MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Como reconhecer? O que fazer.
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Distúrbios Psicomotores
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO DAS AULAS
José Salomão Schwartzman
Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
Escola Municpal Epitácio Campos
HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
DIRETRIZES DIAGNÓSTICAS
ESTUDO DE CASO.
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
Alexandre de Araújo Pereira Psiquiatra, Msc
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
VÁ EM VÍDEOS, AQUI MESMO NO SITE, E ASSISTA A QUATRO VÍDEOS QUE FALA SOBRE O ASSUNTO. VIVA A DIFERENÇA! Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Por: Esaú Alencar Tavares Graduando em Ciência da Computação (UFPB)
CRIANÇAS ÍNDIGO: Doentes hiperativos ou precursores de um novo homem?
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
Tipos.
LIMITES E AFETIVIDADE: COMO AGIR COM AS CRIANÇAS?
PERTURBAÇÃO DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO(PHDA)
Atenção Primária ao Desenvolvimento
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
1 a 2 anos Como se comunica Reconhece o próprio nome. A partir dos 18 meses  começa a criar frases curtas. A criança começa a formar frases com uma palavra.
Características da criança: perspectivas teóricas
A VOZ DO SILÊNCIO Letícia Thompson.
Dra Maria José Martins Maldonado
Dislexia A dislexia é, atualmente, definida como dificuldade relacionada com a aquisição e desenvolvimento da linguagem escrita, caracterizando-se como.
Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade TDAH
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
A DISGRAFIA No âmbito escolar das séries iniciais do ensino fundamental Daiane Machado Ávila Christakis Paranaguá - PR.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
Limites na educação das crianças
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
BARULHO DA CARROÇA.
Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade -TDAH
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Inteligências Múltiplas e distúrbios de Aprendizagem
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Inclusão que bicho é esse?
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
Hiperatividade.
Universidade Estadual de Feira de Santana
SITUAÇÕES.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Temperamentos.
“Práticas Pedagógicas e subsídios para o professor”
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Aula As queixas mais comuns de crianças encaminhadas para serviços de diagnósticos por problemas de aprendizagem que causam interpretações errôneas.
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade Alessandra Sabrina Canoas, 05 de Outubro de 2009.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Transcrição da apresentação:

MEU ALUNO É ESPECIAL Msc Ingrid M. Carvalho

Distúrbios de Aprendizagem Dislexia Dislalia Disgrafia Discalculia DDA ( psicopedagogos) Hiperatividade TDAH ( Psiquiatras)

Quem faz o diagnóstico? Psicopedagogo Neorologista Psiquiatra Psicólogo Fonoaudiólogo

Causas Principais Genéticas ( Dislexia, TDAH) Anoxia Perinatal Ambiental Emocional

DDA/ TDA : Características A pessoa do tipo desatento deve apresentar, pelo menos, 6 destas características:   não enxerga detalhes e faz erros por falta de cuidado tem dificuldade em manter a atenção parece não ouvir quando se fala com ela tem dificuldade na organização não gosta de tarefas que exigem esforço mental prolongado freqüentemente perde objetos distrai-se com facilidade esquecimento nas atividades rotineiras

Hiperatividade: Características A pessoa do tipo hiperativo/impulsivo deve apresentar, pelo menos, 6 destas características:   inquietação, mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira tem dificuldade em permanecer sentada corre sem destino (em adultos, sentimento de inquietação) dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio fala excessivamente responde a perguntas antes delas serem formuladas age como se fosse movida a motor tem dificuldade em esperar a vez interrompe conversas e se intromete

Caracterísiticas agregadas É possível que algumas pessoas apresentem uma combinação de características dos dois grupos, é o chamado tipo combinado. Outras características que podem aparecer junto com as descritas ou no lugar delas   dificuldade em terminar uma atividade ou um trabalho ficar aborrecida com tarefas não estimulantes ou rotineiras falta de flexibilidade (não sabe fazer transição de uma atividade para outra) é imprevisível não aprende com os erros passados percepção sensorial diminuída problemas de sono difícil de agradar agressividade não tem noção do perigo frusta-se com facilidade não reconhece os limites dos outros dificuldade no relacionamento com colegas dificuldades nos estudos

ATIVIDADES PEDAGOGICAS MOVIMENTO ARTE MUSICA USO DE FIGURAS ILUSTRATIVAS ATIVIDADES PRÁTICAS E MANUAIS