AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÕES EXTERNAS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROALFA 2016 Resultados Gerais do Estado Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Proficiências Médias – Língua Portuguesa PROALFA 2016 - Rede Estadual 800,0 750,0 700,0 650,0 604,5 600,1 600,0 550,0 500,0 450,0 400,0 2015 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Distribuição dos estudantes pelos Padrões de Desempenho Estudantil Língua Portuguesa – PROALFA 2016 6 5 5,1 6,7 59,5 28,7 5,2 7,1 55,3 32,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROALFA Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3º ano EF Até 450 450 a 500 500 a 650 Acima de 650 201 201

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 5º Ano EF - 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 224,2 225,3 220,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 5º ano do Ensino Fundamental - 2014 e 2016 6,8 24,2 36,7 32,2 8,1 23,4 36,3 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º ano EF Até 150 150 a 200 200 a 250 Acima de 250 2016 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 9º Ano EF – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 256,9 253,6 250,1 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 17,6 49,8 26,3 6,4 13,5 48,7 29,7 8,2 2016 2014 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º ano EF Até 200 200 a 275 275 a 325 Acima de 325

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – LÍNGUA PORTUGUESA PROEB/Prova Brasil – 3º Ano EM – 2014, 2015 e 2016 Língua Portuguesa - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 281,4 270,7 263,0 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Médio – 2014 e 2016 32,6 38,2 25,3 3,9 25,1 37,6 30,6 6,7 Padrões de Desempenho em Língua Portuguesa - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 3° Ano EM Até 250 250 a 300 300 a 350 Acima de 350 2016 2014

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROEB 2016 MATEMÁTICA Resultados Gerais – Rede Estadual AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 5EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 5º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 239,3 234,4 230,9 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA 5º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 12,6 29,2 36,3 21,8 11,4 27,0 35,9 25,7 2016 2014 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 9EF – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 9º Ano EF 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 265,5 258,7 254,5 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

PADRÕES DE DESEMPENHO ESTUDANTIL – MATEMÁTICA 9º ano do Ensino Fundamental – 2014 e 2016 2, 6 2016 28,2 54,4 14,9 4,2 2014 19,3 57,5 19,0 Padrões de Desempenho em Matemática - PROEB Etapa de Escolaridade Baixo Intermediário Recomendado Avançado 9º Ano EF Até 225 225 a 300 300 a 350 Acima de 350

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PROFICIÊNCIAS MÉDIAS – MATEMÁTICA PROEB/Prova Brasil – MT 3EM – 2014, 2015 e 2016 Matemática - 3º Ano EM 350,0 325,0 300,0 275,0 250,0 225,0 200,0 175,0 150,0 283,4 269,5 265,2 Proeb 2014 Saeb 2015 Proeb 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Leitura dos Resultados AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA Situação sensível do PROEB – Anos finais do Ensino Fundamental Os dados apontam que os estudantes não têm conseguido avançar na abstração, pensamento dedutivo e indutivo. Língua Portuguesa: Argumentação, construção e debate. Matemática: Pensamento algébrico, raciocínio lógico. O 9º ano está com resultados em queda nos últimos 3 anos em Língua Portuguesa e Matemática. O Ensino Médio se encontra estagnado, sem evolução. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS AVALIAÇÃO SECRETARIA No 7º ano do ensino fundamental, o pensamento sai da construção concreta para a analítica e esta intervenção tem que ser realizada, com vistas a melhoria da aprendizagem e nos resultados do 9º ano do ensino fundamental. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

De modo geral, as nossas escolas precisam avançar nas seguintes Competências: Habilidades a serem desenvolvidas AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

O que é feito, pela escola, com os resultados das avaliações? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Propomos... AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Leitura dos Resultados das Avaliações Escola – Turma - Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS PASSOS 1 - Análise dos resultados da escola nos últimos anos 2 – Análise por turma Distribuição dos alunos por Padrão de Desempenho 3 - Análise individual -Habilidades e Competências desenvolvidas pelos estudantes Diagnóstico da Escola Habilidades e Competências já desenvolvidas pelos alunos de forma geral Por Turma, verificar as Habilidades que precisam ser trabalhadas Simave – Banco de Itens – Professor Discussão dos dados obtidos Intervenções por Habilidades a serem desenvolvidas. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Onde se encontram os resultados do Simave? Os Resultados por escola e por aluno estão disponíveis no portal www.simave.caedufjf.net AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Qual é o caminho para acessar os resultados da escola? Para acessar os resultados da escola, clique em SIMAVE > Avaliação Externa > PROEB > Resultados > Escola. Vamos conhecer o resultado de sua escola, avaliada no Proeb 2016 – Proalfa 2016. ? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS ? Resultados de Matemática 5º ano do Ensino Fundamental AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Quais são os resultados apresentados e como realizar a sua leitura? 1. Proficiência Média Proficiência Média Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 2. Participação Participação Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho Distribuição Percentual de Estudantes por Padrão de Desempenho Estudantil Padrões de Desempenho em Matemática - Proeb Etapa Baixo Intermediário Recomendado Avançado 5º Ano EF Até 175 175 a 225 225 a 275 Acima de 275 Resultado - Escola AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Como a escola pode se apropriar desses resultados? Sugestão de roteiro de leitura AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 1. Proficiência Média Observe, na página de resultados, as proficiências médias alcançadas pelos estudantes nas três últimas edições do Proeb e preencha o quadro a seguir. Edição Proficiência Média Análise 2013 Qual é o comportamento da proficiência média da sua escola ao longo dos anos? ( ) Está aumentando ( ) Está estável ( ) Está diminuindo OBS.: 2014 2016 Que hipóteses podem ser levantadas sobre a evolução dos resultados da escola ao longo do tempo? Registre o que foi discutido com a equipe da escola. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS 2. Participação Na página de resultados, localize o percentual de participação dos estudantes da escola, nos últimos anos, e preencha o quadro abaixo. Edição Participação Análise 2013 Ao longo do tempo a participação ( ) cresceu ( ) ficou estável ( ) diminuiu Levante hipóteses para o atual índice de participação da escola, em relação aos anos anteriores. Caso a participação em 2016 não tenha correspondido às expectativas, o que pode ser feito para aumentá-la no próximo ciclo do Proeb? Um ponto importante nessa atividade é comparar a participação dos estudantes no dia da aplicação do teste e a sua frequência às aulas. 2014 2016 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

3. Distribuição Percentual dos estudantes por Padrão de Desempenho Observe o gráfico com a distribuição dos estudantes pelos padrões de desempenho na página de resultados e preencha o quadro abaixo. Edição Padrões de Desempenho Estudantil Baixo Intermediário Recomendado Avançado 2013 2014 2016 Os percentuais de estudantes nos padrões mais baixos têm diminuído, aumentado ou mantiveram-se estáveis ao longo do tempo? Qual é o padrão em que se encontra o maior número de estudantes? Observando o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho, é possível dizer que os estudantes desta escola apresentaram: ( ) Melhora gradativa ( ) Estabilidade no desempenho ( ) Queda no desempenho Junto à equipe pedagógica, levante possíveis hipóteses para esses resultados. Que estratégias podem ser utilizadas para aqueles estudantes que estão nos padrões mais baixos? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Característica dos estudantes no padrão de desempenho Baixo Os estudantes que se encontram neste Padrão demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos estudantes e, portanto, com maior percentual de acertos. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Um estudante de 5º ano com desempenho de até 175 (padrão Baixo) na escala de Proficiência de Matemática é capaz de... Corresponder pontos dados em uma reta numérica, graduada de 2 em 2 ou de 5 em 5 unidades, ao número natural composto por até 3 algarismos que eles representam. Identificar a localização de um objeto situado entre outros dois. Executar adição ou subtração de números naturais de até 3 algarismos sem reagrupamento. Localizar informações, relativas ao maior elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações apresentados em gráficos de colunas, associando as informações dos eixos. Determinar a área de figuras desenhadas em malhas quadriculadas por meio de contagem. Resolver problemas do cotidiano envolvendo adição de pequenas quantias de dinheiro. Localizar informações, relativas ao menor elemento, em gráficos de colunas. Localizar informações em tabelas simples. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas do cotidiano envolvendo adição de quantias em dinheiro, expressas na forma decimal. Para resolvê-lo, os estudantes precisam atentar para os preços dos produtos comprados por João e, com o objetivo de determinar quanto ele pagou nessa compra, devem efetuar a soma desses valores, R$ 32,80 + R$ 5,90, e concluir que João pagou pela compra realizada a quantia de R$ 38,70. Logo, aqueles que optaram pela alternativa C, possivelmente, desenvolveram a habilidade avaliada pelo item. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Característica dos estudantes no padrão de desempenho Recomendado Os estudantes que alcançaram este Padrão de Desempenho demonstram o desenvolvimento das habilidades básicas e essenciais para a etapa de escolaridade avaliada, baseadas na Matriz de Referência. Demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização, ao responder aos itens que exigem maior domínio quantitativo e qualitativo de competências, em consonância com a sua etapa de escolaridade. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS Um estudante de 5º ano com desempenho entre 225 a 275 (padrão Intermediário) na escala dede Proficiência de Matemática é capaz de... Localizar um ponto entre outros dois fixados, apresentados em uma figura composta por vários outros pontos. Reconhecer a planificação de um cubo entre um conjunto de planificações apresentadas. Determinar a área de uma região retangular representado em uma malha quadriculada. Determinar o horário final de um evento a partir do horário de início, dado em horas e minutos, e de um intervalo dado em quantidade de minutos superior a uma hora. Resolver problemas envolvendo conversão de litro para mililitro. Converter mais de uma hora inteira em minutos. Estimar a altura de um determinado objeto com referência aos dados fornecidos por uma régua graduada em centímetros. Determinar o resultado da subtração, com recursos à ordem superior, entre números naturais de até cinco ordens, utilizando as ideias de retirar e comparar. Determinar o resultado da multiplicação de um número inteiro por um número representado na forma decimal, em contexto envolvendo o sistema monetário. Determinar o resultado da divisão de números naturais formados por 3 algarismos, por um número de uma ordem, usando noção de agrupamento. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Exemplo de item que pode ser resolvido por um estudante neste padrão Esse item avalia a habilidade de os estudantes resolverem problemas envolvendo o cálculo da área de um retângulo desenhado em uma malha quadriculada. Para resolvê-lo, os estudantes devem perceber que, na malha quadriculada apresentada, cada quadradinho tem lado equivalente a 1 m, ou seja, a área de cada quadradinho corresponde a 1 m², que é a unidade de área mencionada no comando. Na sequência, eles podem proceder com a contagem dos quadradinhos, um a um, ou utilizar a configuração retangular para obter a quantidade de metros quadrados que correspondem à área do portão. Alguns estudantes, já em um nível mais avançado, podem, ainda, utilizar a malha quadriculada para extrair as medidas das dimensões do retângulo, 4 m e 3 m. Em seguida, devem efetuar o cálculo da medida da área do retângulo como produto desses valores, obtendo 4 x 2 = 12 m². Os estudantes que assinalaram a alternativa A, possivelmente, consolidaram a habilidade avaliada nesse item.

Qual é o caminho para acessar os resultados do aluno? Para acessar os resultados do aluno, clique em: SIMAVE > Avaliação Externa > PROEB > Resultados > Aluno. Vamos conhecer o resultado de seus alunos por turma avaliada no Proeb 2016 – Proalfa 2016 ? AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Leitura dos Resultados da Avaliação Diagnóstica BANCO DE ITENS AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

Em relação ao resultado por aluno ... Podemos... Não podemos... MONTAR ESTRATÉGIAS ACEITAR QUE O ALUNO NÃO APRENDE MESMO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

EEB: Fortalecimento da Coordenação Pedagógica Coordenação Pedagógica e Gestão Democrática Coordenação Pedagógica e o papel de formação continuada dos professores Planejamento da rotina (Plano de ação do EEB) Eixos da formação: Sistema de Monitoramento Itinerários Avaliativos Diário on-line Avaliação: diagnóstico / ação Enturmação Conselho de Classe Módulo II Ações para o desenvolvimento das aprendizagens Educação Integral Inclusão Currículo (CBC / BNCC) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS AÇÕES PEDAGÓGICAS AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DAS APRENDIZAGENS Início do processo de Avaliação Interna da Escola A rotina de análise pode ser aplicada aos dados de qualquer Avaliação , adaptada de acordo com as informações disponíveis Orientar os profissionais para introduzir a análise das avaliações na rotina da escola Implementar, gradativamente, a análise coletiva das Habilidades e Competências AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

INSTRUMENTAIS PARA SISTEMATIZAÇÃO DO TRABALHO FORMULÁRIO DA ESCOLA FORMULÁRIO POR TURMA FORMULÁRIO POR ALUNO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS DÚVIDA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SRE UBERLÂNDIA – MINAS GERAIS