AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
ARTIGO PASSO A PASSO Dr.ª ELIZABETH TEIXEIRA (UERJ)
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO 1 REORGANIZAÇÃO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH Setembro / 2015.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
PAVIMENTAÇÕES DE ESTRADAS II – Prof. Eng.º Carlos Pastana IP 02 – Classificação das Vias Lucas Miranda de Matos – Luiz Felipe Marques Gonçalves.
Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro GESTÃO E MOTIVAÇÃO NO ESCRITÓRIO CONTÁBIL J & R SERVIÇOS.
Classificação dos Métodos de Ensino:
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Classificação não supervisionada de imagens. Classificação de imagens Consiste na identificação de tipos de cobertura de solos, de acordo com os padrões.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL – Princípios e fundamentos
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016
Escola Quantitativa Teoria Matemática.
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Sistemas de Informação Capítulo 1
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Organização, Sistemas e Métodos
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
RELAÇÃO ENTRE OS FATORES DE RECURSOS DE CONSTRUÇÃO QUE AFETAM O CUSTO DO PROJETO Aluno: Michelle Kemper Campos de Melo Profª. Pastor Brasília, 2015.
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Decisões Práticas no Desenvolvimento de Escalas
Fatoração, MMC e MDC usando Números Primos.
OSM II Manuais administrativos – Parte 1
Elaboração de Projetos
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
Escalas de medidas aula 2
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Oficina de Proteção Infantil
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Execução e Controle
UNIVERSIDADE KATYAVALA BWILA INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE BENGUELA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO TRABALHO ACADÉMICO DE ECONÓMIA.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Trabalhos científicos
Trabalho de Conclusão de Curso I
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Gestão da Logística de Distribuição
Avaliação de Impactos Ambientais
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Custo De Distribuição.
Semana de iniciação científica da UFMG
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Mapeamento e Monitoramento de Impactos Ambientais em
Aula S8 Lição de casa dada na S7
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Programação Dinâmica (PD)
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
O Significado de Pesquisar
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Módulo V Etapas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): política ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua Polo UEA Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas. Docente:
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
NORMAS EFORMATAÇÃO DE TRABALHOS
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Professora: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga 1

Módulo V Etapa de triagem

Todo sistema de AIA deve definir o universo de ações humanas sujeitos ao processo, ou seja, seu campo de aplicação, o patamar a partir do qual deve ser aplicado o processo. Conceito-chave: IMPACTO SIGNIFICANTE

CAMPO DE APLICAÇÃO DA AIA Conjunto das atividades humanas Conjunto das atividades que podem causar impacto ambiental e são sujeitas a controle administrativo ambiental (licenciamento ou outro mecanismo) Conjunto das atividades sujeitas a AIA (impacto ambiental significativo)

Impacto ambiental significativo 5

Impacto ambiental significativo Expressivo; Considerável; Suficientemente grande; Importante.

O potencial que tem determinada obra ou ação humana de causar alterações ambientais depende de duas ordens de fatores: As solicitações ou pressões impostas ao meio pela ação ou projeto; A vulnerabilidade do meio (o inverso de resiliência); A confrontação da solicitação ou pressão imposta pelo projeto com a vulnerabilidade do ambiente definirá a resposta do meio.

Alta solicitação ou pressão Alto potencial de impactos significativos + Alta vulnerabilidade Alto potencial de impactos significativos

+ Baixa solicitação ou pressão Baixa vulnerabilidade Baixo potencial de impactos significativos

Critérios de triagem 10

Tipo de empreendimento Considerando o local do projeto Critérios de triagem (classificação) Tipo de empreendimento Considerando o local do projeto

Classificação por tipo de empreendimento Este critério é operacionalizado por meio do estabelecimento de listas de empreendimentos sujeitos à preparação prévia de um Estudo de Impacto Ambiental (listas positivas) ou dispensados (listas negativas). As listas podem ser acompanhadas de critérios de porte do empreendimento. A principal ferramenta empregada pela regulamentação brasileira é uma lista positiva. O artigo 2º da Resolução CONAMA 001/1986 arrola 17 tipos de empreendimentos, alguns acompanhados de critérios de porte. Exemplo: Inciso XI: “usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária, acima de 10 MW”

Classificação considerando o local do projeto A presença de ecossistemas sensíveis ou de áreas de reconhecida importância natural ou cultural é um critério muito usado para exigência de Estudo de Impacto Ambiental, mesmo para tipos de empreendimentos que não constem de listas positivas. Na formulação de termos de referência os analistas ambientais devem exigir estudos mais detalhados sobre aspectos específicos, caso um empreendimento possa afetar algum tipo de ambiente valorizado por sua importância ecológica ou cultural (tipologias especiais de ambientes). Observação: Ver Quadro 5.3 Tipologia de ambientes (página 118).

Tanto a classificação por tipo de empreendimento quanto a que considera o local do projeto apresentam as seguintes vantagens: Possuem aplicação simples e rápida; Permitem consistência de uso e conseqüente consistência das decisões tomadas, assim como tratamento eqüitativo dado a distintos proponentes; Facilitam o controle público e judicial.

Impactos negativos potenciais insignificantes Descrição da proposta Lista negativa Impactos negativos potenciais insignificantes Impactos negativos facilmente mitigáveis Capacidade desconhecida de mitigar impactos Impactos potenciais desconhecidos Lista positiva Impactos negativos potenciais significantes Ambiente sensível ou de importância Preocupação do público talvez não sim Avaliação Ambiental Inicial (AAI) Licenciamento ambiental convencional Licenciamento apoiado em estudo de impacto ambiental

ESTUDOS PRELIMINARES São soluções largamente adotadas para o campo intermediário de aplicação da AIA, onde não há clareza sobre a possibilidade de ocorrência de impactos significativos; São avaliações de baixo custo que usam informação já disponível; Um reconhecimento de campo feito com uma equipe reduzida pode atender às necessidades dessas avaliações.

Procedimentos de triagem 17

Procedimentos de triagem para o processo de AIA Abordagem Procedimento Por categorias Lista positiva com patamares Lista negativa com patamares Lista positiva sem patamares Lista negativa sem patamares Lista de recursos ou de áreas importantes ou sensíveis Discricionária Critérios gerais Análise caso a caso com avaliação ambiental inicial Análise caso a caso sem avaliação ambiental inicial Mista Combinação da abordagem por categorias com a abordagem discricionária.

PANORAMIO. Barragem de Itaipu. Disponível em: BIBLIOGRAFIA IBAMA. Avaliação de impacto ambiental: agentes sociais, procedimentos e ferramentas. Brasília: IBAMA, 1995. PANORAMIO. Barragem de Itaipu. Disponível em: http://www.panoramio.com/photo/5232752 Acesso em 19/02/2009. SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impactos ambientais: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 19

Professora: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga AGRADEÇO A PRESENÇA E A ATENÇÃO! Professora: M. Sc. Rosângela Mendanha da Veiga