PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?

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Transcrição da apresentação:

PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê? Reunir todos os documentos relevantes para a avaliação de desempenho Facilitar ao docente a recolha e organização dos dados que considera relevantes para a sua avaliação Facilitar o acesso a todos os dados relevantes para o processo de avaliação

INTRODUÇÃO Estabelecimento de educação e ensino; Serviço Distribuído lectivo e não lectivo (cópia dos horários, cargos, funções, anos de escolaridade/disciplinas,…); Objectivos Individuais e respectivas actualizações e/ou reformulações; Nº de aulas previstas e dadas por turma/disciplina; Cópia do mapa de faltas fornecido pela secretaria; (…)

PREPARAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS Uma planificação de unidade didáctica adaptada ao contexto da turma (ou planificação semanal/quinzenal no caso do pré-escolar ou 1º ciclo), incluindo as respectivas fichas de formativas, sumativa ou outras, realizadas em função dessa planificação; Planificação das aulas assistidas; Material seleccionado ou produzido pelo próprio para essas aulas, documentos de planificação referentes a alunos com NEE ou com planos de recuperação ou acompanhamento; (…)

REALIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES LECTIVAS Um trabalho realizado por um aluno (composição, reportagem, entrevista, projecto, jornal escolar, prova escrita, produção com novas tecnologias, etc.) que represente um exemplo de boas práticas; Comentário sobre o exemplo apresentado, justificando porque o considera uma prova de boa prática pedagógica; Informações sobre cumprimento dos programas; (…)

RELAÇÃO PEDAGÓGICA COM OS ALUNOS Cópia do registo de observação de aulas; Breve reflexão sobre a sua relação pedagógica com os alunos; (…)

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DOS ALUNOS Fichas de avaliação diagnóstica; Um exemplo de cada tipo de Fichas de Avaliação e respectivas grelhas de correcção; Fichas de auto-avaliação dos alunos; (…)

Progresso dos resultados escolares dos alunos Grelhas com a evolução dos resultados dos alunos ao longo do ano lectivo (no caso do 2º e 3º ciclos fornecido pela secretaria); Resultados das avaliações aferidas ou exames; Medidas tomadas para prevenir o abandono escolar; Outras grelhas de registo de observação que o docente utilize (aprendizagens, comportamentos, …); (…)

PARTICIPAÇÃO NO AGRUPAMENTO Listagem das actividades em que participou; Listagem de projectos do PAA em que participou; Reflexão sobre essa participação; (…)

EXERCÍCIO DE CARGOS OU FUNÇÕES DE NATUREZA PEDAGÓGICA Identificação dos cargos, funções , tarefas (direcção de turma, coordenação de grupo/departamento, biblioteca escolar, instalações, apoio educativo, tutoria, …); Reflexão sobre o exercício dessas cargos; (…)

FORMAÇÃO CONTÍNUA Certificados de frequência e avaliação em Acções de formação creditadas: na sua área de docência; em áreas consideradas prioritárias relativamente ao Projecto educativo do Agrupamento; em áreas relativas a cargos/funções que exerça; Certificados de participação em seminários, colóquios, congressos,… que, mesmo sem creditação contribuíram para o seu desenvolvimento profissional; (…)

DINAMIZAÇÃO DE PROJECTOS DE INVESTIGAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO EDUCATIVA Descrição dos projectos; Certificados de participação; Breve reflexão sobre a dinamização; (…)

Outros dados considerados relevantes Dados que o docente considere relevantes para a sua avaliação; (…)

CONCLUSÃO Breve análise ao percurso profissional no módulo de tempo sujeito a avaliação; (…)