AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo : Noções introdutórias
Avaliação Institucional
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Estudo de Cunho Etnográfico
Formação por competências
Construindo uma identidade profissional
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Sequência Didáctica.
2006.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
INESUL INESUL VIRTUAL FAEC SISTEMA EDUCACIONAL FIMAR FANESP FIRSUL
Educação no contexto do Trabalho
SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997
Currículo por Competências e Habilidades.
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DO SISTEMA DE EDUCAÇÃO INTEGRADO.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
A Importância da Educação Continuada
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
DESAFIOS PARA ENSINAR.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
RMP Consultoria de Negócios
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
ELIANE PEREIRA DE BRITO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
“Como promover observação em sala de aula”
Cristiane Jonas Francisconi
Por que o jornal na escola?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir com o planejamento”. (Romão, 1998)

DESTAQUE Importância do planejamento Associação entre avaliação e as competências estabelecidas no projeto pedagógico Foco da avaliação Planejamento coletivo

COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO A SER APROPRIADO PELOS ALUNOS DEVERÁ SER MEDIADO PELO PROFESSOR.

PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

LEMBRETE Nº 01 AS EXPERIÊNCIAS DOS PRÓPRIOS ALUNOS SÃO BASE PARA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CONHECIMENTO. SABER OUVÍ-LAS, PARA JUNTOS CRIAR OUTRAS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO, SEM REDUZIR A IDENTIDADE DOS ALUNOS À SUA PRÓPRIA IDENTIDADE, É UMA EXIGÊNCIA PARA O PROFESSOR.

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR GRADE CURRICULAR – POR DISCIPLINA MATRIZ CURRICULAR - MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO

CONTEÚDOS – ERA UM FIM EM SIM MESMO EMENTA CONHECIMENTOS: - LIGADOS A SUB-FUNÇÃO INTERDISCIPLINARIDADE

COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO. PODE-SE DIZER, PORTANTO, QUE ALGUÉM TEM COMPETÊNCIA PROFISSIONAL QUANDO CONSTITUI E MOBILIZA, DE FORMA ARTICULADA, CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NÃO SÓ ROTINEIROS, MAS TAMBÉM INUSITADOS EM SEU CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL. ASSIM, AGE INEFICAZMENTE DIANTE DO INESPERADO E DO INABITUAL (SICL), SUPERANDO A EXPERIÊNCIA ACUMULADA TRANSFORMADA EM HÁBITO E LIBERANDO O PROFISSIONAL PARA A CRIATIVIDADE E A ATUAÇÃO TRANSFORMADORA”.

METODOLOGIA PERRENOUD (1999:53), SOCIÓLOGO, ANTROPÓLOGO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE GENÉVE, NA SUÍÇA CONSIDERAR OS CONHECIMENTOS COMO RECURSOS A SEREM MOBILIZADOS TRABALHAR REGULARMENTE POR PROBLEMAS CRIAR OU UTILIZAR OUTROS MEIOS DE ENSINO NEGOCIAR E CONDUZIR PROJETOS COM SEUS ALUNOS ADOTAR UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E INDICATIVO E IMPROVISAR IMPLEMENTAR E EXPLICITAR UM NOVO CONTRATO DIDÁTICO PRATICAR UMA AVALIAÇÃO FORMADORA EM SITUAÇÃO DE TRABALHO DIRIGIR-SE PARA UMA MENOR COMPARTIMENTAÇÃO DISCIPLINAR”.

PALAVRA MÁGICA PLANEJAMENTO

SUGESTÕES DE ATIVIDADES AULA EXPOSITIVA AULA EXPOSITIVA - DIALOGADA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DESCONSTRUINDO PARA CONSTRUIR JOGOS EM BUSCA DO CONHECIMENTO DINÂMICA DE GRUPO ENTREVISTAS / PALESTRAS VISITAS TÉCNICAS ESTUDO DE CASO

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA SUGESTÕES PARA JOGOS ENTRE SALAS ENTRE TURMAS PALAVRAS CRUZADAS CRUZADA X CRIPTOGRAMA E OUTROS NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA PEDAGÓGICA

VISITAS TÉCNICAS ROTEIRO PARA TRABALHAR A OBSERVAÇÃO QUESTÕES QUE OPORTUNIZEM A ANÁLISE PERGUNTAS PARA CONCLUSÃO DA VISITA (SÍNTESE)

ENTREVISTAS / PALESTRAS PREPARAR OS ALUNOS PARA ATIVIDADES ORGANIZAR PERGUNTAS E QUESTIONAMENTOS CONCLUSÃO DO ALUNO E PROFESSOR EM NOVO MOMENTO

ESTUDO DE CASOS O QUE É UM CASO? É UMA ESTÓRIA REAL OU SIMULADA QUE NO SEU BOJO ILUSTRA IMPORTANTES ASPECTOS DE UMA ÁREA DE CONHECIMENTOS. O QUE É APRENDIZAGEM POR ESTUDO DE CASOS? É A ANÁLISE QUE SE FAZ DE UM CENÁRIO OU UMA SITUAÇÃO ONDE O ALUNO FAZ UM LEVANTAMENTO DA INFORMAÇÃO RELEVANTE, REFLETE SOBRE OS DADOS COLETADOS A FIM DE EXPRESSAR UMA CONCLUSÃO. QUAIS AS METAS NA ANÁLISE DE CASOS? REFORÇAR A COMPREENSÃO DOS PRINCIPAIS CONCEITOS, PROCESSOS E IDÉIAS DA DISCIPLINA. DESENVOLVER A HABILIDADE DO SENSO CRÍTICO. DESENVOLVER A HABILIDADE DE ANÁLISE, SÍNTESE E AVALIAÇÃO QUANDO SE DISCUTE UM CASO.