Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende Metodologia para implementação de curso de graduação a distância usando aprendizagem ativa Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Cronograma de apresentação O Centro Universitário de Jaguariúna; O referencial teórico; O EaD no UniFAJ e o CST em Gestão de RH; A metodologia aplicada ao curso; Os resultados; A conclusão.
UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna 8 Campi (5 na UniFAJ; 2 na Faculdade Max Planck e 1 na FAAGROH 13 mil alunos Mais de 40 cursos de graduação Mais de 3.100 empresas conveniadas que oferecem estágio e oportunidades de emprego Mais de 1.600 colaboradores 140.000 exemplares em acervo Mais de 279.000 atendimentos à comunidade em 2016.
UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ - Campus I UniFAJ - Campus II UniFAJ – Campus III - Interclínicas
UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ – Campus III - Interclínicas UniFAJ – Campus IV - Hospital Veterinário
UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ – Campus V - CPAA
Faculdade Max Planck
Faculdade de Agronegócios de Holambra FAAGROH Faculdade de Agronegócios de Holambra
UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna Inspiração: Missão: Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida de seus alunos. Lema: Seu futuro na prática.
Referencial Teórico Aprendizagem Ativa; A evasão no EaD; O engajamento do estudante; O Design Thinking.
O EaD e o CTS em Gestão de RH 2012 Oferta de disciplinas a distância (20%) CST 2013 Oferta de disciplinas eletivas 2014 Credenciamento institucional em 2014 Autorização CST RH 2014 Nota 5 no MEC Capacitação docente; Cursos de reforço e recuperação; Integrativas eletrônicas.
Metodologia Aplicada ao Curso Curso on-line São 22 disciplinas (estudante escolhe até 3): Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle; 4 Projetos em grupo (presenciais): Encontros mensais; Design thinking, PBL, TBL, Peer Instruction; Geração de produto.
Metodologia Aplicada ao Curso Disciplinas Material impresso, digital; Fóruns; Atividades; PBL adaptado. Avaliações agendadas em datas de encontros presenciais
Metodologia Aplicada ao Curso Disciplinas PROJETO DE VIDA – Design Thinking (encontros mensais) Qual seu objetivo para daqui a 2 anos? Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 OBJETIVO
Metodologia Aplicada ao Curso PROJETO I Desenvolvimento de Produto (Núcleo I) PROJETO DE VIDA 1 2 3 PROJETO II (Núcleo II) PROJETO III (Núcleo III) Disciplinas
Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 1 - A DESCOBERTA: Eu tenho um desafio. Como abordá-lo?
Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 2 - INTERPRETAÇÃO: Eu aprendi algo. Como interpretar isso?
Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 3 - IDEAÇÃO: Vejo uma oportunidade. Como posso criar?
Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 4 - EXPERIMENTAÇÃO: Tenho uma ideia. Como concretizá-la?
Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 5 - EVOLUÇÃO: Experimentei algo novo. Como aprimorar meu projeto? Retornar ao problema a cada ciclo; Repensar, replanejar, refazer.
Resultados Projeto 2 – Pessoas e Grupos Estratégias para promoção de pessoas nas organizações
Resultados Projeto 3 – Práticas de RH Diagnóstico em empresa real e proposta de melhoria Estudante participa da reunião do conselho gestor para levantar as primeiras informações pra o diagnóstico.
Resultados Projeto 4 – Desenvolvimento Organizacional Vivenciar a implantação da melhoria proposta Orientação e planejamento da melhoria proposta
Resultados Depoimentos: "... Nós temos todo apoio dos professores, temos atividades diferenciadas em sala, temos o aprendizado também do empreendedorismo que me ajudou muito, além do apoio dos professores no projeto de vida e em projetos que vão fazer com que as pessoas tenham uma criatividade maior para desenvolver ações dentro de RH da sua empresa."
Resultados Depoimentos: "...já trabalhei na área e o conhecimento que venho adquirindo nesse curso é muito amplo, muito bom mesmo, não só para a vida profissional, mas pessoal também. Os professores estão praticamente 24 horas dando suporte. Sempre quando a gente precisa eles estão sempre à disposição. É um curso muito dinâmico, a gente troca muitas ideias com professores".
Resultados Engajamento; Competências extras: criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe; Aproximação com mercado de trabalho; Controle de evasão.
Perguntas?
Muito obrigado! Profa. Mylene Dias Rezende Prof. Sílvio Petroli Neto rh.ead@faj.br Prof. Sílvio Petroli Neto spetroli@faj.br