ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
Advertisements

Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
“Instrução do Projeto de Lei da Câmara nº 37, de 2013 “Dispõe sobre Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas” Leandro Fialho MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
ÉTICA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SÃO PAULO Campus Presidente Epitácio.
1)Capacitação periódica dos profissionais em saúde pela Esfera Municipal e Estadual); Aprovado). 2)Valorização do profissional (salários, aplicação do.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
1 Direito da Infância e Adolescência Aula 09 Sistema de Garantia de Direitos (SGD).
Art. 8º - É assegurado à gestante, através do Sistema Único de Saúde, o atendimento pré e perinatal. § 1º - A gestante será encaminhada aos diferentes.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Projeto de promoção do acesso aos serviços de prevenção, diagnóstico, e tratamento às IST, HIV/aids e hepatites virais para as populações chave e demais.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
EXECUÇÃO PENAL EM GERAL
Saúde do/a trabalhador/a e o olhar de gênero na gcm.
Incidência na Qualidade da Educação Infantil
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
Paulo Ricardo O. da Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Direitos e Deveres dos Cidadãos
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Pesquisa sobre Longevidade:
REABILITAÇÃO sem deficiência, perdas ou limitacões
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE
Declínio funcional Dr. Sebastião Fernando P. Neves.
INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
Universidade Federal de Pelotas
20 ANOS DO ECA.
Ana Carvalho 10º TIS Leandro Lages 9ºB Alessandra 10º TMF
Sistema de Saúde no Brasil
Direito da Infância e da Juventude
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
Idosos Foto: Ricardo Carelli.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Práticas de Prevenção, Minimização e Eliminação de Riscos Proteção da Saúde Vigilância Sanitária/ MONTES CLAROS Jose Osmando.
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
NR 03 – EMBARGO OU INTERDIÇÃO
A Medicina e a Condição Feminina
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO JURÍDICO NA ÁREA INFANTO-JUVENIL
Direitos Fundamentais
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
P R O D U T S E N Á V L SERVIÇOS Esporte Alimentação ATRATIVO Natureza
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Atenção a saúde do Hipertenso
Eliana Ribas Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP
Panorama da Saúde Mental e suas Propostas de Atuação na Coordenadoria
Pobreza Multidimensional
SEGURIDADE SOCIAL BEM-ESTAR SOCIAL – ESTADO SOCIAL DEMOCRÁTICO DE DIREITO – CURSO DE DIREITO - PREVIDENCIA SOCIAL.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Direito à saúde, saúde mental e política de drogas
Conheça a Defensoria Pública
Políticas Públicas Prevenção às Drogas
3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar Ricardo Morishita Wada
O Lúdico, a cidade e a aprendizagem
Transcrição da apresentação:

ESTATUTO DO IDOSO Profª Ms Solange Diná Facundim 2018

O que é o Estatuto do Idoso? O Estatuto do Idoso é um regulamento que amplia os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Foi criado em 1° de Outubro de 2003 – Governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Alguns direitos previstos no Estatuto do Idoso: Saúde; Transporte coletivo; Abandono e violência; Lazer, cultura e esporte; Trabalho; Habitação; Entidades de atendimento ao idoso.

Estatuto do Idoso – SAÚDE Capítulo V – Dispõe do direito à saúde. Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária

Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

Art. 16. Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.

Art. 19. Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos: I - Autoridade policial; II - Ministério Público; III - Conselho Municipal do Idoso; IV - Conselho Estadual do Idoso; V - Conselho Nacional do Idoso.

Art. 98. Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado:         Pena – detenção de 6 meses a 3 anos e multa.

Art. 99. Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado:      Pena – detenção de 2 meses a 1 ano e multa.         § 1o Se do fato resulta lesão corporal de natureza grave:   Pena – reclusão de 1 a 4 anos.         § 2o Se resulta a morte:    Pena – reclusão de 4 a 12 anos.

População em milhões FONTE: Nações Unidas (Fundo de Populações)

População residente, Total, 60 a 69 anos: 2.650.110 No Estado de São Paulo População residente, Total, 60 a 69 anos: 2.650.110 Mulheres: 1.447.075 Homens: 1.203.035 FONTE: IBGE, 2010

População residente, total, de 60 a 69 anos: 30.458 pessoas Em Rio Preto População residente, total, de 60 a 69 anos: 30.458 pessoas Mulheres: 16.863pessoas Homens: anos13.595pessoas FONTE: IBGE, 2010

Estratégias para melhorar a saúde da população Educação Comunicação e marketing social Capacitação da comunidade Mudança no modelo de assistência à saúde Ação política

Saúde mental Saúde física Saúde em idosos Suporte Integração familiar   Saúde em idosos Suporte familiar Integração social     Independência econômica Independência na vida diária . Ramos, 2002

GARANTIA DE POLÍTICAS

Programas de promoção da saúde só têm chance de ser efetivos ÉTICA CULTURA Programas de promoção da saúde só têm chance de ser efetivos se forem conduzidos e elaborados de baixo para cima.

Quanto maior o compromisso do setor público com o problema (programas nacionais, regionais e locais de prevenção, diagnóstico e cuidados), maiores serão as chances de canalizar os recursos sociais existentes em favor de uma velhice digna.

obrigado