Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

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Transcrição da apresentação:

Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz Bases Psicológicas da Educação Piaget Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz

Os Estágios do Desenvolvimento Para Piaget desenvolvimento cognitivo é um processo coerente de sucessivas mudanças qualitativas das estruturas cognitivas(esquemas), derivando cada estrutura da estrutura precedente. Ex: a mudança do esquema cachorro para vaca.

Para definir o desenvolvimento cognitivo Piaget estabeleceu em 4 estágios: sensório-motor, pré- operacional, operações concretas e operações formais.

Estágio Sensório-Motor (0-2 anos) Representa a conquista através da percepção e dos movimentos, organização inicial dos estímulos ambientais; Egocentrismo inconsciente e integral: o mundo é um todo indissociado, não diferencia entre si mesmo e o meio que o cerca, sua própria ação é a causa de todas as coisas;

Nesta fase acontece a diferenciação entre objetos externos e o próprio corpo; Os reflexos hereditários irão pouco a pouco transformando-se em esquemas sensório-motores; Ex: virar a mamadeira para encontrar o bico; Neste período predomina o conhecimento físico sobre as propriedades dos objetos;

No final deste período a criança pode esboçar afetivamente suas preferências em relação aos objetos: é a primeira experiência de gostar e não gostar;

Com o fim do estágio sensório-motor a criança deve ter alcançado um nível de desenvolvimento conceitual suficiente para iniciar o processo de linguagem falada.

Importante A característica do pensamento sensório- motor é que ele depende da ação direta da criança sobre o meio ambiente.

Estágio Pré-Operacional (2-7 anos) A criança evolui de um ser sensório-motor para um funcionamento conceitual; Nesta fase surgem: o jogo simbólico, o desenho e a linguagem falada; Pensamento ainda egocêntrico: mistura de realidade com fantasia em função da ausência da lógica;

Julgamento a partir da percepção imediata, Ex: conservação dos volumes; Início do desligamento da família; Mudança da linguagem egocêntrica para a socializada; Passagem do pensamento explícito para o pensamento interiorizado;

A criança mantém o pensamento egocêntrico, na medida que, acredita que todos pensam como ela e não questiona os próprios pensamentos; Neste estágio surgem os primeiros sentimentos sociais, a criança através da representação pode evocar lembranças e sentimentos passados ficando mais estável o gostar e o não- gostar; Embora já exista a função representacional, a percepção ainda domina a lógica do pensamento, quando estas entram em conflito, a percepção é a base do julgamento, Ex: conservação de volume.

Estágio das Operações Concretas (7-11/12 anos) Início da vida escolar e marcado por relevantes aquisições intelectuais; Realidade estruturada pela razão, Solução mental dos problemas, Ex: seriação de varetas;

O pensamento nesta fase torna-se lógico; Formação da noção de conservação, Ex: conservação de volume; Linguagem deixa de ser egocêntrica; Diminuição do egocentrismo social; O pensamento nesta fase torna-se lógico; A criança não está mais limitada à percepção; A lógica só é usada na resolução de problemas que envolvam objetos e fatos concretos;

A lógica não se estende a problemas hipotéticos ou verbal; É caracterizado como um estágio de transição entre o pré-lógico e lógico; Diminuição acentuada do egocentrismo em função da relação com outras crianças, busca de validação dos seus posicionamentos; A criança operacional concreta pode assumir o ponto de vista do outro e sua linguagem é comunicativa.

Estágio das Operações Formais (12 anos em diante) O raciocínio da criança nas operações formais consegue pensar sobre o passado, presente e futuro e com situações hipotéticas; O egocentrismo nesta fase caracteriza pela dificuldade em perceber que a lógica nem sempre se aplica à realidade da vida: idealismo; O pensamento livra-se da relação com o concreto, o pensamento lida tanto com o real como com o possível; Forma esquemas conceituais abstratos, Ex: amor, justiça etc;

Sendo assim... O sujeito humano atinge sua forma final de equilíbrio, possibilitando a compreensão de doutrinas filosóficas e teorias científicas.