Prof. Juliana da S. Bello. Noções de Ética Profissional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª. Ms. Zilda Mendonça
Advertisements

ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Senso moral e consciência moral
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
 Ética na Saúde  "Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo.
C ÓDIGO DE É TICA Í LHAVO, 2013 CASCI Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo 1.
A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA ÉTICA NO TRABALHO LUCAS NASCIMENTO JULIO TORRES.
UNIFEBE1 ETICA PROFISSIONAL ETICA PROFISSIONAL Prof. Sergio Sebold.
Classificação dos Métodos de Ensino:
SUMÁRIO 3 Pilares de uma organização Ética no trabalho.
VOCÊ SERIA SEU PRÓPRIO CLIENTE?. Por que se perde um cliente? 1% Morte 3% se mudam 5% adotam novos hábitos 9% valor (acham alto) 14% Má qualidade do produto.
RELAÇÕES HUMANAS Psicologia das Relações Interpessoais.
ÉTICA PROFISSIONAL Curso: Engenharia Mecânica Prof. Rodrigo Barbosa.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
Prof. Arthur Albertin.
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Objetivo da disciplina
Iniciando uma mudança de dentro para fora
Prof. Fabio de Mello Enfermagem – UDC
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Aprendizagem do Século XXI
À responsabilidade solidária…
Instituto Técnico de Negócios de Nampula
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
TREINAMENTO TELEATENDIMENTO Marketing Pessoal Profa. Aurea Cardoso.
Ética Profissional O que é ética; Ética e moral; Ética Profissional;
Comunicação Empresarial
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA.
Análise e Observação Institucional
DISCIPLINA: ÉTICA PROFISSIONAL PROFESSORA: JOYCE SENA TEMA: DIMENSÃO E ÉTICA NA EMPRESA ROGÉRIO DE FREITAS CHAVES JOSÉ FELIZARDO RODRIGUES JUNIOR FRANCISCO.
Pensamento Atitude e Mudança
Ferramentas de comunicação
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
O Desempenho ético-profissional
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ISO 9001:2000
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA VENDAS
Aristóteles Ética & Política
 Necessidade de dominar sua área e outras  Atitudes  Idiomas (inglês e espanhol)  Informática  Cultura geral  Capacidade de trabalhar em equipe.
PERFIL E COMPETÊNC IA DO RECEPCIONI STA Perfil e competencia do recepcionista.
ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO:
NETWORKING NA GESTÃO DE CARREIRA
PALESTRA INSTITUCIONAL SOBRE ÉTICA PROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA
Tópicos Especiais para Educação Profissional
ENTREVISTA Profa. Gabriela R. Zinn.
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
9 BALDES.
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Os 5S de si Celeste Sá
COMUNICAÇÃO “Em muitas situações, a tendência de quem fala é colocar a culpa em quem ouve, quando, de fato, falar para ser ouvido está se tornando uma.
Ética Profissional Módulo 11 – Aula 06
Profª. Enfª. Vanessa M.F Martins.  Ética: ciência da conduta humana perante o ser e seu semelhante. Ética Modo de ser Valores/Moral: estabelece regras.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
A FAMÍLIA E SEUS CONFLITOS
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder.
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
CONSULTORIA EMPRESARIAL PARA MICRO EMPREENDEDOR Consultores: Alex Sá José Viana.
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO Educação Profissional em Enfermagem II Profa Fernanda Góes Turma B Nova Síntese.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
“Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está.
Transcrição da apresentação:

Prof. Juliana da S. Bello

Noções de Ética Profissional

Conceito Ética profissional Conjunto dos princípios morais fundamentais do certo ou errado, é a maneira pela qual o ser humano se conduz no desempenho de suas funções, obedecendo os princípios que regem a moral, o respeito, o conhecimento, o sigilo profissional, o relacionamento e a caridade humana.

MORAL → diz respeito às atividades humanas do ponto de vista do bem /do mal, do certo/errado, do correto/incorreto; → refere-se à capacidade e ao livre arbítrio. Ao orientar-se conforme regras de condutas em relação aos outros.

Conduta Ética “para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício” (CHAUÍ, 1997, p. 337).

Qualidade das Pessoas Reflexão Conta-se que num país, há muito tempo, um rei, pressentindo seu fim, chamou seus súditos para lhe responderem 3 perguntas, prometendo grandes honrarias àquele que desse respostas perfeitas: - Qual é o lugar mais importante do mundo? - Qual é a tarefa mais importante do mundo? - Qual é o homem mais importante do mundo?

Qualidade das Pessoas Doutores e ignorantes, ricos e pobres responderam às 3 perguntas, mas nenhuma satisfez o rei. Por fim, faltava ouvir o velho sábio, que não respondera por que não lhe interessavam as honrarias. Os emissários do rei foram enviados para que obtivessem as suas respostas, e ele as deu:

E ele respondeu: 1- O lugar mais importante do mundo é onde você está, porque ali está seu ser, de modo que ali você pode viver a sua vida plenamente, com todas as suas potências; 2- A tarefa mais importante do mundo é a que você deve fazer. E repensou: a que você deve, e não a que quer. 3- O homem mais importante do mundo é aquele que precisa de você, porque é ele que dá a ocasião de exercitar a virtude mais bela: a caridade”

Enquanto profissional Diante de tais considerações, o profissional: 1. Sabe qual a sua função? 2. Tem consciência de quais competências lhe são exigidas? 3. Sabe como deve agir no exercício de sua função?

O Profissional deve: - Cuidar de sua apresentação pessoal; - Comunicar-se corretamente; - Aprender ouvir os outros; - Melhorar o vocabulário; - Nunca insultar ou gritar; - Evitar violência; - Oferecer informações; - Praticar a Ética Profissional.

Princípios da Ética Profissional Honestidade enquanto ser humano e profissional; Perseverança na busca de seus objetivos e metas; Conhecimento Geral e Profissional para oferecer segurança na execução das atividades profissionais; Responsabilidade na execução de qualquer tarefa; Iniciativa para buscar solucionar as questões apresentadas;

Princípios da Ética Profissional Imparcialidade na execução do trabalho e na apresentação de resultados e sugestões; Atualização constante e contínua; Trabalho em Grupo de modo que seja construído um espírito de equipe; Eficiência em fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade; Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado;

Princípios da Ética Profissional Ambição na busca de crescimento pessoal e profissional; Controle emocional nos relacionamentos pessoal e profissional para que ocorra a administração de conflitos; Relacionamento Interpessoal baseado na compreensão, ajuda mútua, respeito e consideração; Postura Profissional privilegiando as boas maneiras, a boa educação, a comunicação adequada, os bons hábitos e a boa aparência.

Ao Comunicar-se o profissional deve: - Chamar o outro pelo nome; - Usar linguagem clara que facilite a compreensão; - Falar pausadamente e em tom normal; - Perguntar objetivamente e com clareza; - Ouvir as respostas com atenção e sem fazer interrupções;

Ao Comunicar-se o profissional deve: - Sintetizar o que ouviu; - Dar respostas adequadas às perguntas do interlocutor; - Olhar nos olhos, braços soltos, movimentos leves com as mãos; - Ao lidar com público, manter um sorriso cordial.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO O avanço tecnológico, o crescimento vertiginoso da informação e dos meios de comunicação, a cibernética têm construído novas percepções e novos espaços para atuação profissional.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Afinal... O profissional precisa mudar a sua postura diante da organização e passar de ação passiva para uma ação pró-ativa.

ÉTICA PROFISSIONAL e MERCADO DE TRABALHO Chamar para si as responsabilidades, de uma a profissão pautada no respeito, no conhecimento, no sigilo profissional, no relacionamento interpessoal e interprofissional e na caridade humana.

“Chamamos de Ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de Caráter” Oscar Wilde