Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
Advertisements

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP II Seminário Institucional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Administração.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Farmacologia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração.
17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Letras Conceito na.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Zootecnia Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Programa de Pós-graduação em Meteorologia Departamento de Física / CCNE Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 2008 Simone E. Teleginski Ferraz.
UFSM 17 e 18 de setembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agrobiologia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Centro: CIÊNCIAS RURAIS.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Prof. José Fernando Schlosser Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Zootecnia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Distúrbios da.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Informática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Matemática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PPG em Ciência do Solo conceito na CAPES: 5 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito na Capes: 5 Início do Curso:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
17 e 18 de novembro de 2011 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Química Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
Transcrição da apresentação:

Novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento - PRPGP - UFSM Filosofia (PPGFil) Conceito Capes: M 5 e D 4 Início dos Cursos: Mestrado: 1973 Doutorado: 2011 Apresentador(a): Prof. Noeli Dutra Rossatto Prof. Ricardo Bins di Napoli Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

LINHAS DE PESQUISA 1. Linguagem e justificação 2. Fenomenologia e compreensão 3. Ética normativa e metaética

Pontos fortes do Programa Tradição do programa Docentes formados no exterior Consolidação das Linhas de Pesquisa Licenciatura entre as melhores do país (ENEM) Renovação do Quadro de Professores (REUNI) Avaliação Triênio ( ) e APCN aprovado: Minter, Procad, Bacharelado (4 + 4 novos professores) Docentes com excelente formação; Docentes ensinam e orientam na graduação Publicações qualificadas: Artigos: 2 A1; 5 A2; 17 B1 = 2270 pontos; Livros e Cap. Livros = 1107 pontos. Tempo de formação e bolsistas titulados: bem inferior à média Infra-estrutura: novas instalações amplas e confortáveis

Pontos fracos do Programa Superado: Perspectiva vertical – Doutorado (criado 2010) Dispersão no interior das Linhas (Muito Bom) Melhorar biblioteca (Muito bom) Continua: Inserção no exterior como grupo Melhorar acervo bibliográfico Avaliação trienal: número de t-d x docentes (Bom). Qualidade das dissertações (Bom) Produção técnica, patentes (?) e outros (Bom) Inserção social: 1) regional e nacional; 2) outros programas (Bom)

METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Criar Curso de Doutorado Encaminhado apoio docente CAPES 1 alcançada 2. Aumentar n. discentes Iniciação científica Poucas bolsas (aumentou) Recursos centralizados 2 bem avaliado 3. Divulgar Folder Cartaz Não há 3 página 4. Integrar os discentes Eventos Recursos Recursos Agências 4 insistir 5. Intercâmbio discentes DoutoradoNão há Doutorado não Aprovado 3 em curso 6. Convênios Internacionalização Doutoradonão há Deficiência da Área 5 em curso

METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Internacionalização Grupos de PesquisadoutoradofinanciamentosÁrea com problema 5 2. Aumentar pós-doutoresProgramação andando acomodaçãoSubstituições 4 3. Interação docente gruposAutorias x grupo é deficiência da Área Fil vagas docentes REUNIa preencher (4) profissionais Mercado 2 5. Participar em eventos e grupos externos Entrou recursos do CCSH recursos (passagens, diárias) 3 DP

METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças Externas Prioridad e 1 a 5 1. Reforçar Grupos de Pesquisa alcançada Poucos recursos (aumentou) Não há 1 2. Projetos de Pesquisa nos Centros RedefinirCursos, Deptos. Poucos PPGs (superada) 3 3. Envolver mais discentes Cursos Novos (Bacharelado – 2008; e Doutorado ) Motivação e qualificação discente Mercado na área (concursos, remuneração) Número de projetos de pesquisa

METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Produção docente Muito boa manterNão inserção dos novos docentes Redefinição dos critérios da Área Fil Produção discente Boa Aumentar (em curso) Autoria conjunta indefinição da área 1 3. Produção técnica Boa melhorar lattes mal preenchido redefinir (e ou substituir) o que é Patente ??? Art 17; L.3; CL; 20 Anais C. 4; Trad. 3 Trabalhos completos em periódicos

METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação DOUTORADO (início) MESTRADO (Triênio País: 921 def.; 39 PPGs) 10 Número de discentes matriculados em cada ano 23 (+25) 18 (+25) 2630 Número de titulados em cada ano = DOUTORADO Número de discentes matriculados em cada ano Número de titulados em cada ano MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1. Aumentar número discentes Formação Divulgação Bacharelado Doutorado (em curso) Discentes não qualificados Outros programas 2 2. Cuidar da qualidade das dissertações em curso Tempo curto de formação do discente critérios da Área Fil. (?) 1

EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos 60 Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 30 Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 15 Demais destinos relevantes dos egressos 15

EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA O espaço físico é satisfatório (concorda com av. trienal) Os professores são qualificados (concorda com av. trienal) Participação em eventos e Grupos de Estudos (em curso) Há intercâmbio entre as Linhas de Pesquisa (melhorou) Mais disciplinas por linhas (em curso) Uma Revista para os alunos (Área não recomenda) Núcleos de Pesquisa por linha (artigos, traduções) (em curso). Uma biblioteca ampla (em curso)

METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Biblioteca em curso não há 1 2. Aquisição de livros em curso (REUNI) redução de recursos mudança de rubrica 2 3. Renovação de equipamentos Novos projetos (é barato fazer Filosofia) recursosPrioridade para outras áreas 4 4. Mais projetosalguns em curso apoioconcorrência 5 5. Redes (www) (conferências, defesas, aulas) Linha de transmissão Conexões nas salas de aula CCSH (?) CPD (?) 3

METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidadeAmeaças internas Ameaças externas Prioridade 1 a 5 1.Eventos manterrecursosfinanciamento 4 2. Formação continuada Doutorado Não háAprovação do APCN (2010) 0 3. regional-nacionalem curso EAD – especialização Educação básica (?) não háValidade para a área 2 4. intercâmbio com outros programas; em curso Participar em editais (casadinho) Aproximar de outras áreas não há recursos 1 5. convênios internacionais em curso (graduação já há) Não háDeficiência da Área Fil. 3

CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS Criação do Curso de Doutorado (alcançada) construção da Biblioteca de Humanidades (em curso; acervo bibliográfico) 1 – Proposta Programa: direcionar para a internacionalização (desafio) 2 – Corpo Docente: Continuar com a formação de grupos de pesquisa 3 – Atividades de Pesquisa: incentivar a integração e associação com outros programas e áreas 4 – Produção Intelectual: manter produção docente, incentivar a produção discente e melhorar a produção técnica 5 – Atividade de Formação: cuidar a qualidade das dissertações 6 – Egressos: fazer banco de dados 7 – Satisfação interna: incentivar Núcleos de Pesquisa e a produção 8 – Infra-estrutura: bibliografia e redes de acesso PRINCIPAIS METAS