Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Uma Estratégia para o 1º Emprego Proposta BEST. Projectos - III Job Passport Passaporte para a Vida Activa Num ambiente descontraído, pretende-se proporcionar.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2017.
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS DA UNIVERSIDADE POSITIVO.
Reunião de Início do Semestre Letivo
PROJETO DE APERFEIÇOAMENTO TEÓRICO-PRÁTICO
AUTOAVALIAÇÃO.
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Núcleo UNIFESP 02/12/2016.
Angelita Marçal Flores
NÚCLEO DE TECNOLOGIA DOS ALUNOS COC
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ciências da INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO & COMPUTAÇÃO
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Professor Douglas Pereira da Silva
Reunião GPO 16/09/2013: Pauta Parabéns à Profa. Ana Carolina
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Professor Douglas Pereira da Silva
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Relatório de Autoavaliação Institucional
Trabalho de Conclusão de Curso
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Metodologia do Ensino de Física I
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Intencionalidade pedagógica no uso de mídias digitais em cursos de graduação virtuais: videoaulas, materiais de apoio e perguntas e respostas Édison Trombeta.
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
I Encontro de Licenciaturas da
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Metodologias ativas e a sua aplicação na Educação à Distância: uma análise da produção do Congresso Internacional ABED (TC 174) RODRIGO DE CÁSSIO DA SILVA;
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
Nome: Amanda Lombardi Cargo: Supervisora de RH Setor: Recursos Humanos
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Valéria Ribeiro Collato
Coordenador do Projeto:
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
VIII Fórum Institucional de Ensino
Nome ou título do caso Nome da Organização.
Orientações de estágio
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Metodologia do Ensino de Física I
Transcrição da apresentação:

Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende Metodologia para implementação de curso de graduação a distância usando aprendizagem ativa Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende

Cronograma de apresentação O Centro Universitário de Jaguariúna; O referencial teórico; O EaD no UniFAJ e o CST em Gestão de RH; A metodologia aplicada ao curso; Os resultados; A conclusão.

UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna 8 Campi (5 na UniFAJ; 2 na Faculdade Max Planck e 1 na FAAGROH 13 mil alunos Mais de 40 cursos de graduação Mais de 3.100 empresas conveniadas que oferecem estágio e oportunidades de emprego Mais de 1.600 colaboradores 140.000 exemplares em acervo Mais de 279.000 atendimentos à comunidade em 2016.

UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ - Campus I UniFAJ - Campus II UniFAJ – Campus III - Interclínicas

UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ – Campus III - Interclínicas UniFAJ – Campus IV - Hospital Veterinário

UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna UniFAJ – Campus V - CPAA

Faculdade Max Planck

Faculdade de Agronegócios de Holambra FAAGROH Faculdade de Agronegócios de Holambra

UniFAJ – Centro Universitário de Jaguariúna Inspiração: Missão: Promover a educação socialmente responsável, com alto grau de qualidade, propiciando o desenvolvimento dos projetos de vida de seus alunos. Lema: Seu futuro na prática.

Referencial Teórico Aprendizagem Ativa; A evasão no EaD; O engajamento do estudante; O Design Thinking.

O EaD e o CTS em Gestão de RH 2012 Oferta de disciplinas a distância (20%) CST 2013 Oferta de disciplinas eletivas 2014 Credenciamento institucional em 2014 Autorização CST RH 2014 Nota 5 no MEC Capacitação docente; Cursos de reforço e recuperação; Integrativas eletrônicas.

Metodologia Aplicada ao Curso Curso on-line São 22 disciplinas (estudante escolhe até 3): Ambiente Virtual de Aprendizagem: Moodle; 4 Projetos em grupo (presenciais): Encontros mensais; Design thinking, PBL, TBL, Peer Instruction; Geração de produto.

Metodologia Aplicada ao Curso Disciplinas Material impresso, digital; Fóruns; Atividades; PBL adaptado. Avaliações agendadas em datas de encontros presenciais

Metodologia Aplicada ao Curso Disciplinas PROJETO DE VIDA – Design Thinking (encontros mensais) Qual seu objetivo para daqui a 2 anos? Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 OBJETIVO

Metodologia Aplicada ao Curso PROJETO I Desenvolvimento de Produto (Núcleo I) PROJETO DE VIDA 1 2 3 PROJETO II (Núcleo II) PROJETO III (Núcleo III) Disciplinas

Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 1 - A DESCOBERTA: Eu tenho um desafio. Como abordá-lo?

Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 2 - INTERPRETAÇÃO: Eu aprendi algo. Como interpretar isso?

Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 3 - IDEAÇÃO: Vejo uma oportunidade. Como posso criar?

Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 4 - EXPERIMENTAÇÃO: Tenho uma ideia. Como concretizá-la?

Resultados Projeto 1 – O projeto de Vida - 5 fases: Fase 5 - EVOLUÇÃO: Experimentei algo novo. Como aprimorar meu projeto? Retornar ao problema a cada ciclo; Repensar, replanejar, refazer.

Resultados Projeto 2 – Pessoas e Grupos Estratégias para promoção de pessoas nas organizações

Resultados Projeto 3 – Práticas de RH Diagnóstico em empresa real e proposta de melhoria Estudante participa da reunião do conselho gestor para levantar as primeiras informações pra o diagnóstico.

Resultados Projeto 4 – Desenvolvimento Organizacional Vivenciar a implantação da melhoria proposta Orientação e planejamento da melhoria proposta

Resultados Depoimentos: "... Nós temos todo apoio dos professores, temos atividades diferenciadas em sala, temos o aprendizado também do empreendedorismo que me ajudou muito, além do apoio dos professores no projeto de vida e em projetos que vão fazer com que as pessoas tenham uma criatividade maior para desenvolver ações dentro de RH da sua empresa."

Resultados Depoimentos: "...já trabalhei na área e o conhecimento que venho adquirindo nesse curso é muito amplo, muito bom mesmo, não só para a vida profissional, mas pessoal também. Os professores estão praticamente 24 horas dando suporte. Sempre quando a gente precisa eles estão sempre à disposição. É um curso muito dinâmico, a gente troca muitas ideias com professores".

Resultados Engajamento; Competências extras: criatividade, pró-atividade, trabalho em equipe; Aproximação com mercado de trabalho; Controle de evasão.

Perguntas?

Muito obrigado! Profa. Mylene Dias Rezende Prof. Sílvio Petroli Neto rh.ead@faj.br Prof. Sílvio Petroli Neto spetroli@faj.br