ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
TÍTULO DO TRABALHO CIENTÍFICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
Embriologia em tempo real
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Trabalho de conclusão de curso
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
LOGO DA INSTITUIÇÃO PRINCIPAL
Título do Trabalho a ser apresentado
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
Estágio IV.
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
LOGO DA INSTITUIÇÃO PRINCIPAL
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
RESULTADOS E DISCUSSÕES PROPOSTA METODOLÓGICA
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
I Encontro de Licenciaturas da
Fórum - Unidade I - Sua experiência
I Encontro de Licenciaturas da
I Encontro de Licenciaturas da
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
TÍTULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS MATERIAL E MÉTODOS CONSIDERAÇÕES FINAIS
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
SIMPÓSIO DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - AVALIES Título do Artigo
Resultados e Discussão
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
<espaço para figura> Opcional.
Contextualização: escola e alunos
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
Autor1; Autor 2; Autor 2; Autor 3
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
“EQUACIONANDO A LÓGICA”
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Título Subtítulo (*Apresentação 15 min + 5 min perguntas)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
IV SIMPÓSIO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL (ARIAL, TAM 76)
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
Título Autor1, Autor 2, Autor 3 1Instituição,
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Logo da Unidade Acadêmica
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: Contextualização de conteúdo e aulas práticas. Julielder Rodrigues Nery1*Patricia Moreira Evangrlista2; Maria Celeste Passos S. Nascimento3; Fabio Welligton Andrade de Jesus4 *E-mail: juliekder-nery@hotmail.com Introdução A proposta de contextualizar o conteúdo à vivência diária, fez- se válida. A química aplicada e contextualizada a situações do dia a dia, dão oportunidade aos alunos a desenvolverem-se na matéria. Eles conseguiram por em prática aquilo que eles viram em sala de aula, utilizando-se das práticas pra que o conteúdo ganhasse sentido e vida nas praticas. Logo constatamos que os recursos da prática contextualizada, tiveram ótima resposta a proposta, pois todo trabalho apresentado correspondeu a expectativa de construção e internalização do conhecimento, então, além do conteúdo proposto apresentado em dias letivos em sala, eles poderam pesquisar mais , demonstrar e falar sobre as práticas, apoiando-se no conteúdo e nos resultados obtidos. O desenvolvimento educacional, que envolve formação docente e discente, encontramos caminhos que podem tornar a formação, mais centrada e consistente. Logo as praticas pedagógicas quando direcionada em caminhos contextuais, quando fugimos do tradicionalismo, tem o poder de mudar conceitos ou ideologias da própria educação, quando conseguimos trazer experiências que estão além do que conseguimos viver, contextualizando o ensino. Metodologia O presente trabalho consiste em uma atividade desenvolvida com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do colégio Ginásio Agro Industrial de Itapetinga-BA. Inicialmente foi trabalhado o conteúdo de Misturas e sistemas heterogêneos com os alunos; posteriormente, foi levado para a sala de aula uma pesquisa sobre, e materiais para a demonstração de experimentos voltados para o assunto abordado pela professora; foram, então, realizados experimentos sobre Misturas – Então após a demonstração ficaram sujeitos a perguntas, e pelas bases do ensino e da pesquisa poderiam responder as questões. Resultados e Discussões Com um olhar tranquilo, vemos os frutos de um bom trabalho executado. As Práticas foram desenvolvidas, envolvendo misturas, e separação delas, e os discentes, por suas palavras, conseguiram assimilar o conteúdo, e vimos eles conseguiram enxergar o envolvimento Químico no dia a dia. A contextualização deu sentido ao que eles estudaram então ficou mais fácil enxergar o que está além da visão comum. Conclusões Conclui-se que desvendar as situações da química no dia a dia, torna o ensino da própria química significativo, e um véu é retirado, um senso de curiosidade é imposto, e que as práticas pedagógicas tornam-se eficazes, quando os alunos conseguem viver o que estão fazendo. seu dia a dia químico é desvendado. Referências Bibliográficas PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Agradecimentos À instituição, alunos e professora que possibilitaram a elaboração desse trabalho.