilidade e Otimização)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Missão Atual Proposta Inicial Nova Proposta
Administração Estratégica
Prof. José Paulo Hernandes
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Frank Boons; Florian Lüdeke-Freund
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Balanced Scorecard e Estratégia
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Estratégia em Corporações Multinacionais
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Criar vantagem competitiva sustentada
Fusões e Aquisições.
Roteiro de Planejamento Estratégico
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Professor Norival Carvalho Cunha
Modelo de Planejamento Estratégico
Professor Norival Carvalho Cunha
VUCA and Transient Advantage
Estratégia Internacional
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Instrumentos Utilizados
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
Treinamento.
Professor Douglas Pereira da Silva
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Estratégica de Operações
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Logística e Gerenciamento da
Planejamento Tático (continuação do planejamento tático do HRPA)
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
INICIATIVAS DO SEBRAE NA CADEIA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
Planejamento Estratégico DAMOL
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE VALOR.
Planejamento estratégico
Apresentação de plano de negócios
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica de Operações
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Análise de Demandas Regionais
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
MODELO MCKINSEY ou GENERAL ELECTRIC
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior Estratégia e Criação de Valor Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior

O CONCEITO DE ESTRATÉGIA ESTRATÉGIA é a arte de criar e capturar valor no mercado... ESTRATÉGIA é conquistar uma posição que cria um diferencial sustentável . “...desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente...” Porter, 1996.

O QUE É ESTRATÉGIA? É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis... Por meio de um conjunto de decisões integrativas e coerentes... Definindo e comunicando: a visão da empresa em termos dos objetivos a longo prazo, os negócios em que a empresa está ou deveria estar atuando, os programas de ação e recursos disponíveis ou mobilizáveis.. Visando a criação de valor para os grupos de interesse da empresa (stakeholders).

A CRIAÇÃO DE VALOR PARA OS STAKEHOLDERS O melhor lugar para se trabalhar A melhor oferta O maior retorno sobre o investimento A Criação de Valor Proprietários Outros... Empregados Clientes Sociedade A empresa socialmente responsável A empresa ecologicamente correta Parceiros, etc. Órgãos Reguladores

A ORIGEM DO VALOR CRIADO A CRIAÇÃO DE VALOR PROVÉM: 1 – da estrutura do setor econômico (Industry); 2 – das características próprias da empresa.

A LUCRATIVIDADE DE SETORES-CHAVE NOS EUA INDÚSTRIA Retorno / Patrimônio Líquido(1990-2000) Farmacêutica 19,39% Alimentação 13,85% Cigarros 18,60% Impressão e produtos relacionados 10,16% Equipamentos eletricos e eletrônicos 10,00% Papel e celulose 8,47% Varejo 8,37% Petroleo e produtos de carvão 7,88% Textil 7,25% Veiculos motorizados e equipamentos 2,61% Ferro e aço 1,30% Transporte Aéreo (2,84%)

DIFERENÇAS DE RETORNO ENTRE EMPRESAS (Retorno histórico sobre lucro líquido 1990-2000) CISCO 32% Bethleem Steel (-18%) Merck SD 24% Oracle 24% USX Steel 2% Pfizer 18% SAP 18% NUCOR 12% Am. Cyanam 2%

DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ATRATIVIDADE DO SETOR Rentabilidade potencial Crescimento esperado Oportunidades/ameaças VANTAGEM COMPETITIVA DA EMPRESA Participação no mercado Competências diferenciais Forças/fraquezas

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VISÃO ALOCAÇÃO DE RECURSOS GESTÃO DAS MUDANÇAS ANÁLISE EXTERNA Análise dos setores Estratégias genéricas ANÁLISE INTERNA Análise das competências Gestão das competências Quais setores? Qual posição? Quais valores? Quais objetivos? Qual ambição compartilhada?

AS QUESTÕES-CHAVE DA VANTAGEM COMPETITIVA Compreender o ambiente do setor (indústria) e posicionar-se utilizando as forças do ambiente em seu favor. Análise do setor(riscos e oportunidades). Posicionamento competitivo. Entender as forças e fraquezas internas e as competências e recursos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes. Quais recursos e capacidades em que estamos bem colocados face aos concorrentes? E vice-versa. Como podemos alavancar as nossas forças para criar e capturar valor?

AS QUESTÕES-CHAVE DA VANTAGEM COMPETITIVA Como assegurar a sustentabilidade futura do modelo de negócios? Quais os desafios futuros para a criação e captura de valor ? Que novas competências e recursos são necessários? Como elas deverão se integrar ao modelo de negócios, de organização e de operações da empresa? 4. Quanto tempo você pode sustentar uma vantagem competitiva? Antecipar-se às tendências do mercado na construção e na captura de valor. Alavancar os recursos e competências e construir novas. Aprendizagem estratégica.

O MODELO DE NEGÓCIO (Business Model) O modelo de negócio caracteriza a empresa ou um sub- conjunto de negócio dentro da empresa: Uma proposta de valor atrativa para o cliente. Uma posição estratégica sustentável, frente a seus concorrentes. Um conjunto de recursos e competências diferenciadoras em relação à concorrência. Uma configuração da cadeia de valor da empresa dentro da cadeia produtiva (dentro do business system amplo). Um modo de distribuição do valor criado entre os stakeholders e de apropriação de valor pela empresa. Uma estrutura específica dos ativos e dos custos.

DIMENSÕES DO MODELO DE NEGÓCIOS Proposta de valor Atividades Recursos e Competências Diferenciadores Posicionamento Estratégico Modelo de Negócios Criação, co-produção e captura de valor na cadeia produtiva Mercado Clientes Concorrentes Rede de Valor Ativos Estratégicos Missão/ Visão