Introdução à Administração de Materiais UNESC FACULDADES - ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA- Introdução à Administração de Materiais Profº. Adm. João Moraes Sobrinho CRA/PB 3600
Ao final desta aula você deverá: 1 – Levar o aluno a compreender o conceito de Administração de Materiais e sua importância para a gestão das organizações; 2 – Apresentar as principais atividades do Administrador de Materiais.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS 1 ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS – CONCEITOS INTRODUTÓRIOS
As organizações e seus recursos Todas as empresas precisam de recursos para operar: a. Recursos administrativos; b. Recursos financeiros; c. Recursos humanos; d. Recursos mercadológicos; e. Recursos materiais. Cada grupo de recursos acima é coordenador por um gestor.
Conceito de Adm. de Materiais Envolve o planejamento, coordenação, direção e controle de todas as atividades ligadas á aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final. (Viana, 2000)
Esquema EMPRESAS CARACTERÍSTICAS Industriais Compram matérias-primas; Transformam matérias-primas em produtos acabados; Vendem produtos acabados às empresas comerciais. 2. Comerciais Compram e vendem produtos acabados 3. Prestadoras de serviço Compram materiais, mas para consumo próprio à prestação de serviços.
2 PROCEDIMENTOS FUNDAMENTAIS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Procedimentos de Compra Administrar adequadamente o movimento de entradas e saídas de materiais da organização envolve, resumidamente, as seguintes questões:
PROCEDIMENTO DETALHAMENTO O que deve ser comprado Especifica os materiais que devem ser adquiridos Como deve ser comprado Indica o procedimento recomendado Quando deve ser comprado Indica a melhor época para compra Onde deve ser comprado Revela a localização das fontes de suprimentos De quem deve ser comprado Indica o conhecimentos dos fornecedores Por que preço Evidencia a evolução dos preços de mercado Em que quantidade Estabelece a quantidade ideal e econômica a ser comprada
A importância do Administrador Por tudo que foi visto, percebe-se a necessidade de um profissional especializado necessário para gerir adequadamente os materiais. Este profissional é o Administrador.
Algumas atividades em Administração de Estoques Compras; Recebimento; Cadastramento; Gestão de estoques; Gestão de almoxarifado; Inventário físico.