Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientadora: Dra. Fernanda Lima
Advertisements

Profa. Luciana C. Lourenção e Ivana Barros
Mobilização articular
TERMOTERAPIA PARAFINA/ FORNO DE BIER/TURBILHÃO
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
HIDROCINESIOTERAPIA: CONDIÇÕES MÚSCULO ESQUELÉTICAS E NEUROMUSCULARES
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
Tuberculose osteoarticular Alessandra Gunzbuger Camila Sampaio Cinthya Mora Crislaine Siston Felipe Sence Patricia Hallak.
SINDROMES DOLOROSAS REGIONAIS COMPLEXAS Adriana Vilela; Ana Paula Albergaria; Danilo Abreu; Fábio Teles; Fernanda Bevilaqua; Gabriela Romito; Gisele de.
Massagem Terapêutica Equilíbrio Relaxamento Avenida Dom Pedro I, Vila Monumento Tel: /
Síndromes Dolorosas Psicofisiológicas Wesley Campos de Oliveira.
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
PARALISIA BRAQUIAL OBSTÉTRICA
LESÕES INTRA- ARTICULARES: LIGAMENTOS E TENDÕES Ft. Esp. Marina Medeiros.
Câncer Ósseo Doscente: Sheila Bezerra. Componente Curricular: Fisioterapia em Oncologia Discentes: Giovana Batista Clemente Joyce Ribeiro Alves Luana Isabelle.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2016.
Envelhecimento do Sistema Musculo Esquelético. Introdução  O envelhecimento, processo natural pelo qual todos os seres humanos passam, é caracterizado.
Constipação. Introdução O fenômeno do envelhecimento gera mudanças no sistema digestório que incluem a diminuição da motilidade dos órgãos digestórios,
Crioterapia nas Lesões Esportivas Fisiologia Aplicada à Fisioterapia SILVA, A. M. B.,
Exercícios Resistidos (musculação)
PRINCÍPIOS GERAIS DA PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA BASES FISIOLÓGICAS DO USO DO EXERCÍCIO NO DIAGNÓSTICO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES.
FIMOSE Dr. Bruno Leslie Introdução Kayaba Exemplificação de Fimose Grau A da classificação de Kayaba Introdução.
O que é climatério?  O climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não.
EXERCÍCIOS RESISTIDOS
Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa
Doenças infectocontagiosas Rodococose
Seminário Lombalgia Rosália Rosa RA.:C Vanusa Reis RA: A2815D0  
DIABETES MELLITUS – TIPO II
Profa. Silvana Ferreira
EFEITO RESIDUAL DO ALONGAMENTO PASSIVO UNILATERAL NA AMPLITUDE DE MOVIMENTO DE TORNOZELO 1-2Da Silva, Josinaldo Jarbas; 1-3Gomes, Willy Andrade; 1Soares,
ARBOVIROSES: Estratificação de Risco e Fluxo Assistencial
Efeitos terapêuticos da Hidroterapia
Distúrbios da Medula Espinhal Profa Laura
SUGESTÃO CHICAGO JACINTA BERNARDO SASSETI.
Karine de Brito Figueiredo
Intervenções nos Processos de Declínio funcional
DOR NO NERVO CIÁTICO - Tratamento
GRACE BRUNA SERGIO DIOSER
FISIOTERAPIA E DOENÇAS ESOFAGEANAS
Diagnostico diferencial das artrites
NUTRIÇÃO DO ADULTO E DO IDOSO
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA FISIOTERAPIA Prof. Gustavo Martins Ladeira
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
DISPLASIA DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRIL JOÃO PAULO FLORES DA MOTA R1- ORTOPEDIA- SEMPER.
Educação Física Prof: Jânio César
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
GONARTROSE CLUBE DO ASNO – 2016/2017 Jean Felipe Araujo Agner.
AUDITORIA DE MEDICAMENTOS – FARMÁCIA CLÍNICA E HOSPITALAR
Atividades Lúdicas voltadas a capacidades físicas. PRATICA
Doenças Respiratórias Exercícios Físicos que ajudam no tratamento dos problemas respiratórios.
RESISTÊNCIA MUSCULAR E FORÇA NO ENVELHECIMENTO
LESÕES POR PRESSÃO(ESCARAS) ELINEUZA QUINA FISIOTERAPEUTA.
Marne Almeida 19/10/10 Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
TRABALHO DE CIÊNCIAS SISTEMA LOCOMOTOR.  O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre.
Tratamento conservador em pacientes com hérnia de disco
EDUCAÇÃO FISICA PROFESSOR: WELLINGTON. 10 Coisas que Você Precisa Saber Sobre Uso de Anabolizantes.
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Profº Alesson Belo. ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE Conceito: Conceito: Atividade física é qualquer movimento corporal, produzido pelos.
CAMPOS DOS GOYTACAZES, 28 DE JUNHO DE 2019 Trabalho de Conclusão de Estágio Ac. Fernanda Cristina de Souza Ângelo, Preceptor: Dr Diogo Arêas.
Caso Clínico Mulher, 38 anos, empregada doméstica “Dor no ombro esquerdo”
Treinamento físico.
Variáveis Manipuláveis para Força e Hipertrofia. VARIÁVEIS MANIPULÁVEIS PARA FORÇA E HIPERTROFIA  ESCOLHA DOS EXERCÍCIOS  ORDEM DE EXECUÇÃO DOS EXERCÍCIOS.
Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.
CONDICIONAMENTO FÍSICO. HISTÓRIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO 15 de Março de O condicionamento físico caracteriza-se por ser o nível físico em que.
Osteocondrite de Sinding-Larsen-Johansen
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO LESÕES NO JUDÔ.
Transcrição da apresentação:

Fisioterapia RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS USADOS NO TRATAMENTO DA OA

Diagnostico  Alguns critérios são usados para diagnosticar AO, são baseados fundamentalmente em critérios clínicos (Amplitude dolorosa de movimento, rigidez matinal inferior a 30 min, crepitações e proliferação óssea) e radiológicos (presença de osteofitos, esclerose ou presença de cistos subcondrais, diminuição do espaço articular, incongruência e desmineração óssea).

Atividade Física  Sabe, atualmente, que a atividade física dosada, regular e orientada pode melhorar algumas das alterações secundarias relacionadas com a doença, diminuindo a incapacidade e melhorando o condicionamento físico desses pacientes.  A escolha da atividade física deve ser cautelosa, modalidade física, carga, frequência devem ser levadas em consideração na prescrição da atividade.

Exercícios Terapêuticos  Em estágios agudos da doença pode ser realizado mobilizações passivas, para diminuir a formação de contraturas e obter um retorno mais rápido da amplitude de movimentos.  Os alongamentos diminuem as retrações e os encurtamentos, descomprimindo as articulações, garantindo assim a nutrição e a hidratação cartilaginoso.  Os exercícios isotônicos (concêntrico, excêntrico), podem ser realizados em uma etapa mais avançada

Hidroterapia Alguns aspectos que podem justificar o emprego da hidroterapia para pacientes com AO:  Redução de ação gravitacional;  Estimulação térmica;

Termoterapia Superficial  Seu emprego justifica-se quando se pretende reduzir a rigidez articular ou promover diminuição de dor e espasmos musculares. Formas de calor mais superficiais como: Infravermelho, forno de bier, banhos de parafinas são menos prejudiciais as articulações com inflamações em estágios subagudos ou crônicos.

Crioterapia  O exercicios pode levar a um aumento da temperatura intra- articular induzindo o aumento da degeneração por atividade enzimática e lesão de cartilagem, O uso do exercício á crioterapia pode ser uma forma de controlar esse efeito adverso do exercício ativo.

Recursos Manuais e Reeducação postural É quase indispensável que sejam realizados atividades de reequilíbrio postural. As terapias de reeducação postural podem aliviar as pressões articulares

Eletroterapia  Baixa frequência e alta frequência

Orientações/Educação  Programas de orientação e educação de pacientes com AO de joelho e quadril, associados a uma seria de exercícios ativos e regulares, trouxeram benefícios em relação a dor, qualidade de vida, força muscular.

Tratamento medicamentoso e cirúrgico  O tratamento deve ser multifatorial, pois prescrição medicamentosa isolada não é suficiente para o controle da AO.  Os pacientes com comprometimentos progressivo da independcia das atividades de vida diária e falha do tratamento conservador tem indicação de tratamento cirúrgicos (artroplagia, osteotomia, artrocopico)