Exercícios Complementares

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MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Exercícios Complementares (Q161. – pág. 84 ) Resolva as equações fracionárias.

(Q168. – pág. 84 ) Em uma festa escolar, havia 80 pacotes de balas para serem distribuídos entre as crianças. Como 4 crianças foram embora antes da distribuição, cada uma das presentes recebeu um pacotes a mais. Quantas eram as crianças? Substituindo ( i ) em ( ii ), temos:

(Q169. – pág. 84 ) Um automobilista faz uma viagem de 660 km viajando a certa velocidade. Se a sua velocidade tivesse sido de mais 5 km por hora, teria demorado uma hora a menos para percorre aquela distância. Quanto tempo ele gastou?

(Q170. – pág. 85 ) Um carro faz um percurso de 600 km em t horas quando sua velocidade é x km/h (x > 0). Quando essa velocidade é aumentada para (x+20) km/h, o tempo para esse carro fazer o mesmo percurso é (t -1) horas. Qual a velocidade média desse carro?

[Q204 (t) – pág. 87] Percorrendo 30 km à velocidade média v, gasta-se 1 h a mais do que quando se faz o mesmo percurso à velocidade média v+1. (As velocidades estão dadas em quilômetros por hora.) Se o percurso for feito num sentido à velocidade v e no sentido contrário à velocidade de v+1, o tempo total gasto para percorrer os 60 km será de: a) 7 h b) 9 h c) 8 h d) 10 h e) 11 h

a) 7 h b) 9 h c) 8 h d) 10 h e) 11 h

[Q206(t) – pág. 87] Trezentos brinquedos deveriam ser distribuídos igualmente para certo número de crianças. Como, na hora da distribuição, cinco dessas crianças não apareceram, cada uma das outras recebeu dois brinquedos a mais. O número de crianças que foram receber os brinquedos foi:

EQUAÇÕES BIQUADRADAS (Q128. – pág. 77 ) Resolva as equações biquadradas.

(Q130. – pág. 78 ) Eduardo, após mudar para uma nova casa, mandou o seguinte e-mail para seu amigo Ricardo: Oi, Ricardo. Tudo bem? Estou enviando o meu novo endereço: Rua das Paineiras, nº @@ Será que você consegue adivinhar o número de minha casa? Vou lhe dar algumas dicas: o número é formado por dois algarismos; o algarismo das dezenas é 5 e o das unidades é a raiz positiva da equação . Estou esperando sua visita. Um abraço, Eduardo. Descubra o nº da casa de Eduardo.

( Q132. – pág. 78 ) Resolva as equações:

(Q134. – pág. 78 ) Sabendo que a área do retângulo é 35 cm² e que a área do triângulo é 45 cm², encontre o valor de x.

[Q192 (t) – pág. 86 ] São raízes reais da equação .

[Q193 (t) – pág. 86 ] O número de raízes reais da equação

[Q196 (t) – pág. 86 ] Sejam a e b, respectivamente, a maior e a menor das raízes de . A diferença a – b vale:

EQUAÇÕES IRRACIONAIS (Q136. – pág. 81 ) Determine os valores de x para os quais se tem .

(Q138. – pág. 81) A igualdade é verdadeira para que valores de x?

(Q141. – pág. 81 ) Qual valor de x é solução da equação ?

(Q142. – pág. 81 ) Calcule x sabendo que ?

(Q145. – pág. 81 ) Calcule x nas equações.

b)

(Q146. – pág. 81 ) Um ourives produz placas de prata retangulares em diversos tamanhos, sendo que, quando a base mede x cm (x<10), a largura mede . As placas são contornadas por um fio de ouro. Se ele usar 26 cm de fio de ouro em uma dessas placas, quais serão as dimensões da placa?

(Q163. – pág. 84 ) Encontre as raízes das seguintes equações irracionais.

b)

c)

d)

(Q200 (t). – pág. 86 ) Se o número real é a solução da equação

(Q201 (t). – pág. 87 ) Sobre a equação irracional (Q201 (t). – pág. 87 ) Sobre a equação irracional é correto afirmar que: Possui apenas uma raiz real. É equivalente a uma equação do 2º grau. Possui duas raízes reais distintas. Não possui raízes reais. É equivalente a uma equação do 1º grau.

Possui apenas uma raiz real. É equivalente a uma equação do 2º grau. Possui duas raízes reais distintas. Não possui raízes reais. É equivalente a uma equação do 1º grau.

(Q202 (t). – pág. 87 ) A equação tem como solução: Uma raiz inteira negativa. Uma raiz natural. Duas raízes reais. Uma raiz fracionária.

b) Uma raiz natural.

(Q148. – pág. 83 ) Resolva os sistemas.

b)

(Q152. – pág. 83 ) Na figura ao lado, a área verde tem 51 cm² e a diferença entre as medidas dos lados dos quadrados é 3 cm. Calcule a área pintada de amarelo.

(Q155. – pág. 83 ) Calcule as medidas x e y da figura abaixo sabendo que a área dela é 5 e que o perímetro é 12.

(Q158. – pág. 84 ) O sistema tem duas soluções. Calcule a soma dos valores de y.

(Q159. – pág. 84 ) As dimensões de um retângulo são x e y (Q159. – pág. 84 ) As dimensões de um retângulo são x e y. Sabendo-se que a diferença entre elas é 3 cm. Somando 2 cm a cada uma de suas dimensões, a área do retângulo aumenta em 30 cm². Determine os valores de x e de y.

(Q160. – pág. 84 ) Em um trapézio retângulo, a base maior e o lado oblíquo têm medidas iguais. A base menor mede 4 cm. Determine a altura desse trapézio sabendo também que ele tem 32 cm de perímetro e 56 cm² de área.