Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Métodos gerais de análise
Advertisements

Professora: Emanuelle Grace
Lipidios Lipídios.
Lipídios e carboidratos
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Lipídios.
Lipídios.
Lipídios.
Lipídeos Estrutura e metabolismo Para consulta: Visão Bioquímica.
Colégio Marista Conceição A química da Célula
Introdução a bioquímica Profa. Rosilene Linhares Dutra BIO-QUIMICA Professora Rosi Bio-quimica.blogspot.com Professora Rosi Bio-quimica.blogspot.com.
Composição Química da Célula.  Alimentos ricos em energia.  Cereais (arroz, aveia, trigo)  Raízes e tubérculos (cenoura, beterraba)  Leguminosas.
Trabalho de Quimica Prof°:Cirlene Alunas:Thais n°44 e Mariane n°:26.
METABOLISMO BÁSICO E ORIGEM DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS
É o conjunto de compostos que apresentam propriedades QUÍMICAS SEMELHANTES. Essa semelhança é identificada nas fórmulas através de um GRUPO FUNCIONAL.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
ACADÊMICOS: DIEGO STANLEY ANDRESSA MARILENE LIRA CARDENE ANDRADE VALBER VELOSO Profª Leticia Noleto Bioquímica.
Água e Sais Minerais Módulo 3 Bio II Claudio Paris – 23/02/2011.
Introdução a bioquímica Profa. Rosilene Linhares Dutra BIO-QUIMICA Professora Rosi Bio-quimica.blogspot.com.
Bioquímica Proteínas. Aminoácidos Compostos orgânicos que apresentam um grupo amina e um grupo ácido carboxílico na mesma molécula.
FUNDAMENTOS Professor Cris Oliveira Caderno 1 » Capítulo 3.
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO..
É organizado, nas células, em seqüências de múltiplos passos - VIAS
Lipídeos.
EM240 ESTRUTURA E PROPRIEDADE DOS MATERIAS MATERIAIS POLIMÉRICOS POLÍMEROS CONCEITO Macromoléculas constituídas de unidades repetitivas, ligadas através.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
BIOQUÍMICA CELULAR.
Características Gerais
Meio que a reação foi efetuada Resíduo de óleo de fritura
Características Gerais Dos Seres Vivos.
BROMATOLOGIA SEMINÁRIO SOBRE LIPÍDIOS. OBJETIVO Este seminário possui como objetivo, trazer as principais informações sobre os lipídios, para que possamos.
Bioquímica Metabólica
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Carboidratos Nutrientes mais abundantes; Fonte primária de energia;
ÁCIDO GRUPO: JOEL E EDUARDO DE JESUS
Introdução a Bioquímica
Paula Costallat Cantão
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Evolução do estudo da membrana celular
Disciplina: Bioquímica
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
O que você deve saber sobre
Como você avalia o desempenho da gelatina nesse artigo
É muito comum nos depararmos com o termo substância química em nosso cotidiano, no entanto, este termo é geralmente utilizado de forma pejorativa, como.
Cap. 1 – Características dos seres vivos
Bioquímica Celular Carboidratos, lipídios e proteínas Prof.: Cristina Lira.
) (UFPR/2017) As moléculas mais utilizadas pela maioria das células para os processos de conversão de energia.
Estrutura e Função dos Lipídios
Lipídios Metabolismo Gorduras
Carboidratos Prof. Marcelo Correa.
LIPÍDIOS COMPOSIÇÃO DE ALIMENTOS
Biologia Animal Profa. Jessyca Citadini
Aminoácidos.
O que você deve saber sobre POLÍMEROS E MACROMOLÉCULAS
O que você deve saber sobre
CARBOIDRATOS.
O que são cadeias carbônicas? Como o próprio nome já diz, cadeias carbônicas são ligações realizadas por carbonos que podem formar encadeamentos com outros.
Disciplina: Ciências Moleculares e Celulares Faculdade Anhanguera de Anápolis.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
1 PróximoVoltarInício LIPÍDIOS.
O que são gorduras insaturadas e saturadas? A diferença principal entre gordura “saturada” e “insaturada” está na estrutura molecular. Geralmente, à temperatura.
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO Prof.
LIPÍDEOS Maysa Costa Alves Mestre em Ciência dos Alimentos.
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
Composição Química das Forrageiras Forragens de alta qualidade, devem fornecer energia, proteína, minerais e vitaminas. A composição química é utilizada.
Lipídeos Profa. Valéria Terra Crexi 1 Q UÍMICA DE A LIMENTOS.
Transcrição da apresentação:

Lipídios A classe dos lipídios compreende uma grande variedade de moléculas que não apresentam uma única estrutura geral, mas que possuem uma propriedade física comum: são pouco solúveis ou insolúveis em água e solúveis na grande maioria dos solventes orgânicos.

Lipídios Apesar de não possuírem uma estrutura química geral definida, a grande maioria dos lipídios possui um ou mais ácidos graxos compondo sua estrutura. Desta forma podemos englobá-los em quatro grandes classes se levarmos em conta sua estrutura química: lipídios contendo ácidos graxos em sua estrutura, esteróides, vitaminas lipossolúveis e terpenóides.

Lipídios Os lipídios apresentam funções biológicas bem diversificadas. De acordo com a função que exercem eles podem ser classificados em: lipídios de reserva e de proteção, de membrana, hormônios e vitaminas. No entanto, embora presentes em pequenas quantidades, alguns lipídios desempenham muitas outras funções cruciais nos organismos vivos como cofatores enzimáticos, transportadores de elétrons, pigmentos que absorvem radiações luminosas, entre outras.

Triacilgliceróis: Óleo ou gordura Lipídios Triacilgliceróis  estrutura e função Óleos vegetais e gorduras de origem animal. Óleos: líquidos à temperatura ambiente Gorduras: sólidos à temperatura ambiente Hidrólise de um óleo ou gordura produz uma mistura de ácidos graxos. Glicerol Ácidos graxos Triacilgliceróis: Óleo ou gordura

Lipídios Lipídios Propriedades dos ácido graxos e triacilgliceróis!!!! Insaturados: possuem ligações duplas Cis e ponto de fusão baixos. Redução nas atrações decorrentes das forças de dispersão entre as moléculas. Saturados: Ponto de fusão altos. Atrações decorrentes das forças de dispersivas são grandes. O ponto de fusão aumenta com o aumento da massa molecular. Saturados: Ácido esteárico Insaturados: Ácido oleico Configurações cis das ligações duplas impõe uma curvatura rígida à cadeia de C que interfere no empacotamento do cristal, provocando uma redução nas atrações decorrentes das forças de dispersão entre as moléculas.

Número de duplas ligações Número de duplas ligações Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbônicas. Ácidos graxos comuns Ácidos graxos saturados Número de carbonos Número de carbonos Número de duplas ligações Número de duplas ligações Ponto de ebulição °C Ponto de ebulição °C Saturado Estrutura e nome Saturado Estrutura e nome Ácido láurico Ácido láurico Ácido mirístico Ácido palmítico Ácido esteárico Ácido araquídico

Número de duplas ligações Ácidos graxos são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbônicas. Ácidos graxos comuns Ácidos graxos insaturados Número de carbonos Número de duplas ligações Ponto de ebulição °C Insaturado Estrutura e nome 16:1 (Δ9) Ácido palmitoleico 18:1 (Δ9) Ácido oleico 18:2 (Δ9, 12) Ácido linoleico 20:4 (Δ5, 8, 11, 14) Ácido araquídônico

Lipídios Hidrogenação de triacilgliceróis As gorduras culinárias comerciais sólidas são preparadas através da hidrogenação parcial de óleos vegetais. Gordura insaturada Gordura saturada

Saponificação dos triacilgliceróis Hidrólise alcalina dos triacilgliceróis formando glicerol e uma mistura de ácidos carboxílicos de cadeia longa . Triacilgliceróis Glicerol “Sabão” de carboxilatos de sódio Triacilgliceróis Glicerol “Sabão” de carboxilatos de sódio

Saponificação dos triacilgliceróis “Sabão” de carboxilatos de sódio Micela

Saponificação dos triacilgliceróis Parte de uma micela de sabão mostrando sua interface com o meio polar Dispersão de um material hidrofóbico Detergentes sintéticos típicos

Fosfolipídios e Membranas Celulares Muitos fosfolipídios são derivados estruturalmente de um derivado do glicerol conhecido como ácido fosfatídico.

Fosfolipídios e Membranas Celulares Os fosfolipídios mais comuns são os fosfoglicerídios.

Fosfolipídios e Membranas Celulares Fosfatídeos: assemelham-se aos sabões e detergentes no sentido de que eles são moléculas contendo tanto grupo polares quanto apolares.

Fosfolipídios e Membranas Celulares Fosfatídeos  dupla camada lipídica São encontrados nas paredes celulares e membranas onde os fosfolipídios são normalmente encontrados associados com as proteínas e com os glicolipídios.

Fosfolipídios e Membranas Celulares Diagrama esquemático de uma membrana celular.

Esteróides São reguladores biológicos importantes. Os esteróides são derivados do seguinte sistema de anel peridrociclopentanofenantreno:

Esteróides Colesterol:

Esteróides Hormônios sexuais:

Esteróides Hormônios adrenocorticais: envolvidos na regulação de uma grande número de atividades biológicas  metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios; os balanços de água e eletrólitos; e reações a fenômenos alérgicos e inflamatórios.

Esteróides Vitamina D:

Esteróides Prostaglandinas:

Terpenos e Terpenóides Constituintes importantes dos ÓLEOS ESSENCIAIS:

Terpenos e Terpenóides Constituintes importantes dos ÓLEOS ESSENCIAIS:

Terpenos e Terpenóides

Terpenos e Terpenóides Tetraterpenos: