FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENADE 2014 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
REUNIÃO COM ALUNOS FORMANDOS ENADE » MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO » ENADE | Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ˃PUC-Campinas | ˃ENADE 2009.
ENA D E Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) 2016.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
FÓRUM DOS COORDENADORES DE GRADUAÇÃO 19/04/2012.  Abertura (14h00 – 14h30)  Cancelamento por abandono (14h30 – 15h00)  Oferta de vagas (15h00 – 15h45)
ENADE 2016 Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
ENADE 2017 | Assessoria de Planejamento e Avaliação Institucional.
OBJETIVOS DO ENADE Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Avaliar.
ASPECTOS OPERACIONAIS
IMPORTÂNCIA DO ENADE NO CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO
SEMINÁRIO ENADE 2017.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 ENADE 2011 Proposta
Sistema de avaliação de ensino
Aula 8: Plano Nacional de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
ASPECTOS OPERACIONAIS

UNILAB DRIIA Coordenação do Curso de História ENADE 2017
Arquitetura e Urbanismo Biologia
Especialização em Gestão de Recursos Humanos com Coaching
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
Fórum de Coordenadores
Programa Mais Educação (Antigo)
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
Relatório de Autoavaliação Institucional
Para onde estão indo nossos alunos?
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos Diretoria de Indicadores de Graduação e Registros.
SINAES ENADE.
Cursos superiores de graduação tecnológica em Design:
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
EEEM Profª Salomé Carvalho
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
APRESENTAÇÃO DOS CURSOS 30 DE MAIO
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Plano de Ação Enade Implementação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
FACULDADE ASA DE BRUMADINHO CPA - COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA Relatório de Autoavaliação Institucional Referência: exercício de 2016 CÂMPUS SUZANO Endereço: Av. Mogi da Cruzes,
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
Orientações de estágio
Perfil socioeconômico de ingressantes
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

FACULDADE BRASILEIRA - MULTIVIX AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR ENADE VITÓRIA 2015

FACULDADE BRASILEIRA – MULTIVIX GRUPO HANNELOUCE MARGARIDA DE SOUZA PARANHA MIRIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA GUIMARÃES MISSILENE GONÇALVES DIAS KEFFER JULIANA SILVA PORTO

INTRODUÇÃO O trabalho tem por objetivo apresentar informações sobre como ocorre os métodos avaliativos nas Institutições de Ensino Superior (IES). Conceito de ENADE.

AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e a qualidade da atuação, das IES (Instituição de Ensino Superior) considerando suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. A avaliação dos cursos de graduação tem o objetivo de aferir as condições de ensino oferecidas, o perfil do corpo docente e a organização didático-pedagógica. A avaliação do desempenho dos estudantes realizada por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), tem a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Os resultados dessas avaliações possibilitam traçar um panorama do ensino superior brasileiro.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Avaliações Internas: Relatórios de Autoavaliação da Instituição. Avaliações Externas: Conceito de Avaliação – resultados das avaliações in loco realizadas pelas comissões do INEP: • Conceito de Instituição (CI) • Conceito de Curso (CC) – é avaliado corpo docente, organização didático-pedagógica e as instalações físicas As avaliações do ciclo avaliativo são orientadas pelos indicadores de qualidade – INEP: • Desempenho de Estudantes; • Conceito Preliminar de Curso - CPC; • Índice Geral de Curso Avaliados da Instituição - IGC.

Censo da Educação Superior Informações sobre: Instituições de ensino superior; Cursos de graduação presencial ou a distância; Cursos sequenciais; Vagas oferecidas; Inscrições; Matrículas; Ingressantes e concluintes; Informações sobre docentes. Utilização dos dados censitários: Construção de indicadores como o CPC e IGC; De forma articulada com outras políticas públicas como o ENADE, ENEM, FIES, PROUNI, REUNI e SISU; Estatística oficial da Educação Superior.

O QUE É O ENADE? O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos instrumentos de avaliação institucional e indicador de qualidade do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – Lei do SINAES Normatizado pelos seguintes instrumentos: Portaria Normativa MEC nº 40 de 12/12/2007, republicada no D.O.U. em 29/12/2010 Decreto nº 5.773, de 09/05/2006 Portarias Normativas de cada edição do Exame

OBJETIVOS DO ENADE O ENADE tem por objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação; O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional; E o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Por que avaliar a educação superior? Promover a efetivação da diretriz da qualidade no ensino superior é um dos principais desafios do Ministério da Educação. Para tanto, a ação do MEC estrutura-se em três funções: avaliação, regulação e supervisão das instituições e dos cursos de ensino superior. Essas três funções estão conectadas entre si, de modo que a avaliação passa a ser o referencial básico da regulação e da supervisão. Em outras palavras, o MEC passa a gerar consequências a partir das avaliações insatisfatórias de cursos e instituições. Para garantir a transparência e o acesso da população às informações sobre a regularidade de curso e instituições foi criado o Cadastro e-MEC (http://emec.mec.gov.br), uma plataforma de consulta pública que traz informações atualizadas sobre a educação superior.

O QUE É O SINAES? Criado em 2004 pela Lei n° 10.861, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) instituiu a avaliação sistemática das instituições de educação superior, dos cursos superiores e do desempenho dos estudantes. Com o Sinaes, foram estabelecidos indicadores de qualidade, complementares entre si, em que todos os aspectos são considerados: ensino, pesquisa, extensão, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente e infraestrutura, entre outros. As finalidades da avaliação no contexto do SINAES são, segundo a Lei – artigo 1 §1 [...] a melhoria da qualidade da educação superior; a orientação da expansão da oferta; o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das IES.

PRINCIPAIS INSTRUMENTOS E INDICADORES Enade Conceito Preliminar de Curso (CPC) Índice Geral de Cursos (IGC) Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) Conceito Institucional e avaliação institucional

Comissões Própria de Avaliação (CPA) Censo da Educação Superior Instrumento: Qualidade da Educação Superior Comissões Própria de Avaliação (CPA) Criação de espaços Institucionais para realização de Autoavaliação pela comunidade Acadêmica Censo da Educação Superior Levantamento sistemático de dados qualitativos sobre a IES e seus cursos

Relatório de Avaliação Instrumento: Qualidade da Educação Superior Relatório de Avaliação Reflexão sobre os resultados avaliativo, propiciando análise e mudanças efetivas na gestão institucional e do próprio curso. Avaliação in loco Realizadas por docentes de varias IES, com competência e domínio técnico adquirido pela experiência profissional e formação na área e/ou atuação do curso a ser avaliado.

Ciclo Avaliativo do Sinaes Todos os cursos avaliados de três anos, iniciando-se pelo o Enade aplicado ao estudante nas áreas definidas anualmente por portaria ministerial. Na seqüência realiza-se a avaliação in loco dos respectivos cursos e IES. Índice Geral de curso – IGC e Conceito Preliminar de Curso – CPC Índice prévios para dar sustentação ao processo de avaliação realizada pelas comissões in loco. Garante mas segurança as IES que poder acompanhar o desenvolvimento desses índices para melhorar a qualidade da gestão IES e dos cursos.

Conceito Enade Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso incluir o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente especifico.

PERIODICIDADE DO EXAME O ENADE é realizado todos os anos e cada curso é avaliado trienalmente, de acordo com o ciclo avaliativo. CICLO AVALIATIVO ANO ÁREAS EIXOS TECNOLÓGICOS Ano I - Saúde, ciências agrárias e áreas afins Ambiente e Saúde, redução Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Ano II Ciências exatas, licenciaturas Controle e Processos Industriais, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Industrial. Ano III Ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins. Gestão e Negócios, Apoio Escolar, Hospitalidade e Lazer, Produção Cultural e Design.

PERFIL DO ESTUDANTE HABILITADO A PARTICIPAR Os estudantes ingressantes e concluintes do curso que está sendo avaliado no ano em questão. Perfil de alunos habilitados no ENADE 2014 Perfil de Ingressante Aqueles que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2014 (2014/1 e 2014/2) e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo até o término do período de inscrições do ENADE 2014.

PERFIL DE ALUNOS HABILITADOS NO ENADE 2014 Perfil de Concluinte Concluintes de Cursos de Licenciatura e Bacharelado: Aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2015, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% (oitenta por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições do ENADE 2014; e Concluintes de Cursos de Tecnologia: Aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o término do período de inscrições do ENADE 2014.

O ENADE NO HISTÓRICO ESCOLAR O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante a situação de REGULARIDADE com relação a essa obrigação. O estudante inscrito no ENADE que não comparecer ao exame ou o estudante habilitado que não foi inscrito ficará em situação IRREGULAR e não poderá receber o histórico escolar final, colar grau e nem receber o diploma.

CORRESPONSABILIDADE DO ESTUDANTE A Portaria Normativa nº. 40/2007, em sua atual redação, atribui aos estudantes a responsabilidade pela verificação da própria inscrição, por meio de consulta pública a ser viabilizada pelo Inep: § 2º No período previsto no § 1º, o estudante que não identificar seu nome na lista de inscritos sem estar incluído nas situações de dispensa referidas no art. 33-G, poderá solicitar à instituição que envie pedido de inscrição ao INEP . BRASIL, Ministério da Educação. Portaria Normativa MEC nº 40 de 12/12/2007, republicada no D.O.U. em 29/12/2010.

CURSOS COM ESTUDANTES HABILITADOS A PARTICIPAR Bacharelado * Arquitetura e Urbanismo; * Sistemas de Informação; * Engenharia Civil; * Engenharia Elétrica; * Engenharia de Computação; * Engª de Controle e Automação; * Engenharia Mecânica; * Engenharia Química; * Engenharia de Alimentos; * Engenharia de Produção; * Engenharia Ambiental; * Engenharia Florestal; * Engenharia. * Ciências da Computação; * Ciências Biológicas * Ciências Sociais; * Filosofia; * Física; * Geografia; * História; * Letras – Português; * Matemática; * Química. Bacharelado e Licenciatura * Artes Visuais; * Educação Física; * Letras – Português e Espanhol; * Letras – Português e Inglês; * Música; * Pedagogia. Licenciatura * Análise e Desenvolvimento de Sistemas; * Automação Industrial; * Gestão da Produção Industrial; Redes de Computadores Tecnologia

DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES CRONOGRAMA DO ENADE 2014 DATAS DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES Responsável Até 23/05 Divulgação do Manual do ENADE INEP Até 04/06 Publicação das Diretrizes para as provas do ENADE 2013 Durante todo o processo Divulgação no âmbito do IFG sobre as informações gerais referentes ao ENADE 2014 Procuradoria Educacional Institucional 04/06 à 08/08 Enquadramento de cursos no ENADE 2013 04/06 à 20/06 Inscrição dos estudantes em situação irregular junto ao ENADE de anos anteriores Coordenadores de Cursos 01/07 à 08/08 Inscrição de todos os estudantes habilitados a realizar o ENADE 2014 12/08 à 21/08 Disponibilização e divulgação da lista de alunos inscritos pela IES para consulta pública INEP e Procuradoria Educacional Institucional 12/08 à 29/08 Inclusões e Retificações de inscrições de estudantes no ENADE 2014 21/10 à 23/11 Preenchimento obrigatório do Questionário do Estudante e consulta dos locais de provas Estudantes regulares com perfil de concluintes inscritos no ENADE 2014 *Deve ter o acompanhamento dos Coordenadores de Curso 23/nov Aplicação da prova do ENADE 2014 24/11 à 07/12 Preenchimento de questionário obrigatório Coordenadores de Cursos que tiveram estudantes regulares inscritos no ENADE 2014

INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA EFETUAR AS INSCRIÇÕES •CPF; •Nome completo; •Data de nascimento; •Sexo; •Número da CI; •Telefone; •Necessidade de atendimento especial para realização da prova; •Endereço completo, com CEP; •Tipo de inscrição (ingressante ou concluinte); •Ano de conclusão no ensino médio; •Ano de início da graduação; •Turno da graduação. * Dados não editáveis, provenientes da Receita Federal.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Inicialmente deve-se esclarecer que o ENADE é uma política de Estado, ou seja, é decorrência de lei e tem que ser aplicado trienalmente em cada curso. É importante ressaltar também que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família (Constituição Federal), portanto, o Estado deve prestar contas à sociedade sobre o sistema Educacional. A forma dessa “prestação de contas” prevista em lei (Lei 10.861 – SINAES) é avaliar todo o sistema educacional (instituições, cursos e alunos) para verificar se estão sendo atendidos parâmetros considerados como mínimos de qualidade. Um dos principais resultados do sistema Educacional é a formação de pessoas nas mais diversas áreas que serão oficialmente habilitadas a exercerem profissões de responsabilidade social, política e técnica, envolvendo vidas, meio ambiente e segurança, entre outros. Isso reforça a necessidade do estado avaliar o Sistema Educacional o que, pela legislação atual, se dá através do ENADE e da avaliação das condições de funcionamento dos cursos e das Instituições educacionais.

LINKS ACESSADOS O que é o ENADE? http://portal.inep.gov.br/enade Perguntas frequentes http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1 Legislação ENADE Provas e gabaritos do ENADE http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos