Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prof. Ms. José Edmar Lima Filho Metodologia da pesquisa.
Prof Carla Queiroz Curso: Psicologia.  – “Pesquisar, significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.”  – “Pesquisa científica.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS [FOLHA DE ROSTO] PROJETO DE PESQUISA SOCIAL:
EPISTEMOLOGIA MODERNA
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Didática das Ciências Experimentais
Artigo Científico Disciplina PPGPE: Elaboração de textos, aula e avaliação Graziela Zamponi Maria Auxiliadora Motta Barreto Sandra Giacomin Schneider.
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
- Introdução à Semiótica -
MAX WEBER Manhã 02: ética protestante (incompleto)
MOVIMENTOS SOCIAIS Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais pela UFAL/ Conexões de saberes.
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
POLÍTICAS PÚBLICAS & AÇÕES AFIRMATIVAS
(Karl Emil Maximilian Weber)
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Problemas Filosóficos
Século XIX.
Psicologia Raphaella Pizani.
Pesquisa Social Teoria, método e criatividade
MÉTODOS CIENTÍFICOS 1. Método dedutivo
Psicologia e psicologia do senso comum
Professor Fabio Moreira Curso de Biblioteconomia
Introdução à Estética Professora: Consuelo Holanda
Métodos de pesquisa Prof. Suzana M. Berriel 4º período.
Realidade e Senso Comum
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Vida, obras e questões sobre a sociologia
Metodologia da Pesquisa
A Contribuição de Max Weber
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
12/11/2018 Práticas Judiciárias.
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
A LEI DOS TRÊS ESTADOS Teológico: o estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele. As coisas sem explicação são.
Sociologia e Senso Comum
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Psicologia e psicologia do senso comum
CIÊNCIA E RELIGIÃO Prof. Alessandro Reina.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
Objetivo, Definições, Significado
EMILE DURKHEIM 06/12/2018.
FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
História da Psicologia
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
(Karl Emil Maximilian Weber)
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Direitos Humanos.
Estrutura serviço de Estética
Disciplina: SOCIOLOGIA I 1º semestre letivo de 2018
A evolução do Conhecimento
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
PROJETO DE PESQUISA.
FILOSOFIA Kaliméra! Bom dia! Kalispéra! Boa tarde!
Transcrição da apresentação:

Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL

A espécie humana não se limita a viver no mundo Ela procura entende-lo e modifica-lo a partir das experiências na vida cotidiana. Essas experiências são vivenciadas a partir das interações sociais, estas são construídas de modo contínuo e voluntário o que acaba estabelecendo a sociabilidade.

Sociabilidade Quando o agrupamento de pessoas faz circular as informações, estabelecendo redes sociais em que os indivíduos compartilham interesses, gostos, opiniões… temos o fenômeno da sociabilidade (ARAÚJO; BRIDI; MOTIM, 2013; p. 39)

nossos comportamentos expressam formas diversas de conhecimentos nossos comportamentos expressam formas diversas de conhecimentos. Pode ser religioso, filosófico, cientifico, mas que geralmente está cristalizado no que a sociologia chama de senso comum.

Definição sociológica SENSO COMUM: Compreende o conjunto de saberes e práticas produzidos com base nas experiências concretas das sociedades humanas. É construído pela observação e pelo aprendizado diante dos fenômenos cotidianos. É transmitido socialmente ao longo das gerações, em um ou mais coletividades (SILVA et al, 2017; p.21).

Então senso comum pode produzir equívocos? SIM! Nem sempre as experiências estão pautadas na verificação dos fenômenos e são alimentados por várias gerações através das crenças, sendo elas religiosas ou não. Exemplo: O racismo e o machismo.

A ciência - aparece como algo antagônico ao senso comum; - A ciência busca desenvolver novos conhecimentos que vão além das especulações (Como a crença religiosa); - Durante o iluminismo acreditava-se que ela iria substituir a religião. - A ciência também pode criar equívocos, como no caso das teorias raciais.

Definição conceitual CIÊNCIA: Estudo sistemático e metódico dos diferentes fenômenos naturais ou sociais. É realizado com base na seleção de um objeto de pesquisa que é então analisado por meio de um conjunto de técnicas de investigação e procedimentos de verificação aprovados coletivamente por um grupo de profissionais da área do conhecimento em questão (idem; p. 22)

A filosofia positivista - Surge no contexto da valorização cientifica do século XIX; - Tem como objetivo desenvolver um método para pesquisas no campo social; - Se inspira na perspectiva das ciências da natureza; - procura estabelecer leis gerais dos fenômenos sociais; - Tinha como objetivo prever os fenômenos e assim ajudar na ordem durante as crises sociais.

Auguste Comte (1798-1857) - Considerado expoente do positivismo; - Chegou a desenvolver um curso sobre o tema; - É considerado um dos pais da sociologia;

Para Comte... - O positivismo é a terceira fase de dois estágios do conhecimento: 1° Teológico: diz respeito as ideias religiosas e a crença de que a sociedade era uma expressão da vontade de Deus; 2° Metafísico: que observa a sociedade sob aspectos racionais e naturais;

POSITIVISMO - é guiado pelo objetivo de identificar leis gerais que regulam o mundo dos homens; - A abordagem positivista da Sociologia, acredita na produção de conhecimento acerca da sociedade com base em provas empíricas coletas da observação, da comparação e da experimentação. Émile Durkheim desenvolveu pesquisas e teorias com base na visão positivista

É tão real quanto um organismo vivo, com sentido cientifico e moral. Para Comte... Sociedade É tão real quanto um organismo vivo, com sentido cientifico e moral. Sociologia A sociologia é uma reflexão filosófica sobre a sociabilidade humana; uma ciência universal da civilização.

REFERÊNCIAS ARAÚJO, Silvia Maria de; BRIDI, Maria Aparecida; MOTIM, Benilde Lenzi. Sociologia: uma ciência da modernidade. In: Sociologia – Ensino Médio: Volume único. São Paulo: Scipione, 2013. p. 38-47. SILVA, Afrânio et al. Produção de conhecimento: uma característica fundamental das sociedades humanas. In: Sociologia em movimento. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2016. p. 19-25.