SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto histórico - “A modernidade”
Advertisements

TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Augusto comt. Nascimento 19 de janeiro de 1798, Montpellier, França. 19 de janeiro1798MontpellierFrança Morte 5 de setembro de 1857 (59 anos) Paris, França.
A Europa no Século XIX ( ): Liberalismo X Socialismo Capítulo : Introdução Prof. Alan.
Karl Marx Trabalho de Sociologia da Educação I – A
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
Ordem da Revolução Industrial Aula 3 Geografia Geral 1Profa. Juliana.
Émile Durkheim vida e obra Émile Durkheim nasceu em Épinal, cidade francesa em 15 de abril de 1858 e faleceu em 15 de novembro de Foi um sociólogo,
A noção de personalidade jurídica promove a conciliação do político com o jurídico.
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Filosofia Moderna Contexto Histórico: – Renascimento Cultural – Cientificismo – Conquista da América – Reformas Religiosas.
( ).   Bibliografia:  Jean Carbonnier, Sociologia do Direito, Coimbra,  Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona,  Raymond.
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
O Antigo Socialismo “O homem não é uma ilha”
O que é Capitalismo e Socialismo:
VIDEOAULA 3 Karl Marx ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
Ciências Humanas e suas Tecnologias OS SOCIÓLOGOS CLÁSSICOS
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Disciplina: Sociologia Jurídica
Primeiros grandes pensadores da Sociologia
Introdução à Sociologia.
O Positivismo 15/06/2018
OS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Moral e História Moral Significado Função Validade
Século XIX.
Karl Marx e a História da Exploração
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
CAPÍTULO 8 PÁGINA 116 Trabalhadores, uni-vos. Um pouco de Karl Marx Em Relação a outros pensadores:  Simmel e Weber: A realidade compõe-se de uma variedade.
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
 Da Divisão do Trabalho Social  Mudanças (caos, desordem) com o advento do capitalismo e o surgimento da soc. moderna.  Pergunta:  Que laço se forma.
Filosofia da Educação Brasileira
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
O PENSAMENTO SOCIAL DE KARL MARX
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
O socialismo científico e seus desdobramentos
A SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Doutrinas sociais do século XIX
MAX WEBER
Émile Durkheim Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Socialismo Utópico Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier.
Max Weber  .
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Emile Durkheim ( ) Modelo orgânico de sociedade: Para Durkheim, a sociedade é como um organismo vivo, onde cada instituição funciona como um “órgão”
Sociologia Professor Odilon Cuti.
Kaell Thamis Marlon Maurício Éder Carlos
Século XIX.
Século XIX.
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
Karl Marx (1818 – 1883).
Áreas da Filosofia.
Direito Penal Sociologia e Teoria do Crime Profa. Msc. Fernanda Dantas
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
Doutrinas Sociais no século XIX
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA: O PENSAMENTO DE karl marx
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ÉMILE DURKHEIM A CONCEPÇÃO FUNCIONALISTA DE SOCIEDADE.
Transcrição da apresentação:

SOCIOLOGIA PRINCIPAIS CORRENTES

Augusto Comte 1798 -1 857 Lei dos três estados: 1ª) Explicação dos fenômenos através de forças comparáveis aos homens. 2ª) Invocação de entidades abstratas (natureza). 3ª) Observações e relações regulares, estabelecendo as leis que governam os fatos (não se preocupa com a causa dos fatos).

Idades das Sociedades Três idades das sociedades: 1ª) Idade Teológica. 2ª) Idade Metafísica. 3ª) Idade Positiva

Influência da Biologia As ciências deixam de ser analíticas. Caráter sintético da biologia. Concepção de unidade histórica. Não se explica a parte sem o todo. Visão global ou total. Objetivo da sociologia: a história da espécie humana.

Caráter impositivo da sociologia Ciência do “todo histórico”. Determina “o que foi, o que é e o que será”. Visão determinista. Realização da ordem humana e social. Conceito de “fatalidade modificável”. A sociologia deve catalisar os processos de mudanças.

Temas da sociologia de Comte 1ª) Universalidade da sociedade européia industrial. 2ª) Universalidade do pensamento científico (submissão da moral, ética, religião à visão cientificista). 3ª) Como é possível explicar a diversidade humana diante de uma mesma essência?

A Sociedade Industrial para Comte 1º) Organização científica. 2º) Desenvolvimento máximo da humanidade. 3º) Formação de massas operárias. 4º) Empregados X Empregadores. 5º) Produção de riqueza X Pobreza. 6º) Liberalismo: livre concorrência.

Socialismo X Liberalismo Comte se situa entre essas duas teorias. Não é um doutrinário da propriedade privada. Não é um reformador que se inclina à socialização dos meios de produção. É um organizador que deseja manter a propriedade conquanto ela cumpra sua função social.

Émile Durkheim (1858-1917) FATO SOCIAL: coisa. A sociologia consiste em analisar o fato social como coisa, ou seja, desprovida de preconceitos, ideais ou valores. Análise objetiva da sociedade. O conhecimento parte de fora para dentro. O sociólogo é um “olho boiando sobre a sociedade”.

O fato social não pode ser explicado de maneira puramente psicológica. Não há compreensão individual dos problemas sociológicos. A sociedade extrapola a concepção de indivíduos (é mais do que a simples soma dos indivíduos que a compõe). A sociologia é a ciência das instituições.

Consciência Coletiva Elemento de ligação entre indivíduos em uma sociedade sem diferenciação solidariedade mecânica). Com a diferenciação, diminui a percepção da consciência coletiva. Logo, estruturas rígidas de interpretação moral deixam de existir. Direito repressivo: punição. Direito restitutivo: restabelecer o estado das coisas Crime: definição relativista.

Tipos de solidariedade Mecânica: o indivíduo é ligado diretamente à sociedade, não há diferenciações de grande porte, prevalecendo o caráter coletivo. Orgânica: depende da sociedade e das partes que a compõe, ou seja, há diferenciação entre as partes que cooperam entre si para o todo.

Suicídio Indivíduo X Grupo. O indivíduo torna-se cada vez mais consciente (não aceita imperativos). Exige mais do que a sociedade pode oferecer. A sociedade surge como um elemento disciplinador. Taxa de suicídio: constante.

Tipos de suicídio Egoísta: pensamento individualista, desligado do contexto social. Altruísta: sacrifício por um imperativo social interiorizado, obedecendo ao que o grupo lhe ordena, a ponto de sufocar o próprio instinto de conservação. Anômico: irritação associada às numerosas situações de decepções oferecidas pela vida moderna.

Fato patológico e Anomia Fatos que, dentro da solidariedade orgânica, colocam em risco as relações entre as partes da sociedade, rompendo as regras de solidariedade. Pautam-se numa incapacidade de se perceber a função a ser exercida dentro da sociedade.

O PENSAMENTO SOCIALISTA Crítica à propriedade privada. Origem: J.J. Rousseau. Homem: Tabula Rasa. Propriedade: princípio da desigualdade. Sociedade: Formada pelos homens Formadora dos homens. “Bom Selvagem” X “Corrupção do Homem”.

SOLUÇÃO DE ROUSSEAU Novo contrato social: Fim da propriedade privada; Educação universal; Democracia.

“O objetivo primordial e necessário de toda a existência deve ser a felicidade, mas a felicidade não pode ser obtida individualmente; é inútil esperar-se pela felicidade isolada; todos devem compartilhar dela ou então a minoria nunca será capaz de gozá-la”. R. Owen.

O Socialismo Científico Análise dos mecanismos econômicos e sociais do capitalismo. Compreensão da realidade para transformá-la.

Teóricos do Socialismo Científico: Karl Marx (1818-1883) Obras: O Capital, Salário Preço e Lucro, A questão Judaica, A Miséria da Filosofia. Manifesto do Partido Comunista, A Ideologia Alemã

Friederich Engels (1820-95) Obras: A Origem da Família, da propriedade privada e do Estado. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra.

Conceitos Materialismo Histórico. Infra e Superestrutura

ECONOMIA MEDIATO SUPER ESTRUTURA IMEDIATO INFRA ESTRUTURA POLÍTICO JURÍDICO IDEOLÓGICO SUPER ESTRUTURA IMEDIATO ECONOMIA INFRA ESTRUTURA

Ideologia e Alienação. Fetichismo da mercadoria.

Mais-valia. Luta de Classes. Dialética.

A Dialética na Luta de Classes CONFLITO BURGUESIA (tese) PROLETARIADO (antítese) SOCIALISMO (síntese)

Consciência de Classe. Partido Comunista. Revolução Etapista.

Socialismo: etapa de transição para o Comunismo. Ditadura do Proletariado.

Feudalismo Capitalismo Comunismo Socialismo

Max weber CONCEITOS: Sociologia Compreensiva. Conhecimento possível. REALIDADE: Feixe inesgotável de fatos. Imputação causal. Tipos ideais. Dominação tradicional, racional e carismática.