Proposta da Plataforma da Comida Saudável

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundo Constitucional de Financiamento do Norte - FNO Gestão e Aplicação dos Recursos Financeiros Valmir Pedro Rossi Presidente Audiência Pública da Comissão.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL & AGRICULTURA FAMILIAR. MINÉRIOSFLORESTAS A QUESTÃO AMBIENTAL ! ATÉ METADE DO SÉCULO XX PARECIA SER INFINITO Os Bens Naturais SOLO.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Conheça mais sobre o Instituto Ester Assumpção © Todos os direitos reservados.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
BNB Política de Atendimento ao Setor Rural Fortaleza, 04 de novembro de 2014.
1 Processo Participativo LOA 2015 Agosto/ Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento – CPPO Garantir a participação popular nos instrumentos.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Turismo Rural nos Municípios Brasileiros Turismo e a sua distribuição Rural Distribuição de Municípios Turísticos com Predominância Rural por Região.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Programa de prevenção de acidentes com máquinas Cooperação técnica entre o Cerest e a Faculdade de Medicina de Botucatu.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
ASSESSORAMENTO ATENDIMENTO EDUCACÃO
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
39ª Reunião Nacional da ANPEd
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Apresentação da Rede Povos da Mata
Economia Solidária no Brasil
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
IV Mostra Regional da Agricultura Familiar
INSTITUIÇÕES E PROFISSIONAIS:
Formação Sindical para a promoção do Trabalho Decente
Senge Estudante/Jovem
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
O conceito básico da Agenda 21
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
O QUE É O PEDAGOGO.
Apresentação de Resultados
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
Proposta da Plataforma da Comida Saudável
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
em Educação em Direitos Humanos
IV Conferência Estadual
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
Sobre o Projeto O Projeto Cultivando Sabores da Roça é uma iniciativa da UNICAFES PR que tem a proposta de valorizar a Agricultura Familiar, incentivar.
Proposta de Constituição de um Fundo Interamericano de Fomento ao Trabalho Decente Referência a experiência européia de constituição de um Fundo Social.
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

Proposta da Plataforma da Comida Saudável Fórum Regional das Entidades do Sudoeste do Paraná Outubro de 2016

Alimento como importante ator de reconstrução social da classe trabalhadora Esse tema é do interesse da população do campo e da cidade e se relaciona com o modelo de produção agropecuária, com a agroindústria, com a indústria, com o tipo de infraestrutura, com o sistema de distribuição e de consumo; Trata-se de rediscutir os objetivos da produção – tipos de produção – base tecnológica – relações no processo de produção – e, as relações entre a produção e consumo, através da reconstrução social dos mercados; Preço justo, saúde, valorização cultural, respeito ao meio ambiente e ao próximo;

Objetivos Proporcionar, a partir do debate da produção de alimentos sadios, possibilidades de mudanças nas condições de vida das pessoas, dentro de um modelo que possa irradiar-se, multiplicar-se, universalizar-se; Construir e estabelecer a articulação da classe trabalhadora do campo e da cidade; Promover a mobilização e proporcionar forte organização popular; Elevar o nível de consciência política e a unidade dos trabalhadores; Fazer enfrentamento à ofensiva do modelo “de morte” que apresenta o agronegócio;

Objetivos Exercer formas sustentáveis de produção e o exercício da distribuição direta e socialização; Envolver organicamente a agricultura familiar e camponesa, os assalariados e outros segmentos de trabalhadores; Contribuir na construção do projeto popular, a partir do Sudoeste do Paraná.

Diretrizes Gerais

Diretrizes Gerais

Organizações Populares CENATER - PARANÁ

Definições de papéis das instâncias organizativas e operativas para as ações da plataforma da Comida Diretriz Política para o Fórum Regional e microrregional: Garantir o projeto político da plataforma da comida (transição agroecológica, agroecologia, diversificação da produção, agroindustrialização, relação direta da produção com o consumo) e garantindo os espaços de decisão entre os diferentes sujeitos e seus papeis dentro da Plataforma da Comida. As tomadas de decisão, com relação a gestão da Plataforma da comida, necessitam ser coletivas e transparentes. Coordenação - Fórum regional das organizações: Tem papel político de garantir da articulação dos diferentes instrumentos da classe trabalhadora, portanto tem condição de deliberar e conduzir politicamente a região e os instrumentos, agindo de forma participativa e transparente com todos os sujeitos. Espaço deliberativo para as ações da plataforma.

Definições de papéis das instâncias organizativas e operativas para as ações da plataforma da Comida Fóruns microrregionais: Tem a função de garantir as diretrizes políticas do projeto, definido no Fórum Regional, com papel principal de garantir o contato com as bases, garantindo a animação da construção das ações da plataforma nas microrregiões. Tem papel decisivo para operacionalização do plano de trabalho local e a liberação de um profissional para desenvolver as ações. Comissão Operacional: essa comissão é formada por representantes das organizações populares do campo e da cidade e parceiros (definidas pelo Fórum). Tem o papel de construindo as estratégias e táticas operacionais, de acordo com as instâncias políticas que garantem o interesse da classe e não os interesses de sujeitos individuais. Também tem o papel de coordenar as ações operacionais dos profissionais liberados para as ações práticas regionais e locais.

Estrutura Operacional Recursos Humanos 1 Animador Regional (Fórum Regional): tem o papel de animador e articulador das ações definidas nos espaços do Fórum Regional e comissão operacional, bem como de contribuir na construção das estratégias regionais e locais ligadas diretamente a base social. Também levantará as demandas de serviços de apoio para a operacionalização da plataforma da comida. Membro da comissão operacional. 4 Animador microrregional (Microfóruns): tem o papel de animador e articulador microrregional, bem como de contribuir na construção das estratégias locais ligadas diretamente a base social, fazendo a ponte as instâncias (comissão operacional e microfórum), compondo a comissão operacional. Essa equipe deve ter entrosamento e estar articulada na execução das atividades definidas na comissão, a partir da construção realizada no Fórum Regional das Organizações.

Estrutura Operacional Recursos Estruturais: Para o desenvolvimento das atividades, faz-se necessário disponibilizar uma estrutura mínima que prevê: Veículo, para deslocamento para as atividades; Escritório com Telefone/internet/computador

Metodologia Primeira Etapa: Sensibilização Visita as organizações que compõem o Fórum Regional Apresentar a proposta no Fórum Regional e debater a liberação do animador; Sensibilização nos microfóruns: rodada de reuniões com definições de ações em conjunto (municípios, atividades formativas e operacionais) e animador microrregional; Construção de planos de trabalhos microrregionais (lista de produtos, famílias envolvidas, identificação de grupos consumidores e articulação com o público urbano, formação política e tecnológica, atividades de comercialização (Feiras, restaurantes, universidades, cestas, espaços...); Sensibilização: Atividades de divulgação ao público urbano;

Metodologia Segunda Etapa: Início das atividades de comercialização Ações integradas de comercialização: Grupos de consumidores Grupos de agricultores

Cronograma de execução   Atividade Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun jul Ago Set 1 Visita as organizações que compõem o Fórum 26/09 á 09/10 2 Apresentar a proposta no Fórum Regional e debater a liberação do animador 11/10 3 Sensibilização nos microfóruns: rodada de reuniões com definições de ações em conjunto (municípios, atividades formativas e operacionais) e animador microrregional x 4 Construção de planos de trabalhos microrregionais 5 Atividades de divulgação ao público urbano 6 Início das atividades de comercialização 7 Reunião da comissão operacional

Contrapartidas Contrapartidas das organizações Nome/Recursos Atividade UTFPR - Pato Branco Olivo 4 dias/mês - Assesoar   formação política, assessoria agroecológica. Orientação para certificação CAPA MAB MST Unicafes Lisa 2 dias/mês - Articulação PNAE municipais, formação e capacitação.... Fetraf CRESOL INFOCOS COOPAFI Cooperiguaçu Sindicato Comerciários

Recursos Humanos e operacionais Custos iniciais Regional Recursos Humanos e operacionais Unidade Quantidade Valor unitário Total Animador Regional dias técnicos/mês 15 R$ 333,34 R$ 5.000 Deslocamento KM/mês 1000 R$ 0,70 R$ 700,00 Telefone   R$ 50,00 alimentação diárias/mês 9 R$ 25,00 R$ 225,00 Subtotal R$ 5.975,10 Microregional Animador Microregional 4 R$ 280,00 R$ 1.120,00 300 R$ 210,00 Alimentação R$ 100,00 Microrregião 1.480,00 4 microregiões R$ 5.920,00 Total mensal R$ 11.895,10 Duração 12 meses R$ 142.741,20