PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CROMATOGRAFIA INTRODUÇÃO:
Advertisements

AMOSTRAGEM E AMOSTRAS.
PROCESSOS DE METALURGIA EXTRATIVA E SIDERURGIA
PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS
Ciclones Processo de separação gás-sólido por forcas centrifugas. → separar poeiras de gases → material particulado mais grosseiro → pré-filtros para caldeiras,
Soluções e Gases  Soluções. Maria José SousaCURSO TÉCNICO SUPERIOR VOCACIONAL EM CUIDADOS VETERINÁRIOS 2 Solução é uma mistura homogénea de duas ou mais.
Geradores de Vapor Caldeiras
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
Nome;ADRIANA DA COSTA n;01 O QUE É SOLUÇÃO SOLUTO SOLVENTE SOLUÇÃO GASOSA SOLUÇÃO SÓLIDA SOLUBILIDADE.
Análise da decomposição térmica do complexo 8-hidroxiquinolinato de alumínio em diferentes taxas de aquecimento. Daniele Reineri 1 (PG)*, Henrique E. Zorel.
Átomos, moléculas, substâncias simples e compostas, e propriedades específicas da substâncias.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
COMPARTIMENTALIZAÇÃO DOS SERES VIVOS 1. INTRODUÇÃO Conceito de fisiologia humana: estuda os mecanismos e as características funcionais dos diferentes tipos.
Profª. Mayra Pinheiro E.E.E.M Rio Tocantins - CAIC Disciplina: Química Turma: 2º Ano A Soluções.
DISCENTE: JOSUÉ JÚNIOR FOGAÇA. Produção de alimentos X Utilização de herbicidas.
Química Analítica - QAN
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.
Esgotos Planeta Água: poluição
ATIVIDADE DE ÁGUA ( A W ) É A ÁGUA NÃO LIGADA QUIMICAMENTE, DISPONÍVEL PARA REAÇÕES QUÍMICAS E BIOLÓGIAS ENTRE OS CONSTITUINTES. QUANTITATIVAMENTE É.
Introdução; Componentes; Tipos de reações;
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
Recozimento Solução Sólida
Propriedades da Matéria
Equilíbrios em fase aquosa
INTRODUÇÃO / OBJETIVOS
Soluções Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanometro (10 Angstrons). A solução ainda.
ESTUDO COMPARATIVO DA ADSORÇÃO DE ÍONS MONOVALENTES DE PRATA PELO CARVÃO DAS SEMENTES DE Moringa Oleifera LAM REIS, L. H. Q. SILVA, A. M. S.
Condições Experimentais
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Membrana Celular Professora Elisa :D.
Extração Líquido-Líquido
Soluções – concentração I
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
FABRICATION OF LI 2 TIO 3 PEBBLES BY A FREEZE DRYING PROCESS ALEX GALVÃO RODRIGO SOWA.
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Cromatografia Química Orgânica III Alunos: Evaldo Gomes, Tarcio Nascimento, Ivone Maria, Virlene Maria, Geane Coqueiro Professor: Dr. Ednaldo C. Sousa.
Adalberto Pessoa Junior - Extração Líquido-Líquido de Biomoléculas
Substâncias e Misturas
Quimica Analítica Avançada 2017
  A possibilidade de aplicação do ensaio em quaisquer tipos de materiais, desde que não porosos.   A facilidade de aplicação, pela.
Cromatografia gasosa acoplada à Espectometria de massas Princípios e Aplicações.
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Formas Farmacêuticas Líquidas
TRATAMENTO DE EFLUENTES POR OZONIZAÇÃO
ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati. A NÁLISE G RAVIMÉTRICA Analito: separado de uma amostra.
I - INTRODUÇÃO II - EXTRUTURA DAS TELAS INTENSIFICADORAS III - PROPRIEDADES DAS TELAS INTENSIFICADORAS IV - TIPOS DE ÉCRANS V - CUIDADOS COM A TELA VI.
MÉTODOS ANALÍTICOS OFF-LINE
Soluções.
Defeitos na Estrutura Cristalina e Difusão
PROCESSOS DE SEPARAÇÃO POR MEMBRANAS
Separação de Misturas Marcelo Cardoso.
ENGENHARIA DOS PROCESSOS FLUIDO-SÓLIDO NÃO CATALÍTICAS
Extração Líquido-Líquido
Trabalho de conclusão do Curso de Engenharia Quimica
ADSORÇÃO PAE – Programa de Aperfeiçoamento de Ensino
Extração Líquido-Líquido
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Química 231 Aula 02 – Soluções Prof. Marlon Cordeiro.
UESB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA DQE-DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E EXATAS DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA DE ÁGUAS E EFLUENTES DOCENTE: Dra. ANAILDES.
Procedimento analítico
Imperfeições cristalinas
Transferência de Calor e Massa
SUBSTÂNCIAS x MISTURAS
SOLUÇÕES.
PROPRIEDADES DA ÁGUA Existem características comuns a todos os materiais e outras que são específicas. Veremos a seguir algumas propriedades comuns , além.
INTRODUÇÃO A MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS
INTRODUÇÃO A MÉTODOS CROMATOGRÁFICOS
CROMATOGRAFIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS DEPARTAMENTO DE BIOFÍSICA E FISIOLOGIA DISCIPLINA: BIOFÍSICA PARA FARMÁCIA
P R O C E S S O S E S P E C I A I S Precipitação homogênea
Transcrição da apresentação:

PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE

DECOMPOSIÇÃO EM SISTEMA FECHADO COM BOMBA DE TEFLON

Decomposição em bomba de quartzo Analytes (chemical species) are present in inorganic forms in the decomposition solution. Typical decomposition times using Tölg’s bomb and highpressure asher vary rom 1 to 3 h.

Decomposição por radiação microondas

Preparação de amostras utilizando IR

Present and Future Trends Present and future trends can be summarized by emphasizing the minimal manipulation of samples. In this sense, the analysis of slurries, determinations in situ and on line, and the principle of single flask and automation/ robotics have also been employed for sample decomposition.

Sistema de decomposição on-line

NOVAS TENDÊNCIAS Análise de amostras sólidas Decomposição utilizando ultravioleta / lâmpada de Hg Microondas em sistema aberto Técnicas hifenadas: ultravioleta/microondas

ANÁLISE DE ORGÂNICOS

LLE - Extração líquido-líquido (Liquid-liquid extraction)     distribuição de um soluto entre dois solventes essencialmente imissíveis diferença de solubilidade    equilíbrio de distribuição

 Solubilidade baixa na fase aquosa  Como escolher um solvente para extração    Razão de distribuição elevada para o soluto e razão de distribuição baixa para as impurezas  Solubilidade baixa na fase aquosa  Viscosidade suficientemente baixa e diferença de densidade em relação a fase aquosa para não formar emulsões  Toxicidez e inflamabilidade baixas Facilidade de recuperação do soluto no solvente  Extração do soluto no extrato (quando necessário)  Volatilização do solvente  Complexação

Extração líquido-líquido Problemas associados a extração líquido líquido:  a pureza do solvente empregado  alto consumo de reagentes  etapas de concentração  longo tempo de preparo das amostras.  diferenças quantitativas  eficiência qualitativa da extração dos vários compostos com vários solventes  a baixa sensibilidade (0,1 mg L-1)

equilíbrio de distribuição Sorção equilíbrio de distribuição                                                                                                                                       Fase líquida e fase sólida Fase gasosa e fase sólida MECANISMOS: adsorção: gás ou líquido sobre uma superfície sólida(adsorvente); troca iônica: aniônica ou catiônica formação de complexos: na superfície ou interior de um sorvente  

Extração em fase sólida - SPE É uma técnica atual de pré-concentração de amostras que tem demonstrado grandes vantagens: redução no tempo de manuseio da amostra e no tempo total de análise redução no volume de solvente usado eliminação da formação de emulsões, comuns na extração líquido-líquido enriquecimento nos constituintes presentes a nível de traços.

EXTRAÇÃO EM FASE SÓLIDA

TIPOS DE FASE SÓLIDA  carvão ativo  sílica e alumina  sílica quimicamente modificada  polímeros orgânicos porosos

Princípio da SPE SOLVENTE AMOSTRA

Extração em fase sólida

SPE on-line

DESVANTAGENS DA SPE É um processo de multi-etapas, o que o torna propenso a perda de analitos É limitada para compostos semivoláteis e voláteis A interação entre a matriz da amostra e o analito resulta algumas vezes em baixa recuperação Componentes sólidos e óleos na matriz podem fechar os poros do cartucho causando sobre- carregamento, prejudicando o processo.

Micro Extração em Fase Sólida - SPME

Instrumental A amostragem e a extração podem ser feitas em uma simples etapa devido a difusão do analito diretamente para o filme de SPME e onde são concentradas Consiste numa microseringa com uma agulha, onde internamente se encontra a fibra. Na parte superior, há um filete de metal que serve como pistão para tirar e recolher a fibra para fora da agulha.

Extração/pré- concentração em SPME Simples/portátil Interação amostragem/análise Rápida extração e introdução em equipamentos analíticos Sem solventes Redução de tempo Não perturba o equilíbrio de um sistema vivo Melhor performance analítica Matriz x liberação quantitativa dos analitos

TIPOS DE SPME 1. Extração direta - agitação para líquidos 2. Headspace - protege o filme, permite modificações da matriz 3. Proteção da membrana - protege o filme quando a amostra é complexa e os analitos tem baixa volatilidade

EXTRAÇÃO POR FLUIDO SUPERCRÍTICO

EXTRAÇÃO EM FASE SUBCRÍTICA

Sistema analítico automatizado