O uso da Língua: gênero slogan

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Advertisements

  - é o produto final da relação do corpo – espaço e às qualidades do movimento. Onde são trabalhados tanto a individualidade quanto a coletividade.
OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
REDAÇÃO FINAL DA PESQUISA “Construindo o produto final do trabalho”
REDAÇÃO comunicação Professor: Toninho.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
O QUE FAZER PARA SER UM SERVO MELHOR ? “Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
Diagrama de Use Cases. Objetivo  O Diagrama de Use Cases tem o objetivo de auxiliar a comunicação entre os analistas e o cliente.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Dicas de Português Produção Textual.
O texto escrito Regina H. de Almeida Durigan
OS plágios e as coincidências na propaganda.
FUNÇÕES DE LINGUAGEM Instituto Federal de Santa Catarina IFSC
Orientação Importante:
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Diagrama de Use Cases.
Expressões, 12.º ano Motivos temáticos e marcas formais e estilísticas da poesia de Álvaro de Campos Motivos temáticos: Fase decadentista ▪ O Decadentismo:
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Nome do Aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
PERCURSO UNIVERSITÁRIO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
HOUSE ORGAN.
Fichamento acadêmico:
Tecnologias de Informação e Comunicação
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky
Introdução aos Substantivos e Substantivos de 2ª Declinação
ATOS E ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO E A LÍNGUA PORTUGUESA
ETAPA ASSESSMENT! Bem vindo(a) à etapa Assessment de startup para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Grupo Selpe.
PIT – PROGRAMA INTERNO DE TREINAMENTO 2015
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Estudando para o Enem de forma invertida
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
REVISÃO DE CONTEÚDO exercícios
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Programação para Internet Rica
Citações e Referências
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
Comunicação e Expressão na Escrita Técnico-Profissional do Serviço Social Revisão 1 Luís Cláudio Dallier.
BANDA DESENHADA!....
Artigo de opinião e editorial:
LÍNGUA, LINGUAGEM E VARIAÇÃO O UNIVERSO DA LINGUAGEM
Classes de palavras.
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
LITERATURA – LINGUAGEM
(NO MAXIMO DUAS LINHAS, REDUZIR PARA CABER)
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO
Função Emotiva.
PONTUAÇÃO . (ponto) - para marcar final de frases.
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
Metodologia da Pesquisa
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
Folheto da sua Empresa Este é um local excelente para colocar os objetivos da empresa Você pode usar este folheto inovador e profissional como ele se.
Leitura e escrita no vestibular Unicamp
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
Dicas para apresentar um slideshow do PowerPoint
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ II ENCONTRO DE PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO.
Todos os que usarem pelo menos um talento, independentemente de parecer pequeno, ajudarão a realizar o propósito de Deus na Terra. “Muito bem, servo.
Transcrição da apresentação:

O uso da Língua: gênero slogan

Poderes da Literatura Inventar uma nova realidade; Despertar sensações e emoções; Jogar com os signos verbais e visuais e com os sentidos; Denunciar opressões e atrocidades; Instigar a reflexão sobre a existência humana e o mundo.

O que é slogan? É uma frase de efeito, frase feita ou frase curta, concisa, marcante, veiculada em textos publicitários com propósito persuasivo.

Características do slogan: • Acompanha a marca. Posiciona a marca. É expressão concentrada que sugere uma ideia. • Deve ser de fácil memorização e marcar a ideia principal da mensagem. • Muitas vezes, é repetitivo e repetível pelo interlocutor. Comumente, tem em seu texto um uso coloquial da língua.

Composição: São compostos, na maioria das vezes, por figuras de retórica, tais como: • Aliteração • Rima • Eufonia • Comparação • Metáfora • Hipérbole

• Antítese ou oposição • Gradação • Elipse ou omissão • Exclamação • Personificação ou prosopopeia

Slogans também são classificados em: Completos (tem a marca na frase) ou Incompletos (não tem a marca na frase)

Na hora de criar um slogan: • Use poucas palavras: aproximadamente 4 a 7. • Evite palavras negativas. • Evite interrogação. • Não use reticências. • Seja positivo, afirmativo. Faça uso coloquial da língua. • Slogan completo contém a marca, slogan incompleto tem sentido mesmo sem o nome da marca na frase, mas um não é melhor que o outro, apenas mais adequado. Avalie a situação!

Um slogan em análise

Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. Alguns anos atrás, o governo federal fez uma campanha de prevenção da AIDS cujo slogan era: Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. O que vocês acham desse slogan?

Mas, qual o motivo das críticas? Para os fins a que se destinava, uma propaganda nacional em prol da prevenção da AIDS, esse slogan está perfeito. No entanto, foi passível de muitas críticas dos “consultores, colunistas e gramatiqueiros” em geral. Mas, qual o motivo das críticas?

Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. Releia o slogan: Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. As críticas recaíram sobre o uso de VOCÊ e TE no mesmo enunciado, o que caracteriza mistura de pronomes de ‘famílias’ que não ‘podem’ se misturar. O TE é da família do TU e não da família do VOCÊ.

Se você não se cuidar, a AIDS vai pegá-lo. Qual seria a forma adequada, tomando-se como base o português culto padrão, prescrito pelas gramáticas tradicionais? Esta: Se você não se cuidar, a AIDS vai pegá-lo. O que vocês acham dessa nova versão do slogan?

A língua é um organismo vivo, dinâmico e flexível A língua é um organismo vivo, dinâmico e flexível. Embora haja socialmente um ‘padrão’ estabelecido, não podemos nos esquecer das variações inerentes à própria língua, o que faz com que o padrão não seja a única forma de se usar a língua. No contexto da propaganda governamental em análise, certamente a forma padrão não é a mais adequada, pois não alcançaria os interlocutores e os objetivos desejados.