JOGOS POPULARES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JOGOS POPULARES CONCEITOS
Advertisements

OLIMPÍADAS LONDRES 2012 Imagem 1.
Brincadeira de Faz-de-Conta e Desenvolvimento Infantil: Princípios Psicológicos PEAD Ludicidade e Educação.
Teorias de Controle Social George Mead. GEORGE MEAD Pai fundador do interacionismo simbólico. Pai fundador do interacionismo simbólico. Mead destina um.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
A Condição Humana O que é a natureza humana? Prof. Ítalo Colares.
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
O QUE SÃO JOGOS COOPERATIVOS? Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a consciência de cooperação,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE ARTES E DESIGN DEPARTAMENTO DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS CURSO DE TEATRO – LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
Keno O que há para não gostar? Particularidades do famoso jogo de casino.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
AGITA GALERA – 2016 ESCOLA JUSSARA FEITOSA DOSMCHKE/SUZANO.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 8º Ano U Abordagem histórica dos jogos populares, de salão e esportivos Participação:
Cultura emo: Cultura do Futebol:. Definição de Emo: Emo é um gênero musical distinto tipicamente caracterizado pela musicalidade melódica e expressiva,
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo. PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS Ensinar o esporte – como proceder ao ensinar os esportes, qual a abordagem metodológica.
Princípios Economia Solidária
Game Design ou Novas Narrativas Digitais Cleber Matos
FOLCLORE.
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
PEAD Ludicidade e Educação
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
Fundamentos das Ciências Sociais
Jogos, brinquedos e desenvolvimento
Antigas brincadeiras.
A Capoeira: de uma tradição clandestina...
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Apresentação Multimédia #24 Tema IV | EU NOS CONTEXTOS capítulo 1 | O MODELO ECOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO → OS DIFERENTES CONTEXTOS DE EXISTÊNCIA DOS.
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 5
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
Reflexões sobre o esporte
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Socialização e herança cultural
Introdução à programação orientada por objetos
DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO
PODEMOS SER OS MELHORES AMIGOS DO MUNDO
Aula de campo.
OS RETIRANTES.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
A estruturação da personalidade
Os valores.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O LUGAR E A PAISAGEM PROFª LUCIENE “ O CENTRO DO MUNDO ESTÁ EM TODO LUGAR.O MUNDO É O QUE SE VÊ DE ONDE SE ESTÁ”. MILTON SANTOS.
O HOMEM O ser humano é um ser social.
SOBRE A CRIAR E RECREAR Com muita dedicação e estudo, a Escola Criar e Recrear desenvolve projetos pedagógicos. Desde os seis meses até 5º ano do Ensino.
A seleção e a proposta de atividades Acadêmica: Thalita de Souza.
Atividades lúdicas para o desenvolvimento da consciência fonológica Izabel Cristina Barbosa 1.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Números inteiros juliana
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
COPA DO MUNDO Prof: Jânio Cesar.
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Ciberinfante criativo
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
AS FÁBULAS.
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região. Prof. ANDRÉ LUÍS EUGÊNIO DE OLIVEIRA.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
 História  Equipamentos e Materiais , 5 e 6  Regras
Jogos e Brincadeiras da Cultura Popular Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando.
Transcrição da apresentação:

JOGOS POPULARES

Nesta aula, você irá aprender sobre: Jogos populares. Os tipos de jogos populares. O que é a diversidade e a importância da integração.

Jogos Populares Jogos populares são aqueles que as pessoas brincavam na rua, quando eram crianças, e que, assim como as atividades apresentadas no poema de Casimiro de Abreu, deixam saudades. Os jogos e as brincadeiras populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. Converse com seus amigos sobre a imagem abaixo e descubra se eles já brincaram de algum jogo popular!

Jogos Populares

Jogos Populares Entre jogos, esporte e folclore existe uma ligação cultural bastante importante. O mesmo jogo pode ocorrer em diferentes povos, com regras e significados diversos. Alguns jogos podem ter uma única origem e outros coincidir em sua existência, em diferentes épocas e lugares, adaptando-se às mudanças sociais e culturais de um país. Essas adaptações permitem que sejam criados outros jogos, de acordo com a imaginação de quem brinca. O esporte surgiu dos antigos jogos e brincadeiras populares, e estes, por sua vez, permanecem vivos devido à cultura e tradição de um povo.

Importância dos Jogos Populares Ao praticar o jogo, a criança vivencia determinadas situações, agindo por conta própria, que permite ela sentir a necessidade de mudança nas regras do jogo, de modo a construir suas próprias maneiras de jogar, facilitando a participação em grupo.

Como são conhecidos os Jogos Populares São conhecidos também como jogos de rua em que seus elementos podem ser alterados, decididos pelos próprios jogadores, com flexibilidade nas regras,

Características dos jogos populares Mudanças dentro do jogo; Não há necessidade de materiais industrializados; Prática realizada de forma harmoniosa; Manifestação desenvolvida desde os tempos antigos

Alguns tipos de jogos populares Amarelinha Cabo de guerra Pique-bandeira Pega-pega Queimada

JOGOS POPULARES “São aqueles que as pessoas brincavam na rua quando crianças e que hoje em dia encontramos algumas demonstrações deles”. Essa definição diz respeito aos: Jogos Olímpicos. Jogos Populares. Jogos Alternativos. Jogos Cooperativos.

Jogos Populares Búlica e ximbra são denominações de um jogo popular. Você sabe dizer qual é esse jogo? Pião. Pular corda. Bola de gude. Cabo de guerra.

Jogos Populares Escolha um jogo popular . Explique como joga e fale sobre suas regras.

Jogos Populares Jogos populares são aqueles que brincamos na rua, quando crianças. Qual opção abaixo menciona dois jogos populares? Golfe e beisebol. Queimada e vôlei. Basquete e natação. Queimada e pular corda.