A formação do professor na UFMS As Licenciaturas no Brasil A formação do professor na UFMS *Profa Dra Shirley Takeco Gobara Coordenador do PARFOR Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS UFMS *gobara@dfi.ufms.br 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
II Encontro do PIBID/UFMS Assuntos A Licenciatura: profissão professor /educador; Ser ou não ser professor: eis a questão Os cursos de Licenciatura da UFMS Modalidades: Presencial e semi-presencial Distância Formação de professores na UFMS: Realidade e perspectivas Os desafios para formar o professor 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
II Encontro do PIBID/UFMS Ser professor 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
II Encontro do PIBID/UFMS A escola... 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Os cursos de Licenciatura da UFMS 45 na modalidade presencial 07 na modalidade a distância * 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Formação de professores na UFMS: Realidade e perspectivas Os desafios para formar o professor 1. Sentido sócio cultural do conhecimento; 2. Identidade do profissional: professor 3. Criar uma carreira atrativa 4. Formar para a diversidade: contextualização e educação inclusiva 5. Orientar o currículo e as disciplinas escolares 6. Integrar as áreas: interdisciplinaridade 7. Integrar as tecnologias (http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk) 8. Formar os Formadores de professores 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Ser ou não ser professor: eis a questão Pesquisador Ser professor-pesquisador Definir um perfil claro do professor 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
O Curso de licenciatura em física da UFMS Título que confere:Licenciado em Física Área de atuação: Professor no Ensino Médio; Atuação em equipes multidisciplinares; Universidades. Duração do Curso: 4 anos (mínimo) 6 anos (máximo) Formas de ingresso: Vestibular; Portadores de diploma em nível superior; Transferências de outras instituições. 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
O Curso de licenciatura em física da UFMS Objetivos do curso:Formar profissionais com sólida formação em Física e em conteúdos pedagógicos para atuar no Ensino Médio na disciplina de Física. Carga Horária do Curso:3082 Horas Estrutura curricular Atividades complementares Estágio supervisionado Trabalho de conclusão de curso(TCC) 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Atividades extra curriculares Iniciação científica Grupo PET Monitoria Bolsa trabalho 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Pós-graduação em ensino de física na UFMS Mestrado e doutorado em Educação Linha Ensino de Ciências e Matemática Mestrado em Ensino de Ciências 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
formação do professor em física O problema da formação do professor, para as disciplina científicas em particular, tem a sua origem na própria história da educação científica no Brasil. Ele se agrava com o surgimento dos novos paradigmas educacionais, pela oferta pública de ensino básico para todos, com ênfase na formação geral, sem as condições necessárias para acompanhar a mudança que está acontecendo na sociedade atual. , 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
II Encontro do PIBID/UFMS Educação escolar Com a Era Vargas iniciou-se o processo de consolidação capitalista industrial que acabou gerando uma grande concentração populacional nas cidades. A educação se “populariza”, ocorre a expansão do ensino público: houve uma demanda muito grande de professores; Com a “popularização” surgem os problemas de falta de professores, desvalorização do salário do professor; comprometimento da qualidade do ensino; As escolas particulares passaram a servir às elites e o ensino público passou a servir à população menos favorecida. 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Ensino de Física no Brasil Alguns dos problemas “atuais” do ensino de Física são historicamente recorrentes: ensino expositivo, geral, superficial e baseado na memorização e excessiva dependência dos manuais didáticos. Outros se originaram a partir da “popularização” do ensino público, iniciada na Era Vargas e consolidada no período militar: número insuficiente de aulas, má formação dos professores; ensino formal desconectado da realidade e principalmente pela falta de professor habilitado; a má estrutura das escolas (falta de laboratórios, ausência de espaços físicos para as atividades esportivas, não existe biblioteca, etc). 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Políticas de formação de professores: improviso e precariedade Abreviação da qualificação reduz-se o tempo de formação; Estimula-se a formação de "professores polivalentes“; Exemplos: licenciaturas curtas, Esquema I e Esquema II (Lei n. 5.692/1971 ); mais recentemente expansão de cursos de licenciatura em condições freqüentemente mais precárias; 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Políticas de formação de professores: improviso e precariedade a falta de professores formados "autoriza" outros profissionais graduados, mas não-licenciados, a lecionar, licenciados de outras áreas e graduandos. Ignoram-se as origens dos problemas: salários pouco atraentes; as condições adversas de trabalho; a desvalorização social da carreira; falta de perspectiva profissional Ignora-se a forte relação entre a escolaridade do professor e o desempenho dos alunos no Ensino médio; a relação entre a formação do professor(a qualidade de seu ensino) e o desempenho dos alunos. 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS
Refletindo sobre as atuais políticas de formação docente A LDB define que a formação dos profissionais da educação deve ter como fundamento a associação entre teorias e práticas (art. 61, I) e deve ser feita em cursos de licenciatura, de graduação plena (art. 62). 12/11/2018 II Encontro do PIBID/UFMS