PROJETOS ESTRUTURANTES FACE, AVE, TAL, JERP, PROVE, EPA, DANCE, ENCANTE E FESTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Base nacional comum curricular
Advertisements

COMITÊ DE CULTURA E ESPORTE - COCESP - Eliana de Mattos Carvalho Chefe do COCESP.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
ESCOLA ESTADUAL GILVAN DE SOUZA PROJETO FOTOGRAFIA TRABALHO FORMAL E INFORMAL Porto Alegre do Norte - MT.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
Os vencedores estão destacados em vermelho. MODALIDADES: Apresentação Artística = 8; Apresentação Oral = 65; Mesa = 7; Palestra = 2; Poster = 27; Roda.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
AGITA GALERA – 2016 ESCOLA JUSSARA FEITOSA DOSMCHKE/SUZANO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Programação cultural: sete (7) eventos de 1:30h
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
PACTO PARA O FORTALECIMENTO Profª Mse. Judith Aparecida de Souza Bedê
JEESP 2017.
Patrimônio cultural.
Programa Novo Mais Educação
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Programa Novo Mais Educação
O jovem como sujeito sociocultural
LER É DIVERTIDO, ESCREVER É MÁGICO!
Base Nacional Comum Curricular
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
E.E. Zumbi dos Palmares Local Jaraguari – MS Projeto Semana ciências e tecnologias. QUARTO SEMESTRE DE 2016.
Evento para INTEGRAR o calendário turístico da cidade
UM DIA NA FAZENDA Pabliny 2017 Jardim I –Enzo Felten Fonseca
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
PROJETO EDUCAR PELA PAZ
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Mediação e Linguagem 2016 PCNPs Responsáveis: Cristiane Nunes Márcia Battistini Marise Lotto Patrícia Augusto.
Informações importantes
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
I ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Código estabelecimento
Projeto de extensão Oficina de Vídeo - UFPEL
Aline Bernardi Capriolli
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
UM PASSEIO NO NORDESTE E. E. JAN ANTONIN BATA
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
AÇÕES GERAIS 1. Gincana Cooperativa - tema meio-ambiente: atividade integradora e mobilizadora. 2. Eleger um representante do projeto em cada Escola.
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
DIVULGANDO BOAS PRÁTICAS...
PLANO DE AULA 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO
Reunião de pais Ensino Fundamental 1º trimestre/2012.
Orçamento Participativo das Escolas
Andressa Dos Santos Oliveira MANOELA PAULINA SILVA
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Cultura e Turismo.
em Educação em Direitos Humanos
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
IV Conferência Estadual
Projeto de Extensão EAD ULBRA Canoas RS
ÓPERA Termo em latim que significa obras; plural de opus; É um gênero artístico que surgiu no Barroco e que consiste num drama musicado, ou seja, uma peça.
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Fluxo Rede Escolar/Rede Saúde
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

PROJETOS ESTRUTURANTES FACE, AVE, TAL, JERP, PROVE, EPA, DANCE, ENCANTE E FESTE

FACE O Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é uma excelente oportunidade de os alunos revelarem seus dons musicais, compondo músicas, cantando ou tocando algum instrumento! Pois, a juventude estudantil é muito talentosa nesse campo artístico musical.

AVE O projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) visa a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar, por intermédio da criação e exposições das artes visuais estudantis nas escolas da rede estadual da Bahia. Assim, os alunos se inscrevem no projeto e podem criar telas, desenhos por meio de grafite ou lápis e ainda obras artesanais com diversos materiais (barro, pedra-sabão, madeira, palha, etc.)

TAL O projeto Tempos de Arte Literária (TAL) é um dos maiores projetos de arte literária com a juventude estudantil na Bahia e no Brasil. Por meio, deste projeto, os alunos poetas e escritores soltam a sua criatividade com as palavras e as diversos imagens e jogos de sentido que elas são capazes de criar e despertar! Em oficinas de leitura e produção de textos literários (poemas, crônicas, contos, etc), os alunos vão descobrindo e criando estilos de escrever e emocionar sobre todo e qualquer assunto!

JERP Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), realizados internamente e em etapas regionais organizadas pelos núcleos regionais de Educação da rede estadual, envolvem, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais e municipais de quase todos os municípios baianos. Em modalidades individuais e coletivas, há competições de Atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa; futsal, basquetebol, handebol, vôlei e outras. Nossa escola participa geralmente do futsal feminino e masculino.

O projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), incentiva as aprendizagens múltiplas e os processos criativos, por meio da experiência artística/fílmica realizada com a utilização dos recursos tecnológicos, tais como: aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras. Por meio desse projeto, os alunos criam roteiros de curta-metragem, gravam e editam vídeos no ambiente escolar. Esses roteiros devem conter o argumento principal, a história ou enredo que se pretende contar, os personagens as falas, as passagens de cena, as filmagens e a composição da equipe (diretor, roteirista, produtor, autor e atores).

EPA O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), implantado na rede estadual de educação em 2012, pretende avivar o debate e incrementar as práticas culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes e dos espaços históricos. Os alunos identificam algum aspecto patrimonial de sua cidade (pode ser um espaço público, uma pessoa, uma festa, dança, comida típica, artesanato, etc.) e produzem um álbum fotográfico visando a valorização da tradição e cultura do seu povo.

DANCE A dança é entendida como um processo artístico educativo, uma maneira de comunicação e de expressão das distintas formas de manifestação cultural. A arte, a cultura e a dança, em particular, são expressões da pluralidade de mecanismos simbólicos e de inclusão artística e cultural. O Projeto Dança Estudantil (Dance) consiste em apresentações estudantis com estilos distintos (afro, pagode, samba, axé, dança de rua, moderna e contemporânea e balé), reafirmando o interesse pelas criações coreográficas.

O ENCANTE propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, a fim de desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome.

A arte cênica é entendida como um processo artístico educativo, um jeito de comunicação, expressão e representação das distintas formas de manifestação da vida cultural. Constituem- se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto, monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) voltados para a ação emancipatória. Dessa forma, os alunos são motivados a criar cenas teatrais curtas e realizar o festival de teatro na escola para escolha de uma que concorrerá com as outras escolas do núcleo regional 20, de Vitória da Conquista.

ETAPAS  Inscrição;  Participação nas oficinas dos projetos inscritos;  1ª fase de seleção (realizada na escola);  2ª fase de seleção (realizada na cidade de Vitória da Conquista, núcleo regional nº 20);  3ª fase de seleção (realizada em Salvador, no encontro “Todos pela escola”, onde acontece a culminância de todos os projetos e o encontro de todos os finalistas do estado da Bahia).

FESTA JUNINA

- PROJETO DE LEITURA - FESTA JUNINA - GINCANA DA MATEMÁTICA - DIA DO ESTUDANTE - FEIRA DO CONHECIMENTO - SIMULADO (ENEM) - TRANSFORMAÊ