NO TEXTO ARGUMENTATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
PRINCÍPIOS DO NOVO MODELO DO ENSINO MÉDIO POSICIONAMENTO CONSED Brasília, 03 de março de 2016.
A REDAÇÃO NO ENEM INSTITUTO SANTA LUZIA COMPONENTE CURRICULAR: REDAÇÃO PROFESSOR: EDUARDO BELMONTE 2º ANO – ENSINO MÉDIO.
“HPV e Câncer – e Eu com isso?” Concurso de Redação Hospital do Câncer de Barretos Grade de Correção.
TRABALHO EM GRUPO x EQUIPE GRUPOSEQUIPES compartilhar informações OBJETIVO Desempenho coletivo Neutra SINERGIA SINERGIAPositiva IndividualRESPONSABILIDADE.
Cartas Comerciais Redação Empresarial.
Como iniciar um parágrafo? A primeira impressão é muito importante para seu texto. Seja ele uma simples redação ou uma monografia extensa, a introdução.
Curso Preparatório para Redação do ENEM 2016 CEEBJA de Paranavaí - ENEM 2016 Prof. Me. Celso J. Martins As competências avaliadas na Redação  CEEBJA de.
Aspectos textuais A prova de redação é elaborada com base na Matriz de Referência da etapa a que corresponde. A prova avalia o estudante quanto à expressão.
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM Uma análise de exemplos de desvios gramaticais e de convenção da escrita.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
Redação Jornalística 1 Universidade Federal do Acre
Dicas de Português Produção Textual.
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Editora Zahar, 2015, tradução de Denise Bottmann.
Seção de resultados em um artigo
Dicas para apresentação em banca
Crônica Narrativa 9º. ANO
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
METODOLOGIA DE PESQUISA
Redação: Coesão e coerência
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
Fala e escrita KOCH, INGEDORE V.; ELIAS, VANDA MARIA. LER E ESCREVER: ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL. SÃO PAULO: CONTEXTO, 2009.
COMO DEVE SER A ESTRUTURA DO SEU BANNER.
Revisão para a P2 9º ANO.
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
Aulas Multimídias – Santa Cecília
3º ANO/2017 Língua Portuguesa – Cristiane Pissutti.
ENEM REVISÃO.
COMO ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Tecnologias e Linguagens
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Coesão e coerência textuais
Citações e Referências
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
Resumo.
Comunicação nas Empresas
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Texto Dissertativo- argumentativo
DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
CONTEÚDO 1 Noções sobre o texto 1.1 Conceito de texto
PERÍODO SIMPLES E PERÍODO COMPOSTO
Pronomes Demonstrativos
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Disciplina: Monografia I
Leitura dos Resultados EXEMPLO
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
GRUPO “SEM” 1º ENCONTRO Fazendo Slides no Power Point
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Artigo Definido e Indefinido.
Manuais Administrativos
Metodologia da Pesquisa
REVISÃO Segunda fase: (domingo): Prova de Redação e prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (segunda- -feira):
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Problematizando Quando podemos dizer que uma pessoa é letrada?
Como proceder? Encontro 1
Redação Prof. Renato Dering.
aka.ms/coauthorinword
Transcrição da apresentação:

NO TEXTO ARGUMENTATIVO A LINGUAGEM NO TEXTO ARGUMENTATIVO PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 9° ANO – E. FUNDAMENTAL II C. CURRICULAR REDAÇÃO

Formal X Informal

O falante de uma língua é, de certa forma, um “poliglota”, porque usa-a em diversas situações, com distintos objetivos e níveis. Nesse sentido, ao escrever um texto, principalmente quando argumentativo, precisamos levar em consideração o registro da norma culta formal da língua portuguesa para conferir fluência e credibilidade à nossa escrita.

Decisões para a escrita do texto argumentativo: Planejamento minucioso de nosso texto, para assegurar a compreensão de nossas ideias por parte do leitor; Revisão constante para avaliar a progressão textual e evitar repetições excessivas, truncamentos, problemas de concordância, pontuação e ortografia; Frases mais complexas que permitam a exatidão e clareza textual; Não usamos gírias e expressões coloquiais, visto que nosso texto é formal.

Diferenças entre fala e escrita Planejada Duradoura Sem apoio contextual Interlocutor distante Controle da sintaxe, das repetições e da redundância Espontânea Efêmera Grande apoio contextual Face a face Repetições, redundâncias, truncamentos, desvios

Linguagem: o que NÃO devo usar Formas reduzidas ou contraídas: pra/pro (para/ para o), tá (está); Palavras de articulação mais coloquiais: então/ daí/ aí (portanto, logo, sendo assim, assim, logo, desse modo, nesse sentido); Verbos de sentido MUITO geral no lugar de outros MAIS exatos: dar (conferir, acarretar, implicar), ficar (permanecer, dizer (“conforme fulano de tal,..” ou “de acordo com fulano de tal,...”), ter (haver, ocorrer, existir, ...), achar (acreditar); Toda e qualquer gíria e coloquialismo; Alguns pronomes: todos de 1ª e 2ª pessoa + você, a gente.

Por uma linguagem mais impessoal: por que não devo usar a 1ª pessoa do singular? Por ser um texto em que adotamos um posicionamento contundente frente a um tema, não podemos usar nossa “voz” (a 1ª pessoa verbal e pronominal), visto que se trataria de uma redundância em relação à referida atividade escrita. Desse modo, a fim de que possamos adotar uma linguagem impessoal, a língua oferece maneiras as mais diversas de obter êxito nesse intento:

Tornando meu texto mais impessoal, o certo a se fazer! - Usando a primeira e a terceira pessoa do plural: “busca-se”, “indica(m)”, “procuramos demonstrar”, “os pesquisadores afirmam/reconhecem”; - Ocultando o agente: frases como “é preciso”, “é necessário”, “é imprescindível, “é urgente” são excelentes mecanismos para isso; - Agentes adequados: “o ministério”, “o governo”, “o estado”, “os juízes”,etc.; Uso de “verbo na 3ª pessoa do singular + se”: “vive-se”, “espera-se”, “acredita-se”; Adequada escolha de palavras: a escolha vai depender dos objetivos do texto e, por isso, deverá sempre estar coerente com a proposta de redação previamente lida.

Devo evitar AO MÁXIMO o uso do verbo “ter”! - “Ter” no sentido de “existir/ocorrer”: “há muito problemas no país”, “ocorrem chacinas todos os dias”, “haverá fome nas regiões...”; “Ter” no sentido de “posse”: “o governo detém/apresenta/mostra...”; “Ter” no sentido de “obrigação”: “é preciso que”, “é necessário”, “é imprescindível”, “é urgente”.

E a ortografia? Leia muito, namore as palavras; Leia prestando atenção na grafia, soletre; Consulte o dicionário físico e on-line (confiável) quando houver dúvidas; Focalize sua atenção nos pontos em que tiver dúvidas.

Aspectos textuais relevantes Construção de períodos (frases): observe a adequação das conjunções e palavras de relação (devem “fazer” sentido); corrija fragmentação e truncamento de ideias; evite acúmulo de ideias em um mesmo período (frase).

Aspectos textuais relevantes Coesão e coerência: clareza na ideia central (tese); elimine partes incompatíveis, desnecessárias e que não serão desenvolvidas, porque você deseja preencher o número mínimo de linhas; a relação entre as conjunções e as frases deverá ser lógica (coerente); argumentos adequados; elimine repetições de palavras, de argumentos e exemplos.

Aspectos textuais relevantes Vocabulário: elimine e substitua palavras repetidas no mesmo parágrafo; utilize expressões adequadas, não subjetivas demais; elimine sumariamente gírias, expressões coloquiais, clichês.

Aspectos textuais relevantes Parágrafo: distribua ideias centrais por parágrafos, que deverão complementar umas às outras (relações de causa-consequência, explicações e conclusões lógicas, oposição entre ideias). E, também, não esqueça, esta é a ordem: “tese” (1° parágrafo); “argumentação” (2º e 3º parágrafos); reafirmação e solução (último parágrafo).

Aspectos textuais relevantes Gênero: manter sempre a estrutura do tipo dissertativo-argumentativo. Eliminar traços INJUNTIVOS e NARRATIVOS, principalmente.

Aspectos gramaticais e formais Forma/legibilidade/estética: respeitar as margens; reescrever com letra legível; deixar evidente a abertura de parágrafos. Ortografia: conforme o dicionário. Acentuação: conforme as regras. Concordância: conforme as regras gramaticais. Linguagem: sempre formal.

REFERÊNCIA GARCEZ, Lucília H. do Carmo. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. 3 ed. SP: Martins Fontes, 2012.