Transportes: Princípios e Funcionalidades

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Transportes: Princípios e Funcionalidades UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Transportes: Princípios e Funcionalidades Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600

SISTEMAS DE TRANSPORTE 1 SISTEMAS DE TRANSPORTE

Os transportes são necessidades básicas da humanidade

Introdução O transporte é considerado um elemento muito importante para a economia e um dos custos logísticos mais importantes. O transporte se refere aos vários métodos para movimentar produtos.

Tipos de transportes e sua aplicação à logística Dentre os tipos de transporte mais usuais, destacam-se: Rodoviário (ônibus, caminhões, carretas, etc.); Ferroviário (trens de cargas e metrôs); Aeroviário (Aviões de carga, de passageiros e outras aeronaves). É essencial que o administrador decida qual a melhor combinação de transportes, bem como a estratégia de uso de cada veículo. Os transportes agregam valor de lugar aos produtos.

Transportes no Brasil No Brasil, a escolha do melhor sistema de transportes é uma atividade estratégica que pode agregar vantagem competitiva à organização. O chamado “Custo Brasil” está relacionado à estrutura de custos formada por: Impostos; Estradas; Sistemas de armazenagem; Sistemas portuários; Encargos de mão-de-obra.

Escopo do sistema de Transportes Os sistemas de básicos de transporte para carga são cinco: 1. Ferrovias; 2. Hidrovias; 3. Rodovias; 4. Dutos; 5. Aerovias. A importância e a necessidade de uso de cada modelo varia em função do tempo, das necessidades dos clientes, do tipo de carga e de outras condições do momento.

Custo por modal em ton/km

Participação relativas dos modais Brasil - EUA

1. Ferrovias É um sistema de transportes lento, muito utilizado para o transporte de matérias-primas ou manufaturados. Ttambém é uma boa solução para transporte de passageiros. Apresenta baixo valor para longas distâncias.

2. Hidroviários O transporte hidroviário é um modal baseado no fluxo de rios ou mesmo mares. Produtos não perecíveis como carvão, minérios, e inúmeros produtos manufaturados. Também pode levar bens de alto valor por grandes distancias entre países ou continentes. Porém este modal é influenciado pelas condições meteorológicas e é o mais lento em comparação com os demais.

3. Rodovias Transporte Típico do Brasil: Implicam: Necessidades de autoestradas; Perigo de roubo de carga; Custo de frete elevado.

4. Dutos Movimentação lenta, mas contínua. Apresentam baixos custos operacionais, mas requerem elevados investimentos em capital. Poucos produtos podem ser transportados por dutovias, como óleos, combustíveis e gases.

5. Aerovias É o mais rápido dos sistemas de transporte. Quando os produtos a serem transportados apresentam alto valor ou alto grau de perecibilidade e seu deslocamento eficaz é imperioso, esta pode ser uma interessante opção. As restrições são o alto custo em relação aos demais modais e a limitada capacidade de transporte.