Planejando o Turismo no seu Município

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Planejando o Turismo no seu Município Abril/2018

Vamos conversar sobre o Turismo? O que é turismo afinal? O turismo através do seu conjunto de atividades produtivas interligadas e com influência sobre os demais setores econômicos busca uma estratégia eficiente para gerar crescimento e desenvolvimento a uma localidade. O Turismo transforma um atrativo local ou uma vocação regional em atividade econômica. Turismo como vetor de desenvolvimento municipal.

Turismo no Brasil – Dados e Fatos CNM Reabertura do Mapa Mandato dos Gestores Municipais 2016 291 Regiões Turísticas 2.175 Municípios 2017 328 Regiões Turísticas 3.285 Municípios O Brasil é 1º país em recursos potencial natural no mundo e o 8º em recursos culturais.

Mapa do Turismo Pernambuco 2017 16 Regiões Turísticas 103 Municípios Turísticos 2016 14 Regiões Turísticas 57 Municípios Turísticos

Turismo no Brasil – Dados e Fatos Atividade impacta 52 segmentos da economia e gera 9 milhões de empregos diretos. O investimento no turismo traz um retorno de 10 vezes este valor. O Brasil é o destino do brasileiro – intenção de viagem subiu 8%. 60 milhões de brasileiros viajando pelo Brasil. É o único segmento que pode repetir o impulso que a agricultura e o agrobusiness propiciaram à economia brasileira.

Qual o papel do Município em relação ao Turismo? Fomentador e articulador do Turismo Responsável Diretrizes: Conservação do Patrimônio Natural e Histórico Cultural Valorização da identidade local e geração de renda. Integração regional Planejamento Participativo Turismo é uma atividade que envolve todas as dimensões da realidade do município: econômica, social, cultural, ambiental, dentre outras.

Captação de recursos e parcerias para o Turismo

Captação de Recursos para o Turismo No Município: Fundo Municipal de Turismo No estado  Outras fontes de recursos:  PPP’s , Sebrae, Consórcios Públicos Ministério do Turismo (Programação e Emendas) Fungetur - Fundo Geral de Turismo   Pronatec Turismo Prodetur + Turismo

A Importância do Planejamento Turístico “Planejar é desenvolver os espaços, juntamente com as atividades que atendam aos anseios das populações locais e dos turistas..” Devido ao efeito multiplicador na economia gerado pela a implantação da atividade turística no Município, o planejamento é fundamental para seu desenvolvimento e para produzir políticas e processos adequados a realidade de cada localidade. Planejamento como ferramenta para o desenvolvimento.

Estratégias do Planejamento Turístico Plano Municipal de Turismo norteará as ações do processo de desenvolvimento do turismo no Município. Passo - a - passo Passo 1 – Inventário da Oferta Turística Passo 2 - Entender a concorrência – Competitividade Passo 3 - Entender a atividade Turística no Município - Potencialidades Passo 4 - Planejar o desenvolvimento do Turismo Passo 5 – Avaliar e Monitorar o Plano

Pauta de trabalho da Área Técnica de Turismo da CNM em 2018 Cartilha a ser lançada na XIX Marcha : Turismo em 360° – Planejando o Turismo no Município Lançamento do Observatório do Turismo CNM Participação técnica em eventos nacionais Realização de eventos técnicos: Turismo em Unidades de Conservação em Maragogi/AL. Realização de oficina de capacitação : Plano Municipal de Turismo – Brasília/DF. Fomento a Rede Cidades Históricas e Patrimônio Mundial – realização do em 5°Encontro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial em Manaus.

Obrigada. Marta Feitosa – Turismóloga da CNM (61) 2101-6606 | marta.feitosa@cnm.org.br