Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
ROCHA, Arlindo Carvalho
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
PLANO PLURIANUAL SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA
Como o Governo formula sua Estratégia
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Marilda Angioni.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.

GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Prof. Esp. Caio Rodrigues do Vale
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Orçamento Público e Política
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
CICLO ORÇAMENTÁRIO PARA 2014 LDO - PPA - LOA
GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS PÚBLICOS
PPA - PLANO PLURIANUAL.
LEI ORÇAMENTARIA ANUAL
RESUMO DA AULA ANTERIOR
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
Orçamento Público e Mecanismos de Participação
Plano Plurianual Professor: Ednei Isidoro de Almeida.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Secretaria de Planejamento AUDIÊNCIA PÚBLICA LDO – 2017 Juraci Martins de Oliveira Prefeito Municipal Rio Verde-GO, 13 de abril de
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE UNINORTE Plano Plurianual Plano Plurianual (PPA) (PPA) Prof. R. Nonato Contador Esp.
Transcrição da apresentação:

Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal Palmas (TO), Abril de 2010

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Constituição Federal: Art. 165 – Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual II –as diretrizes orçamentárias III – os orçamentos anuais

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Organização do PPA 2008-2011 Organização do PPA 2008-2011

PPA – Lei do Plano Plurianual MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI PPA – Lei do Plano Plurianual Vigência: 4 anos (início no 2º ano de mandato) Encaminhamento ao Legislativo até 31 de agosto; aprovação até 22 de dezembro Conteúdo: Diretrizes, objetivos e metas regionalizadas para despesa de capital e para as relativas aos programas de duração continuada.

LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias Vigência: anual Encaminhamento ao Legislativo até 15 de abril, para aprovação até 17 de julho Conteúdo: metas e prioridades a serem contempladas no Orçamento; orienta a elaboração do orçamento; alterações na legislação tributária; política de aplicação das agências financeiras de fomento.

LOA – Lei Orçamentária Anual MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI LOA – Lei Orçamentária Anual Vigência: anual Encaminhamento ao Legislativo até 31 de agosto; aprovação até 22 de dezembro Conteúdo: Orçamentos Fiscal; da Seguridade Social e de Investimento das Estatais

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Ciclo de Gestão do Gasto Impacto na Sociedade Revisão dos Programas Monitoramento Execução dos Programa Planejamento expresso em Programas Problema ou Demanda da Sociedade Avaliação

SOCIEDADE O Conceito de Programa: o programa orientado a resultado Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI O Conceito de Programa: o programa orientado a resultado Problema Objetivo + Indicador Causas C 1 C 2 C 3 Ações A 1 A 2 A 3 Modelo da principal inovação na área de planejamento brasileira na atualidade. Mudança do referencial de prioridade para atuação da adm. Pública: as demandas que mais afetam a sociedade. Identificação do problema ou demanda que afeta a sociedade – definição de um objetivo claro e preciso para superar ou diminuir as conseqüências desse problema – definição de um indicador para medir os resultados do programa, o grau de impacto da execução do programa sobre o problema identificado – definição de ações para combater as causas de ocorrência do problema – foco: sociedade(em sentido amplo) SOCIEDADE (PESSOAS, FAMÍLIAS, EMPRESAS)

Elaboração de Programas MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Elaboração de Programas O que é um programa Instrumento de organização da ação governamental com vistas ao enfrentamento de um problema ou aproveitamento de uma oportunidade; Articula um conjunto coerente de ações necessárias e suficientes para enfrentar o problema, de modo a superar ou evitar as causas identificadas, bem como aproveitar as oportunidades existentes.

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Elaboração de Programas – Requisitos: Ter como objetivo a solução de um problema ou o atendimento de demanda da sociedade; Ter seu objetivo formulado de modo a permitir a mensuração dos resultados sobre um público-alvo definido, por meio da variação dos índices dos indicadores; Cumprir as diretrizes emanadas pelas Orientações Estratégicas das Políticas Setoriais; Reunir o conjunto das ações que contribuem para a consecução do objetivo, sejam elas orçamentárias ou não orçamentárias; Possuir escala adequada a um gerenciamento eficiente.

Programas finalísticos do MPA no PPA 2008-2011: MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Programas finalísticos do MPA no PPA 2008-2011: 1342 – Desenvolvimento Sustentável da Pesca 1343 – Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura 1344 – Gestão da Política Aquícola e Pesqueira

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI MPA: Execução Orçamentária (milhões de Reais) Fonte: SIGA Brasil – Senado Federal – posição de 24/março/2010

Programas do MPA – Sistema Sigplan MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Programas do MPA – Sistema Sigplan

Programas do MPA – Sistema Sigplan MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Programas do MPA – Sistema Sigplan

Programas do MPA – Sistema Sigplan MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Programas do MPA – Sistema Sigplan

Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Links interessantes: www.sigplan.gov.br https://www.portalsof.planejamento.gov.br/ http://www9.senado.gov.br/portal/page/portal/orcamento_senado

Marcos Antonio Pereira de Oliveira Silva marcos.silva@planejamento.gov.br